ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 26/06/2021 09:39
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
A prisão era fria e suja. Os piolhos proliferavam aos montes. Em sua cela, sozinho, Josei Toda não questionava a razão pela qual passava por aquele sofrimento ou sobre as estratégias para sair dali. Enquanto olhava os piolhos passarem alegremente, esmagou um deles com a unha, e os outros continuaram seu caminho com indiferença. Ele se perguntava: “O que é a vida?”; “A vida é eterna?”; “Ela existe sozinha neste mundo?”.
Ele começou a fazer daimoku — a prática essencial do Budismo Nichiren — com seu juzu [rosário budista] improvisado, feito com tampinhas de garrafa. Chegou a recitar 2 milhões de Nam-myoho-renge-kyo ao longo de vários meses. Quando não estava concentrado em oração, estudava o Sutra do Lótus, lia-o e relia.
Depois de repetir esse processo de profunda reflexão e oração, ele chegou a uma compreensão revolucionária: buda é a própria vida. Ele existe dentro da vida da pessoa e em todo o universo.
Enquanto Toda sensei continuava a ler o Sutra do Lótus, ele concentrou seus pensamentos no propósito para o qual o sutra foi exposto: permitir a iluminação de todas as pessoas, sem exceção. Então, entendeu que sua missão era propagar o Sutra do Lótus o mais amplamente possível para conduzir as pessoas à felicidade e resolveu dedicar o resto de sua vida a essa intenção.
Naquela cela, Toda sensei percebeu que sua determinação e ação poderiam influenciar e transformar a sociedade.
A decisão inabalável dele se tornou uma fonte de coragem e de esperança para muitas pessoas e foi a base para o desenvolvimento da Soka Gakkai como organização comprometida com o bem da sociedade.
Este Brasil Seikyo publica matéria especial sobre a coincidência mística do 3 de Julho — dia da libertação do presidente Josei Toda e da injusta prisão de Ikeda sensei.
Desejamos que se levante com o mesmo ímpeto inabalável de Toda sensei ao atingir a iluminação, com a decisão de levar felicidade a todas as pessoas.
Ótima leitura!
Fonte:
Disponível em: https://www.joseitoda.org/religious/enlightenment.html Acesso em: 16 jun. 2021.