A grandiosa revolução humana de uma única pessoa

ROTANEWS176 27/01/2024 07:20                                                                                                                                ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JB

Reflexões sobre cidadania (parte 14)

 

COMISSÃO DE ESTUDOS SOBRE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA BSGI

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata o Dr. Daisaku Ikeda, pacifista, filósofo, educador, escritor e líder da Soka Gakkai – Ilustração: Kenichiro Uchida

Tomando para si a missão iniciada pelos seus predecessores Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, Daisaku Ikeda manteve, ao longo de sua vida, o espírito inalterável de propagar o Budismo Nichiren e de desenvolver ações baseadas nos valores da Soka Gakkai com o objetivo último de transformar o destino de toda a humanidade.

Desde criança, ele experimentou os horrores dos conflitos bélicos, pois, durante a Segunda Guerra Mundial, sua família teve a casa destruída por um grande bombardeio e seu irmão mais velho faleceu em combate em Mianmar.

A juventude e o início da vida adulta de Daisaku Ikeda se deram no contexto geopolítico da Guerra Fria, quando a vitória dos países aliados levou à formação de dois blocos políticos antagônicos, protagonizados por Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (comunista/socialista). Em todos os continentes, havia a proliferação de conflitos regionais que opunham os aliados dos norte-americanos e as forças soviéticas. Além disso, a corrida armamentista entre as duas superpotências levou a uma escalada na produção de artefatos nucleares cujo poder de destruição superava em muitas vezes o que a humanidade havia testemunhado com os bombardeios em Hiroshima e Nagasaki.

Mais próximo às fronteiras japonesas, havia um conflito latente entre China e União Soviética. Apesar de, em princípio, pertencerem ao mesmo bloco ideológico, havia uma disputa pela influência e pela liderança do movimento comunista global. A relação entre a China e o próprio Japão também era conflituosa, em razão das inúmeras disputas armadas que haviam acontecido recentemente na região e o fato de os países ocuparem polos ideológicos opostos.

Daisaku Ikeda foi uma figura importante tanto para a distensão e posterior normalização das relações diplomáticas entre Japão e China, como também para que soviéticos e chineses retomassem o diálogo e resolvessem os problemas fronteiriços entre eles. Ele fez várias visitas à China e à União Soviética, incentivando o diálogo e as ações diplomáticas entre os países, e estimulando diversas iniciativas de intercâmbio cultural, artístico e educacional com os chineses.

Pouco antes de falecer, Josei Toda disse a seu jovem discípulo Ikeda: “O mundo é o seu palco. Vá e percorra o mundo!”.2 E assim foi feito! O esforço de propagação do budismo pelo mundo realizado pelo presidente Ikeda tornou possível a presença da Soka Gakkai hoje em 192 países e territórios, completando o ciclo do “retorno do budismo para o oeste”, de acordo com os dizeres de Nichiren Daishonin no escrito Admoestação a Hachiman:

A lua se move do oeste em direção ao leste, tal como o budismo da Índia se propagou rumo ao leste. O sol se levanta no leste, prenúncio auspicioso de que o budismo do Japão retornará à Terra da Lua”.3

Atualmente, a Soka Gakkai é uma organização ativa nos campos da educação, cultura, direitos humanos e sustentabilidade, tendo como suporte os princípios do Budismo de Nichiren Daishonin. Coerente com essa missão, Daisaku Ikeda criou a Associação de Concertos Min-On, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, o Centro Ikeda para a Paz, a Aprendizagem e o Diálogo, em Boston, o Instituto Toda pela Paz, o Instituto de Filosofia Oriental, o Instituto Soka Amazônia, bem como as escolas e universidades Soka (no Japão, Coreia do Sul, Hong Kong, Singapura, Malásia, Estados Unidos e Brasil).

No campo da promoção da cultura de paz, o presidente Ikeda veio se engajando em centenas de diálogos com pessoas de todo o mundo, das mais diversas formações, crenças e opiniões, pois acreditava que o diálogo permite que se encontre o denominador comum que capacitará a humanidade a encontrar soluções para os complexos problemas da sociedade moderna, direcionando os povos a buscar a paz e a felicidade que todos almejam.

Suas Propostas de Paz, enviadas anualmente à Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1983, mostram a visão baseada no budismo sobre os vários desafios e aflições vividos pela humanidade e oferecem ações concretas, fundamentadas em uma filosofia humanística, sobre como avançar para a construção de uma sociedade de paz.

Há um ciclo muito interessante que se completa quando analisamos a continuidade da luta dos Três Mestres Soka. Makiguchi e Josei Toda eram educadores e encontraram no Budismo Nichiren a chave para a transformação individual e, também, para toda a coletividade. Eram pessoas simples, do povo, que, com seus abnegados esforços e uma clara visão de propósito, construíram os alicerces da organização religiosa que conhecemos hoje; é a própria sociedade que se voltou em direção ao budismo.

Daisaku Ikeda conheceu o Budismo de Nichiren Daishonin na juventude e, desde cedo, se engajou junto com seu mestre, Josei Toda, para consolidar a Soka Gakkai e ampliar de forma significativa a base de seus membros no Japão. É a partir daí que ele iniciou a propagação do budismo pelo mundo, sem medir esforços, até seu falecimento em novembro último, aos 95 anos. Ao mesmo tempo, pôs em prática seus princípios para lidar com os temas da sociedade, sobretudo nos campos da cultura, educação e promoção da paz. É dessa forma que o ciclo se completa, e o budismo se põe em prol da sociedade.

Além de todos os diálogos com as mais diversas autoridades, da criação de muitas instituições, da participação em fóruns, dos vários livros escritos, o elemento que se sobressai na atividade social de Daisaku Ikeda é sua preocupação com cada pessoa e o processo de autoaperfeiçoamento espiritual denominado “revolução humana”.

Os doze volumes do romance Revolução Humana e os trinta da Nova Revolução Humana estão recheados de histórias de superação e de comprovação com base na prática budista de indivíduos simples, heróis anônimos, que se desafiaram e venceram na luta para manifestar seu máximo potencial humano. Como discípulos, compreendendo e vivenciando tais ações em profundidade, fica cada vez mais claro que o nosso desenvolvimento ético individual e a expansão do nosso impacto político e social são processos simultâneos e indissociáveis.

No topo: ilustração retrata o Dr. Daisaku Ikeda, pacifista, filósofo, educador, escritor e líder da Soka Gakkai

Fontes:

  1. The Sino-Soviet Split. Encyclopedia Britannica. Disponível on-line em: https://www.britannica.com/topic/20th-century-international-relations-2085155/The-Sino-Soviet-splitAcesso em: 16 nov. 2023.
    2. Disponível em: https://www.daisakuikeda.org/Acesso em: 16 nov. 2023.

Notas:

  1. Comissão de Estudos sobre Consciência Política da BSGI: Grupo criado para a pesquisa e a produção de materiais que versam sobre cidadania e política à luz dos princípios budistas, dos escritos de Nichiren Daishonin e das publicações oficiais da Editora Brasil Seikyo.
    2. Terceira Civilização, ed. 437, jan. 2005, p. 16.
    3. The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 936.

Ilustração: Kenichiro Uchida

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO