A Liga deu liga

ROTANEWS176 28/09/2024 07:30                                                                                                                            NOTÍCIA DIRETODA REDAÇÃO DO JBS                                                                                                                                                                                                 

Do Rio de Janeiro, o Distrito Adriana celebra resultados e intensifica a atuação com a Liga Monarca para despertar a felicidade na vida dos membros.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa da matéria – Foto: Colaboração local

Localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, RJ, o bairro de Campo Grande é registrado como o mais populoso do Brasil, com 346.721 habitantes, segundo dados divulgados.1 É o equivalente a lotar mais de quatro estádios do Maracanã, conhecido como “templo do futebol”. Pelo volume, existem os sub-bairros, sendo um deles o Adriana, onde encontramos uma organização de base da BSGI em momento de estimulante expansão.

O Distrito Adriana sempre foi tradição na zona oeste do Rio. Atualmente, é formado pelas Comunidades Mendanha, outra de nome idêntico ao do distrito e a terceira chegou logo após a pandemia, a Rio-São Paulo; e cada comunidade possui dois blocos. Como as lideranças locais esclarecem, eles colhem os frutos da grande luta desencadeada desde o início do ano, em especial com o estímulo aos jovens para a participação na Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, realizada em São Paulo, SP, em maio último. “Os integrantes do distrito se uniram em intenso daimoku e visitas, e fomos para lá em onze jovens nesse momento histórico da nossa organização”, pondera Sawara Brasil Moreira, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do distrito. Ela nos conta que, por meio dessa luta, foi possível estreitar laços com cada jovem, transformando a condição de vida de todos.

Unidos e motivados

Após a convenção, estão sendo promovidos encontros de recitação de daimoku mensal com os líderes. A luta nos bastidores tem sido realizada na base, comunidade e bloco, estimulando a todos a ter a própria autonomia e autenticidade com relação aos locais para promover atividades dinâmicas e renovadoras.

Na Comunidade Mendanha, por exemplo, nas reuniões de palestra, cada material do Guia para a Vitória é separado por grupo, no qual os participantes estudam e conversam entre si. Ao final de quinze minutos, é realizada uma roda de diálogo em que cada um deles expõe o que aprendeu sobre o assunto discutido. Em junho, esse modelo foi adaptado, inclusive, para uma festa junina com barracas temáticas.

Além disso, as visitas e os incentivos pessoais estão a pleno vapor com a Divisão dos Jovens e os veteranos, resultando na volta de antigos membros às atividades e simpatizantes nas localidades.

Avançar com a BSGI

Com esses resultados, e após a última Reunião Nacional de Líderes (RNL), o movimento ganhou ainda mais força no distrito, como ressalta a responsável pela Divisão Feminina (DF) do distrito, Marilene Francisca Soares. “Com a união e muito diálogo, estamos empenhados para impulsionar a Liga Monarca dentro do distrito com muito mais daimoku e realização de visitas de coração a coração.”

A Liga Monarca chegou no momento certo, dizem, pois os membros estão motivados igualmente a concretizar o sonho da localidade: inaugurar a Sede Campo Grande, para que esse local se torne referência para todos da região na promoção da paz, cultura e educação, segundo frisam as lideranças. Conforme direcionamento da Sub. Campo Grande, reforçam os incentivos por meio de diálogo de pessoa a pessoa. Durante a reunião de palestra, foi reservado um espaço, com o “Momento Kofu”, para dialogar sobre o espírito de gratidão, com a apresentação de relatos, vídeos e dinâmicas. “E direcionar daimoku com o grande objetivo de construir nosso castelo do kosen-rufu, e que todos acumulem imensa boa sorte com essa luta”, reforça Marilene.

Com SAL é ainda melhor

O Distrito Adriana estende hoje a atuação para locais mais afastados, como o apoio à Comunidade Rio-São Paulo, que fica mais distante, situada especificamente no município de Seropédica. As lideranças não medem esforços para ir ao encontro de cada indivíduo. Com diálogo e observação, propuseram mudanças nas datas das reuniões de palestra, as quais eram feitas na última semana do mês, o que os impedia de ter tempo hábil para visitar aqueles que não conseguiam comparecer à atividade. As sugestões foram aceitas e, com isso, as reuniões de palestra passaram a ser realizadas uma semana antes do fim do mês, sendo a última semana reservada para o encontro com os companheiros que não conseguiram participar. Assim, ninguém fica para trás.

Dentro do distrito, os líderes se dividiram e cada um deles passou a apoiar uma comunidade nos conselhos, no planejamento etc. “Nós, da DF, estamos sempre incentivando e apoiando as demais divisões em uma luta bem harmoniosa. E, como aprendemos, tudo com uma pitada de ‘SAL’, que faz diferença no sabor: ‘sabedoria, alegria e leveza’”, enfatiza Marilene, que se une aos seus pares no distrito após a mudança do líder do distrito para outro bairro. “Apoiamos nossos valores jovens, sempre. Em alguns blocos, já é tradição a Divisão dos Estudantes fazer apresentações de teatro sobre a matéria do mês. São nossos preciosos valores humanos”, finaliza.

Nota:

  1. Cf Geofusion Intelligence. Disponível em: https://geofusion.com.br/blog/bairros-mais-populosos-do-brasil/#:~:text=O%20bairro%20mais%20populoso%20do,%C3%A1rea%20de%20123%2C11%20Km%C2%B2 Acesso em: 23 set. 2024.

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO