A força motriz da BSGI vem da organização de base

ROTANEWS176 10/05/2025 10:20                                                                                                                              NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

13a Reunião Nacional de Líderes é realizada e reconfirma objetivo da BSGI rumo ao ano 2030

 

Reprodução/Foto-RN176 Líderes de bloco e acima participam da RNL no Auditório da Paz, em São Paulo

Em São Paulo, mesmo com o tempo nublado, líderes de bloco e acima não se assustaram e participaram da 13ª Reunião Nacional de Líderes (RNL), no Auditório da Paz, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, com transmissão para todo o Brasil no auspicioso 3 de maio.

O dia 3 de maio é considerado o “Dia do Ano-Novo” da organização pelos vários significados que a data possui, dentre elas a nomeação de Daisaku Ikeda como terceiro presidente, em 1960; e a publicação da primeira edição do boletim Nova Era, precursor do Brasil Seikyo, e a fundação da Editora Brasil Seikyo (EBS), em 1965.

Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, estendeu os parabéns a todos pelo Ano-Novo da Soka Gakkai e manifestou profunda gratidão pela vitória no primeiro e segundo turnos da Liga Monarca. Selma explicou que a data é também Dia das Mães da Soka Gakkai e que o dia 3 de maio serve como renovação do juramento. Ela ressaltou ainda em sua fala a importância da prática da fé sincera, inspirada nos incentivos de Ikeda sensei: “A batalha para expandir o laço das pessoas com o budismo é uma batalha para expandir a felicidade”.

Reprodução/Foto-RN176 Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Selma compartilhou três pontos que Ikeda sensei descreve sobre o poder da fé:

  1. Fé é orar com convicção sem jamais desistir!
  2. Fé é orar e acreditar naquilo que não podemos enxergar, é orar com esperança, convicção e jamais desistir.
  3. Fé significa confiar no invisível, é a esperança indestrutível, é lutar para concretizar nossos desejos.

Finalizando, ela reforçou o encontro da Divisão Feminina, em junho, cujo tema é “Ter esperança, pois ‘O inverno nunca falha em se tornar primavera’!” [matéria para o encontro publicada nesta edição].

 

A primeira caligrafia, “Canção da Mãe do Kosen-rufu”, é uma profunda homenagem às mães da Soka Gakkai, símbolo do espírito altruísta, da coragem silenciosa e da força que sustenta o avanço da organização em todos os países. Também representa a origem do nosso movimento: a Soka Gakkai nasceu da luta pela educação, pelo bem-estar do povo e pelo florescimento humano.

A segunda caligrafia, “Emergidos da Terra do Quartel-General”, remete ao escrito Os Emergidos da Terra, no qual Nichiren Daishonin descreve os discípulos que aparecem quando o mundo mais precisa deles.

Reprodução/Foto-RN176 Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior, em incentivos durante a RNLRicardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI, em suas considerações, parabenizou a todos pela realização do evento e enfatizou a importância do 3 de Maio. Ele compartilhou experiências vividas durante o Curso de Aprimoramento da Primavera da SGI, realizado em abril, no Japão, ocasião em que foram apresentadas caligrafias do presidente Ikeda que, segundo Miyamoto, carregam significados profundos.

Reforçando o espírito do 3 de Maio, Miyamoto comentou que a data é o ponto primordial de mestre e discípulo. “O 3 de Maio é o Ano-Novo da Soka Gakkai. É a data em que os discípulos reafirmam, assumindo com determinação, a missão herdada do nosso mestre, Daisaku Ikeda.” Ele finalizou, bradando: “Façamos de hoje, este 3 de maio, nosso início dos ‘Cinquenta anos em cinco’ e com o coração ligado ao do nosso mestre. Vamos construir a BSGI dos sonhos de Ikeda sensei”.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, proferiu incentivos e direcionamentos sobre as ações dos líderes do Brasil. Com a pergunta “O que devemos empreender como líderes da BSGI da nova era?”, Shiratori compartilhou quatro pontos fundamentais para a vitória no kosen-rufu e na vida:

  1. Orações dos praticantes do Sutra do Lótus.
  2. Orações para transformar veneno em remédio.
  3. Orações imbuídas do juramento seigan.
  4. Orações para o rissho-ankoku— a “pacificação da terra”.

Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori, presidente da BSGI

O presidente Shiratori compartilhou: “Ikeda sensei incentiva para que recitemos nossa oração dia após dia. Ao recitar Nam-myoho-renge-kyo, vencemos a escuridão fundamental. É esse sol do daimoku que ilumina a nossa vida”. Ele enfatizou que a diferença entre a luz e a escuridão é muito sutil e que, por esse motivo, devemos dedicar nossa vida à prática da fé. “Com daimoku, podemos superar qualquer dificuldade.”

Shiratori reforçou ainda a importância da atuação na organização de base: “Nosso principal palco é o bloco, a comunidade, o distrito. É nesses espaços que devemos promover amplamente a propagação do budismo — a religião da revolução humana”. Ele concluiu: “Vamos assinalar uma nova partida e grandes vitórias nas próximas atividades: da Divisão Feminina, em junho; da Juventude Soka, em julho; e da Divisão Sênior, em agosto. Unidos, vamos conquistar resultados grandiosos. Parabéns pelo glorioso 3 de Maio!”.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO