A extraordinária força de mestre e discípulo — os 95 anos da vida de Ikeda sensei

ROTANEWS176 09/03/2024 09:10                                                                                                                              ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JORNAL  SEIKYO SHIMBUN                                                                                                                                                                                                                                                                Por Seikyo Shimbun                                                                                                                                                                                                                                                                

O sonho dos três primeiros presidentes da Soka Gakkai sobre a educação se expande pelo mundo rumo ao eterno futuro

 

Reprodução/Foto-RN176 Inaugurada em 1992 como a primeira instituição de ensino Soka fora do Japão, a Escola Soka de Educação Infantil de Hong Kong é altamente valorizada como uma das melhores da localidade. Na foto, Ikeda sensei cumprimenta seus alunos (Hong Kong, maio 1993). Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

O valor que um ser humano cria na vida se encontra em sua missão e em seus árduos esforços

Reprodução/Foto-RN176 “Com a esperança e a chama de um espírito invencível, conquistem sem falta uma vida absolutamente vitoriosa!” Ikeda sensei e sua esposa, Kaneko, dedicam um caloroso olhar para os jovens promissores que alçam voo rumo ao futuro durante um evento no Colégio Soka de Tóquio, em Kodaira (mar. 2000). Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

A última parte desta série destaca a dedicação de Ikeda sensei por meio da fundação de escolas do sistema de educação Soka no Japão e no mundo, visando à criação de “valores humanos” que protegem a paz e contribuem para a sociedade.

Em 1930, o professor Tsunesaburo Makiguchi, então diretor de uma escola de ensino fundamental, escreveu o livro Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. O professor Josei Toda também trabalhou arduamente para a edição e publicação dessa obra.

Nessa época, o mundo era assolado pela depressão econômica e o Japão estava sendo controlado pelo militarismo. Na página de créditos no final do livro, a data de impressão é registrada como dia 15 de novembro, junto com a data de publicação de 18 de novembro. Misticamente, o pai da educação Soka [Tsunesaburo Makiguchi] encerrou sua sublime existência no dia 18 de novembro na prisão [em 1944], e Ikeda sensei, que criou o grande castelo da educação Soka, partiu para o Pico da Águia no dia 15 de novembro [de 2023].

Reprodução/Foto-RN176 Página de créditos do primeiro volume do livro Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. O dia 15 de novembro de 1930 está registrado como a data de impressão dessa obra, a cristalização da relação de mestre e discípulo entre Makiguchi sensei e Toda sensei.

A rede da educação Soka construída por Ikeda sensei, herdando o desejo dos mestres Makiguchi e Josei Toda, se expande amplamente em escala global. Ele fundou as escolas Soka em Tóquio e em Kansai, as quais abrangem do ensino fundamental ao médio. Na sequência, criou a Universidade Soka, que hoje mantém intercâmbios com 251 universidades em 67 países e territórios, assim como a Faculdade Feminina Soka, o palácio da educação de mulheres. Posteriormente, fundou a Universidade Soka da América, no descortinar do novo século, em 2001.

Reprodução/Foto-RN176 “Cidadãos globais de ‘sabedoria, coragem e compaixão’, desenvolvam-se sucessivamente.” Com esse forte desejo, Ikeda sensei contempla painel de fotos da Universidade Soka da América às vésperas da inauguração da instituição (Colégio Soka de Tóquio, em Kodaira, set. 2001). Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

Com relação ao ensino básico, a primeira instituição a ser fundada foi a Escola Soka de Educação Infantil de Sapporo, no Japão, seguida pelas escolas Soka em Hong Kong, Singapura, Malásia e Coreia do Sul. O Colégio Soka do Brasil se desenvolveu e atualmente engloba desde a educação infantil até o ensino médio. Em agosto de 2023, foi realizada a cerimônia de ingresso da primeira turma do Colégio Internacional Soka da Malásia.

