ROTANEWS176 25/01/2025 08:00 MATÉRIA DA DIVISÃO SÊNIOR Por Colaboração
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria
Reflexão sobre a matéria
Preciosos companheiros de toda a Divisão Sênior da BSGI, desejo-lhes um extraordinário “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!
Gostaria de fazer, junto com os senhores, uma breve reflexão sobre a matéria deste mês. Penso sobre quantos aprendizados vivenciamos com Ikeda sensei. Tantas coisas nos foram ensinadas para nosso crescimento e plena felicidade. No entanto, também reflito: “Até que ponto consigo pôr esses ensinamentos em prática na minha vida real?”. Não tenho dúvidas de que cada um, em algum momento, conseguiu pô-los em prática e conquistou uma grandiosa transformação e desenvolvimento, na organização e na vida pessoal.
Nesse sentido, a matéria nos ensina sobre a importância da nossa determinação para conquistar a vitória, assim como Ikeda sensei incentiva no livro Pilares de Ouro Soka: “Acima de tudo, no budismo, é vitória ou derrota. É viver com inabalável confiança e bradar sem medo, como leões, pela justiça e verdade. Aqueles que viverem com essa determinação sempre vencerão no final”.1
Então, meus amigos, antes de partirmos para qualquer luta da nossa vida e da organização, precisamos saber claramente o que queremos conquistar, qual a decisão real que faremos para alcançar esse objetivo e realizarmos uma profunda oração de juramento seigan para essa conquista, tendo em mente que devemos planejar a cada momento, revisar os passos e o sentimento e nos esforçar até sermos plenamente vitoriosos.
Também aprendemos com o Mestre de que “o budismo é como o corpo e a sociedade a sombra”.2 Assim, nossas atitudes, comportamento e postura na luta pelo kosen-rufu refletem diretamente na nossa vida em nossas relações sociais. Dessa forma, temos um grandioso empreendimento a ser realizado: a Liga Monarca. Mas para quê realizar esse movimento? Qual a razão disso?
No posfácio da Nova Revolução Humana, volume 30-II, sensei deixa claro o motivo:
Enquanto houver infortúnios e tristezas no mundo, devemos desenvolver ainda com mais bravura e brilhantismo a magnífica ilustração da vitória do ser humano chamada kosen-rufu. Isso quer dizer que nossa jornada de mestre e discípulo do juramento seigan prosseguirá.3
No Brasil e no mundo, ainda há infortúnios e tristezas, não é verdade? Assim, quanto ainda temos de nos empenhar para transformar esta realidade e, dessa forma, transformar também a história da nossa própria vida. Por isso, é necessário que estejamos fortes, unidos numa só liga, que “re-liga” a todos para construção de um novo mundo, o mundo da Terra da Luz Eternamente Tranquila.
Por essa razão, precisamos acelerar nossos passos e vivermos com intensidade os “Cinquenta anos em cinco”. Portanto, não percamos tempo com o que não é essencial. Vamos focar no real motivo da nossa existência: o de cumprir nosso juramento seigan.
Vamos juntos, em cada canto do país, fazer emergir o Brasil, Monarca do Mundo, esperança para a humanidade!
Mario Marcio
Vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO