A mudança do mundo

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 28/03/2020 08:10

INCENTIVO DO LIDER

“Qual é o modo mais seguro de transformar a sociedade assolada pelos infortúnios e sofrimentos e estabelecer a paz na terra?” A cada dia essa pergunta se torna mais importante.

Há mais de setecentos anos, o buda Nichiren Daishonin fazia o mesmo questionamento. Ele era uma pessoa humilde, morava num local simples em Kamakura e já havia presenciado muitos infortúnios, conhecendo mais que ninguém as aflições da população.

O líder da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, cita em seu romance Nova Revolução Humana:

Residindo na localidade, Daishonin manteve contato direto com o sofrimento do povo desabrigado e sentia profunda dor em seu coração ao ver as pessoas vagando pelas ruas sem destino, com fome e ferimentos pelo corpo. As mães, com seus filhos chorando no colo, caminhavam desorientadas e sem rumo. (NRH, v. 4, p. 203)

“Como salvar as pessoas que estão sofrendo diante dos meus olhos?”, eis o ponto de partida de Nichiren Daishonin. Sua visão era voltada para o futuro e para o povo. “Levante-se pelas pessoas!”, esse foi seu vigoroso brado. Daishonin estava convicto de que a calúnia contra a Lei é a causa fundamental de todos os sofrimentos. Ele compreendeu que, quando a terra é habitada por heresias, a mente dos habitantes fica confusa por estar baseada no errôneo.

O presidente Ikeda elucida essa assertiva de Daishonin, que tanto se aplica nos dias atuais:

A crença tem uma grande influência na vida. Se uma pessoa acredita num mau elemento pensando ser um amigo e andar com ele, acabará caindo no caminho do mal. O problema é muito mais grave quando se trata de religião, porque ela forma a base do modo de pensar e viver das pessoas. (Ibidem, p. 207)

Ele continua: “Por isso, a crença numa religião errada pode turvar a mente, torná-las vítimas de seus instintos e roubar-lhes inclusive a vitalidade” (NRH, v. 4, p. 207).

A desordem ideológica deturpa a mente e o discernimento. Independentemente da época, quando ocorrem os desastres, sejam eles naturais ou causados pelo homem, o povo é quem mais sofre. Da mesma forma, a chave para a mudança de toda nação está na transformação interior de cada ser humano. Somente as pessoas conscientes são capazes de amenizar a aflição do semelhante. E a coletividade será capaz de aliviar os tormentos de seus habitantes se ela se constituir de seres humanos movidos pela genesoridade, pela benevolência e pelo senso de humanidade.

Voltando ao questionamento do início deste artigo “Qual é o modo mais seguro de transformar a sociedade assolada pelos infortúnios e sofrimentos e estabelecer a paz na terra? Nichiren sustenta que esse processo se inicia com a ação de uma pessoa estabelecer a verdade em seu coração” (Ibidem, p. 211), explica o presidente Ikeda.

Transformar os dogmas no interior de cada ser humano; transformar nossa realidade na terra do buda e mudar o âmago da nossa vida — eis o princípio da revolução humana. Ikeda sensei nos esclarece que tal transformação é o que estabelece a paz na terra, não uma simples mudança política ou intelectual. Tudo começa com o surgimento de uma “única pessoa” com a firme determinação de transformar o local em que se encontra na terra do buda. Por isso, levante-se! Eu também me levantarei! Vamos dar esse corajoso passo a partir de onde estamos e “neste momento”.

Ricardo Shin-iti Miyamoto

Vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI / Diretor-presidente da Editora Brasil Seikyo