Reprodução/Foto-RN176 Campus do Colégio Internacional Soka da Malásia envolto pela natureza magnífica. Em agosto de 2023, a gloriosa primeira turma, com o coração cheio de esperança, ingressa na instituição

“Conto com você, Daisaku”

O sonho da construção do grande castelo da educação Soka foi confiado pelo mestre ao discípulo em meio a circunstâncias extremamente adversas.

Em 16 de novembro de 1950, Toda sensei disse em um refeitório para estudantes de uma universidade em Tóquio: “Devo construir a Universidade Soka para o bem do mundo no futuro. No entanto, pressinto que não conseguirei edificá-la. Assim, conto com você, Daisaku. Construa a melhor universidade do mundo!”.2

Reprodução/Foto-RN176 Prédio do Colégio Soka do Brasil, em São Paulo, SP. Inicialmente, a instituição oferecia somente o ensino infantil, inaugurado em 6 de junho de 2001, data que marca os 130 anos de nascimento do presidente Tsunesaburo Makiguchi

Três meses antes, Toda sensei havia recebido uma ordem de suspensão de seus negócios, e estava em uma situação financeira difícil. Enquanto seus funcionários se afastavam sucessivamente, Ikeda sensei era o único que continuava lutando ao seu lado.

Naquele dia, o jovem Ikeda, com 22 anos, gravou profundamente no coração as palavras do seu mestre. Estabelecer uma escola também era o objetivo de Makiguchi sensei. Com o ardente desejo do seu venerado mestre e do mestre predecessor em seu coração, Daisaku Ikeda desenvolvia, sem que ninguém soubesse, um plano para a criação do sistema de educação desde o ensino infantil até a universidade.

Reprodução/Foto-RN176 Escola Felicidade Soka de Educação Infantil, em Seul, capital da Coreia do Sul. Desde a sua inauguração, em março de 2008, as crianças trilham o caminho do desenvolvimento, gravando no coração as diretrizes de Ikeda sensei: “Feliz é a pessoa invencível diante de quaisquer acontecimentos”

No dia 5 de abril de 1960, um mês antes de sua posse como terceiro presidente [da Soka Gakkai], Ikeda sensei visitou, acompanhado de sua esposa, Kaneko, um terreno em Kodaira, Tóquio, onde possivelmente poderia ser construída a Escola Soka. Naquele momento, tomou a decisão de adquiri-lo.

Em 30 de junho de 1964, Ikeda sensei anunciou oficialmente o plano de fundar a Universidade Soka, dizendo: “Gostaria de criar grandes ‘valores humanos’ e extraordinários líderes capazes de contribuir para a paz do mundo”. Logo após, foi constituída uma comissão para o estabelecimento da universidade, iniciando assim o processo de construção.

Qual é a finalidade da educação?

Em 1968, foi realizada a inauguração do Colégio Soka de Tóquio como escola masculina dos ensinos fundamental 2 e médio e, em 1971, foi inaugurada a Universidade Soka.

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei cumprimenta alunos da Escola Soka de Educação Infantil de Singapura, em sua primeira visita ao país (nov. 1995). A instituição foi inaugurada em 1993 e, em 2023, completou trinta anos de existência. Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

Era uma época afligida por confrontos universitários e, com o intuito de iluminar com as chamas da esperança o mundo universitário que estava num impasse, a abertura desse “centro da educação humanística” foi antecipada em dois anos.

A fim de obter fundos para a universidade, Ikeda sensei intensificou ainda mais seus esforços na escrita de livros e trabalhou arduamente nos manuscritos, alocando os royalties das obras para o fundo. Além disso, contou com o apoio de muitas pessoas que simpatizavam com o ideal da educação. Vários indivíduos se ofereceram para fazer sinceras doações, expressando o desejo de participar do empreendimento, enquanto outros empenharam tempo e esforço na limpeza e na preparação do terreno onde seria construída a universidade.

Sempre que possível, sensei falava para os alunos da Universidade Soka que ali era uma “universidade erguida pelo povo”, construída com as mãos de pessoas comuns e anônimas. Essa observação se baseava na convicção de que “o objetivo de estudar em uma universidade era para servir e contribuir em prol das pessoas que não tiveram tal oportunidade”, enquanto na sociedade havia a tendência de se considerar que “o fato de ingressar em uma boa universidade e empregar-se em uma boa empresa” representava a felicidade.

