A importância da recitação do daimoku e de sua continuidade

ROTANEWS176 14/01/2024 11:55                                                                                                                              Por Miguel Shiratori

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho humano de ilustração da matéria do Incentivo do líder – Ilustração: GETTY IMAGES

Nichiren Daishonin encontrou no Budismo de Shakyamuni o ensinamento para conduzir as pessoas à iluminação, ou seja, a alcançar o estado de buda. Nesse processo, Daishonin revelou o Nam-myoho-renge-kyo como a Lei fundamental inerente a todas as formas de vida e ao universo, garantindo, assim, às pessoas atingirem o estado de buda.

Para melhor compreensão, o Budismo de Nichiren Daishonin nos ensina que nossa vida possui dois extremos. De um lado, a chamada ilusão fundamental e, do outro, a iluminação. A vida dominada pela ilusão é limitada ao campo emocional, incapaz de compreender a realidade e, devido a essa limitação, a pessoa sofre angustiada por não conseguir superar os problemas. Agora, com relação a essa mesma vida que se encontra em sofrimento, quando a pessoa recita Nam-myoho-renge-kyo, transforma e suplanta essa condição de sofrimento, pois a recitação do daimoku (Nam-myoho-renge-kyo) desperta nela o estado de buda — a natureza de buda capaz de iluminar qualquer ilusão da vida.

Daisaku Ikeda nos orienta como extrair a grandiosa energia vital indomável do daimoku:

O Budismo Nichiren não ensina uma crença dependente de algo fora de nós. A oração no Budismo Nichiren consiste em extrair esperança com convicção indomável. A prática da recitação do Nam-myoho-renge-kyo é a fonte da sabedoria e do poder do Buda. Nossa capacidade de extrair grande energia vital se resume à força de nossa fé. Quando estiver sofrendo, triste ou magoado, simplesmente recite Nam-myoho-renge-kyo de coração aberto. Continue recitando assim como você é, como se estivesse compartilhando seu sentimento com um pai benevolente ou uma mãe carinhosa. Desse modo, deve transformar seus problemas em orações.1

Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo e continuamos a fazê-lo por um tempo, percebemos uma expressiva mudança em nosso coração, e vemos a angústia e o sofrimento se transformarem em coragem e esperança.

A recitação do daimoku, a prática diária, nos proporciona uma vida melhor e equilibrada, mesmo diante de diversas intempéries. Nós recitamos Nam-myoho-renge-kyo para compreender a nossa misteriosa existência. O resultado será sempre a conquista de uma vida de boa disposição e de felicidade.

A vida sempre será uma constante batalha espiritual. Para tanto, o Budismo de Nichiren Daishonin nos mostra que o daimoku é o único meio capaz de combater quaisquer obstáculos espirituais da nossa vida. Vamos orar muito mais daimoku e estabelecer uma condição plena de felicidade e compartilhar com todos ao nosso redor.

Nota:

  1. Terceira Civilização, ed. 639, nov. 2021, p. 50-65.

    Ilustração:GETTY IMAGES

                                                                                                                                                       

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO