ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/09/2022 13:41 NOTÍCIA DA REDAÇÃO
No Rio de Janeiro, integrantes da Comunidade Trezentos selam resultados com base na oração e na ação
Reprodução/Foto-RN176 Reunião on-line – FOTOS: Colaboração local A Oração Sincera é a Mãe da Sabedoria.1 Eis o título de uma matéria veiculada no Brasil Seikyo, em 2017, que não passou despercebida pelos líderes de uma organização de base carioca. Estamos falando da Comunidade Trezentos, que leva o nome de um bairro localizado em São João de Meriti, município da região da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Até o Centro Cultural da BSGI local, a distância é de cerca de quarenta minutos de carro.
“Colocamos sempre a oração em primeiro lugar”, esclarece a responsável pela Divisão Feminina da comunidade, Vilma Ribeiro Bispo. Ela passou a atuar nessa função em 2019 e logo se uniu às lideranças da comunidade e dos blocos, a fim de buscar caminhos de desenvolvimento para membros e convidados. Objetivo central: fortalecer o coração de todos, desafiando com convicção na prática da fé. “Chegamos a realizar três horas de daimoku (recitação do Nam-myoho-renge-kyo) uma vez por semana, e assim obtivemos resultados”, reforça Vilma. O envolvimento com base na sincera oração ganha força e essa conduta é abraçada hoje em cada bloco, avançando com a união de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin).
Reprodução/Foto-RN176 – FOTOS: Colaboração local
A agenda dos grupos funciona em sintonia. Dois blocos abrem a semana. O de nome idêntico ao da comunidade, Trezentos, e o Brisamar realizam encontro todas as segundas-feiras. O terceiro bloco, Telles de Menezes, promove encontro às terças. Cada núcleo tem a própria lista de metas, mas comum a todos encontramos “Para que os membros sejam felizes, participando com alegria do daimoku e das reuniões, e comprovando a veracidade da Lei”.
Já a comunidade faz sua reunião de daimoku quinzenal, às quintas-feiras. Em todas essas atividades, logo após a recitação de uma hora de daimoku, seguida do gongyo, cada um em sua casa, membros e convidados entram em um link de aplicativo e participam da leitura e do estudo de matéria selecionada dos periódicos da Editora Brasil Seikyo. Em paralelo, são realizadas visitas virtuais e a principal atividade para todos: a reunião de palestra.
“Para seguirmos num ritmo harmonioso e expansivo, contamos com o farol do coração do Mestre, colocando em prática suas orientações”, enfatiza a responsável pela DF da comunidade. Em apoio, sempre dispostos, estão os conselheiros de comunidade, há 32 anos na família Soka: “Ajudo a comunidade no que for preciso, dedicando-me também a levar a felicidade a todas as pessoas, fazendo shakubuku”, ressalta Marlene Pereira Souza. E o marido Luiz Carlos da Silva Souza fala da gratidão que sente pela oportunidade de ter conhecido o budismo, e da alegria de poder apoiar os três blocos locais.
Reprodução/Foto-RN176 Registro das reuniões de palestra comemorativas da fundação da Divisão Sênior, em agosto, realizadas nos Blocos Telles de Menezes, Brisamar e Trezentos – FOTOS: Colaboração local
Unir para expandir
Com total apoio das lideranças, a fortaleza dos blocos se consolida nos resultados das reuniões de palestra. Na última, em agosto, alusiva ao Dia da Divisão Sênior (DS), o Bloco Brisamar marcou com sucesso seu encontro, com registro de vinte participantes, boa parte da DS. Essa organização de base conta apenas com quatro membros ativos. Sob a liderança da responsável pela Divisão Feminina de bloco, Marcia Jacintho da Silva, vem unindo um a um, e ampliando os contatos com amigos, familiares e demais simpatizantes. Entre os objetivos do daimoku semanal, ela revela que visam ao fortalecimento dos membros na prática da fé, o esforço individual em levar felicidade ao outro e a participação na reunião de palestra e na atividade do Kofu. “Tudo isso com total alegria”, reforça a líder, tendo ao lado a presença da mãe, Izaura Jacintho da Silva, também conselheira de comunidade. Somam forças com todos também na assinatura e leitura dos periódicos da Editora Brasil Seikyo (EBS). “Tenho feito uma grande luta para concretizar esses objetivos. Agora, uma integrante da Divisão Feminina que estava afastada voltou com força total. E chegando cada vez mais convidados nas reuniões de palestra”, alegra-se Marcia.
Reprodução/Foto-RN176 Membros da Comunidade Trezentos mostram a chegada do BS físico em seu lar – FOTOS: Colaboração local
Para os líderes da Comunidade Trezentos, que integra a RM Meriti, Sub. Grande Rio, tudo se encaminha de forma produtiva quando a oração está em primeiro lugar. Como os encontros virtuais ainda são uma realidade para todos, conseguem se encontrar por ocasião da entrega do periódico físico, momento em que um olhar diz tudo. “Nós nos vemos on-line três dias por semana, no daimoku e nas visitas pelo aplicativo. Estudamos as orientações do Mestre e vemos crescer a participação. Estamos fortes e determinados a vencer com base na oração sincera e na luta pelo shakubuku”, assinalam dispostos os líderes locais.
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.390, 7 out. 2017.
FOTOS: Colaboração local