Na inauguração da Universidade Soka, sensei ofereceu uma estátua de bronze como presente. Em sua base, está registrado: “Qual é a finalidade de polir a sabedoria? Não se esqueçam disso”; “Somente em meio aos árduos esforços e à missão é que se cria o valor da existência”.

Rumo ao século 21 e além

Após a inauguração dos colégios e da universidade, Ikeda sensei interagiu com os grupos de estudantes, mostrando um exemplo de educação humanística com a própria atitude. Algumas vezes, jogava tênis ou tênis de mesa com eles. Em outras, pescava ou, ainda, compunha poemas junto com os alunos. Houve ocasiões em que os convidou para uma refeição em um restaurante de estilo ocidental, ensinando-lhes a etiqueta básica à mesa.

Ele dizia para os professores: “A educação consiste em continuar proporcionando bons estímulos e prover boas recordações”. Sensei continuou a proteger e a observar os alunos com desempenho escolar insatisfatório, como também os que abandonaram seus cursos. Entre eles, surgiram muitos companheiros que lutaram arduamente no caminho de suas missões,
tornando-se, por exemplo, professores universitários.

No Colégio Soka de Tóquio, onde se reúnem alunos oriundos de diversas regiões do Japão, Ikeda sensei propôs a realização de um evento às vésperas das férias de verão para que tais estudantes, vindos de longe, colecionassem boas recordações. Assim, começou o Festival da Glória, que se tornou uma atividade tradicional da instituição. Sensei participou sucessivamente por 24 anos, passando horas e horas com os alunos do colégio.

Reprodução/Foto-RN176 “Sejam felizes, sem uma única exceção!” Ikeda sensei, que visita a Faculdade Feminina Soka, acompanhado de sua esposa, Kaneko, realiza uma palestra especial sobre “Estudo, Vida e Felicidade”. Na caminhada da juventude das alunas havia sempre o incentivo do fundador (out. 2002). Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
“Será que posso assistir à aula junto com vocês?”

Ao chegar ao local da atividade, que estava sendo realizada pela segunda vez em 17 de julho de 1969, Ikeda sensei se dirigiu imediatamente ao espaço destinado aos alunos. Incentivou com carinho os que estavam sentados nas proximidades, perguntando o nome e a cidade de origem de cada um deles. Aplaudiu com entusiasmo as apresentações de música folclórica e as peças teatrais criativas que se desenvolveram no palco.

Sensei clamou: “Acredito que, no início do século 21, haverá muitos alunos dessas primeiras duas turmas que se tornarão presidentes de empresas ou altos executivos, jornalistas, cientistas, artistas, médicos e, enfim, pessoas atuando maravilhosamente nas mais diversas áreas”.

Assim, ele propôs que todos ali presentes se reunissem novamente no primeiro 17 de julho do século 21. “Aguardando o ano 2001 com muita expectativa, vou abrir o caminho e cuidar de cada um de vocês nos bastidores. Essa é a minha vida e maior alegria”.

Desenvolver e vencer para ir ao encontro do fundador! — essa agradável recordação se tornava um grandioso juramento dos alunos. Do “século de guerras” rumo ao “século sem guerras”, os olhos do Mestre, que se dedicava à educação, estavam sempre voltados para o século 21 e além.

“Estarei eternamente junto com vocês!” Valorizar os alunos mais que os próprios filhos

A primeira visita oficial de Ikeda sensei à universidade depois de sua inauguração foi atendendo ao sincero convite dos estudantes para o Primeiro Festival da Universidade Soka.

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei participa do Primeiro Festival Takiyama da Universidade Soka. Na foto, aparece usando o chapéu acadêmico feito manualmente pelos estudantes (jul. 1972). Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

Sensei visitou as barracas de comida e se admirou com a exposição criada com muita dedicação pelos alunos da instituição: “Pesquisaram muito bem. Não foi fácil, não é?”. Reconhecendo os esforços dos estudantes, ele visitou a exposição por mais de três horas. Ele tinha conhecimento do empenho de todos que se envolveram nos preparativos até de madrugada.

