“A justiça somente pode ser alcançada com a vitória”

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  12/05/2022 19:19

DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI, MINORO HARADA

Disurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 9ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai comemorativa do 3 de Maio, Dia da Soka Gakkai e Dia das Mães da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda de Tóquio, em Sugamo, em 16 de abril de 2022.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da 9a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em Tóquio – Editora Brasil Seikyo – BSGI

MINORU HARADA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI

Efusivos parabéns pela realização da 9ª Reunião de Líderes alusiva ao 3 de maio, Dia da Soka Gakkai e Dia das Mães da Soka Gakkai!

Companheiras da Divisão das Mulheres, sinceros parabéns pela realização da histórica 1ª Convenção da Divisão das Mulheres [do Japão]!

Este mês de maio [de 2022] marca os cinquenta anos desde que Ikeda sensei iniciou os diálogos com o historiador mais proeminente do século 20, Dr. Arnold J. Toynbee. E passado meio século, seu caráter visionário ainda brilha com mais intensidade.

A futura religião que crie e sustente uma nova civilização deverá capacitar os seres humanos a enfrentar e a superar os males que hoje são ameaças graves à própria sobrevivência.1

Ao compartilhar essa visão, o Dr. Toynbee citou os três “maiores males”. São eles: a ganância inerente à própria vida, a guerra e a injustiça social e a destruição artificial do meio ambiente natural. Pode-se afirmar que, hoje, estamos enfrentando exatamente provações do mais elevado grau como cidadãos globais.

Em relação à percepção dos problemas apontados por um dos mais brilhantes intelectuais da sociedade ocidental, sensei respondeu com a sabedoria do budismo.
A ganância é uma questão interior de cada ser humano, a guerra e a injustiça social são males que as pessoas impõem umas às outras na convivência social, e a destruição ambiental afeta a relação entre o ser humano e a natureza. A filosofia budista categoriza esses três fatores como três domínios da existência: a relação do indivíduo consigo mesmo, a relação entre os seres humanos (relação social) e a relação com a natureza.2

Na sequência, sensei explica de forma clara o princípio dos “três domínios da existência” ao Dr. Toynbee.

Ele conclui, dizendo:
Acredito que, a fim de normalizar esses três tipos de relação, um imenso esforço é necessário. Cada pessoa deve melhorar — na verdade, revolucionar — a si mesma a partir do próprio interior. E a religião que torne isso possível atenderá a expectativa de uma verdadeira religião do futuro.3

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da organização, Minoru Harada, profere suas palavras durante o encontro – Editora Brasil Seikyo – BSGI

A prática da revolução humana que desafiamos no nosso dia a dia, por mais que pareça um caminho tortuoso, na realidade, é o caminho mais curto e direto para a paz e a prosperidade da humanidade.

 

Além disso, não é exagero dizer que o que definirá também se o Budismo de Nichiren Daishonin atenderá ou não a expectativa de uma verdadeira religião do futuro são o desenvolvimento e a vitória de cada um de nós.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, à dir., passeia descontraidamente em parque de Londres ao lado do historiador Arnold J. Toynbee, ao centro, com quem dialogou sobre diversos temas de relevância fundamental para a humanidade (Reino Unido, maio 1972). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

 “Em análise final, a menos que consigamos demonstrar a supremacia deste ensinamento, os desastres continuarão sem trégua”.4

Essas palavras de Nichiren Dai­shonin são justamente um testamento direcionado a todos nós. Kosen-rufu é uma eterna batalha entre o Buda e as funções da maldade. E budismo é vitória ou derrota. A justiça somente pode ser alcançada com a vitória. Com o espírito de “a vitória da Soka Gakkai é a própria vitória do povo”, vamos avançar com ímpeto e coragem até o fim, abrindo resolutamente uma nova história.

O primeiro passo é percorrermos livremente todos os cantos do país, no feriado prolongado de maio [no Japão], e expandir amplamente o círculo de diálogos da amizade.

No topo: Participantes da 9a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em Tóquio.

Publicado no jornal Seikyo Shimbun do dia 26 de abril de 2022.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku; TOYNBEE, Arnold J. Choose Life[Escolha a Vida]. Inglaterra: I. B. Tauris & Co. Ltd with Oxford University Press, 2007. p. 293.
  2. Cf. Ibidem, p. 293.
  3. Ibidem, p. 294.
  4. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 381-382, 2017.