Além disso, no Segundo Festival Takiyama (em julho de 1973), organizado pelos estudantes que residiam nos alojamentos, ele visitou o campus durante a programação de três dias, incentivando cada estudante que encontrou. Na festa do bonodori (dança típica japonesa), realizada no último dia do evento, Ikeda sensei tocou um tambor por tanto tempo e com tanta força que chegou a descascar a pele da mão.
Reprodução/Foto-RN176 Os “valores humanos” que se desenvolvem no Colégio Soka, seja quem forem, são aqueles que carregam uma missão resplandecente de glórias. Ikeda sensei dedica incentivos cheios de emoção no Segundo Festival da Glória, no campo número 1 do Colégio Soka de Tóquio (jul. 1969) . Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

Com frequência, sensei falava aos professores: “Vocês devem valorizar os estudantes mais que os próprios filhos”. E, de fato, a cada movimento, ele demonstrou o espírito de “estudantes em primeiro lugar”, afirmando: “A universidade que mais valorizar os estudantes se tornará a melhor universidade do mundo. Essa é a fórmula”.

No terceiro festival da Universidade Soka, realizado em outubro do mesmo ano, uma celebração foi preparada com cerca de setecentos convidados, incluindo altos executivos de empresas e pessoas relacionadas com o mercado de trabalho.

“Muito prazer, sou Daisaku Ikeda, fundador. Quando nossos estudantes o procurarem em busca de trabalho, por favor, conto com o senhor”. Ao entregar seu cartão de visitas para cada pessoa que encontrava, Ikeda sensei curvava-se profundamente enquanto fazia esse pedido. Apesar de não estar tão bem de saúde, ele percorreu todo o ginásio de esportes por cerca de duas horas, encharcado de suor. Estava determinado a se encontrar pessoalmente com os representantes das empresas, pedindo-lhes apoio aos estudantes da primeira turma da Universidade Soka que haviam decidido ingressar na escola recém-construída.

Observando esse aspecto do fundador, os alunos da primeira turma se sentiram inspirados. Ao começarem a busca por emprego, havia empresas que não os aceitavam pelo fato de eles não serem formados em universidades de renome. Mesmo assim, continuavam resolutos: “De minha parte, não há problemas. Porém, depois de mim, estão vindo muitos brilhantes sucessores. Por favor, conto com vocês para os formandos do próximo ano”.

Embora tivessem dificuldade para encontrar emprego em decorrência da recessão causada pela crise do petróleo, os formandos da primeira turma receberam ofertas de reconhecidas empresas, alcançando uma taxa de 100% de alunos empregados. A tradição de alta taxa de empregabilidade continua até hoje.

Pensando globalmente

Realizando sucessivas viagens pela paz a diferentes países, Ikeda sensei oferecia cartões-postais e algumas lembranças aos alunos dos colégios Soka. Assim, foi cultivando neles o sentimento de cidadania global.

Em maio de 1973, ao viajar para a Europa a fim de realizar, entre outras atividades, um diálogo com o historiador Arnold J. Toynbee, Ikeda sensei adquiriu uma boneca francesa em Paris. Ele a denominou Sonoko (filha do colégio) e a ofereceu à Escola Feminina Soka que havia sido inaugurada naquele ano. Em 1982, essa instituição se tornou o Colégio Soka de Kansai, e deu nova partida como escola para meninos e meninas, da mesma forma que o Colégio Soka de Tóquio.

Por intermédio do fundador, os alunos dos colégios Soka sentiam o mundo mais perto deles. Mais de 5 mil intelectuais do mundo já visitaram os Colégios Soka de Tóquio e de Kansai, entre os quais, pessoas de renome que estabeleceram amizade com Ikeda sensei, como o fundador da União Pan-Europeia, conde Coudenhove-Kalergi; o historiador de artes René Huyghe; e o mundialmente renomado ilustrador de livros infantis Brian Wildsmith.

O que significa uma vida correta? Apresentando grandes pensadores e ilustres personalidades de todos os tempos e lugares, Ikeda sensei falou sobre essa questão aos alunos dos colégios e da Universidade Soka.

Em 20 de novembro de 1997, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev e sua esposa visitaram o Colégio Soka de Kansai. Nessa ocasião, sensei apresentou a fábula Jovem Imperador, de Tolstói.

Três vozes chamam o jovem imperador que assumiu uma posição de grande poder. A primeira voz diz a ele que sua responsabilidade se resume a manter o poder que lhe foi concedido. A segunda voz diz que ele deve fugir adequadamente de suas responsabilidades. E, por último, a terceira voz diz: “Cumpra a sua responsabilidade como ser humano e não como imperador! Aja pela felicidade das pessoas que sofrem!”. Então, sensei declarou: “Quero afirmar que o herói que escolheu o terceiro caminho, de líder humanista, é o Dr. Gorbachev”.

Em um ensaio, Ikeda sensei registrou: “É preciso que surjam líderes capazes de tomar medidas com base em um pensamento de escala global, e não embasadas na pequenina régua do Japão. É para isso que sempre digo que o ‘palco de vocês é o mundo’, e sigo criando oportunidades para que os alunos do colégio e da Universidade Soka possam ter contato com líderes do mundo, com a arte e com homens da cultura de primeira categoria.

Tesouro insubstituível

Qual é o sonho do sensei? Essa pergunta foi feita por uma aluna do Colégio Soka de Kansai durante um diálogo de sensei com os estudantes que se formariam no dia 28 de fevereiro de 2000. Com uma dose de humor, ele disse: “Sou tão atarefado que mal tenho tempo de pensar em sonho, pois estou pensando sobre o mundo todo”. Ikeda sensei contou, então, que seu sonho, de corpo e alma, é concretizar os ideais do seu venerado mestre. E completou, expressando toda a sua expectativa: “Meu maior sonho é que, no futuro, vocês se tornem líderes e excelentes doutores, tanto no nome como na prática”.

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei e sua esposa assistem a uma aula na Escola Feminina Soka (atual Colégio Soka de Kansai). Ao visitar a instituição, mesmo renunciando a horas de sono, o Mestre registra lembranças inesquecíveis com as alunas (Katano, Osaka, abr. 1978). Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

Considerando os livros de assinatura e as coletâneas de formatura dos alunos dos colégios Soka e da Universidade Soka como seus “tesouros insubstituíveis”, sensei veio valorizando e mantendo-os próximos de si.

Orando pela vitória e felicidade dos ex-alunos, continuou incentivando-os. Sensei redigiu o poema:

Como meu coração se estimula
ao saber da dinâmica atuação
dos amigos formandos Soka.
Como dói meu coração
quando ouço uma triste comunicação.
É impossível entender
esse sentimento
sem ser seu fundador.

Estarei eternamente junto
com vocês!
Serei eternamente seu aliado!

No coração de Ikeda sensei havia sempre um amigo da educação Soka. E no coração dos ex-alunos, sensei continua vivendo. O sonho do Mestre se amplia de forma contínua para o mundo e para o futuro indefinidamente assim como os laços da educação Soka.

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei cumprimenta alunos da Escola Soka de Educação Infantil de Singapura, em sua primeira visita ao país (nov. 1995). A instituição foi inaugurada em 1993 e, em 2023, completou trinta anos de existência. Dr. Daisaku Ikeda. Ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press

No topo: Inaugurada em 1992 como a primeira instituição de ensino Soka fora do Japão, a Escola Soka de Educação Infantil de Hong Kong é altamente valorizada como uma das melhores da localidade. Na foto, Ikeda sensei cumprimenta seus alunos (Hong Kong, maio 1993)

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Esperança. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 17, p. 79, 2022.
  2. Cf. IKEDA, Daisaku. Coroa de Louros. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 10, p. 199, 2020.
    Fotos: Seikyo Press

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO