A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO

ROTANEWS176 01/11/2016 15:13

1

Reprodução/Foto-RN176 Veja a semelhança entre o Joio(erva daninha)  com o Trigo

Existem textos bíblicos que se tornam ditos populares, porém, a maioria das pessoas não sabe que derivam da Bíblia e os que sabem, nem sempre entendem seu significado. É o caso da parábola do joio e do trigo que gerou o ditado: “é preciso separar o joio do trigo”. O que é trigo quase todo mundo sabe, afinal o trigo é a segunda maior cultura de cereais do mundo.

O trigo é cultivado no mundo todo e é uma bela cena um campo de trigo, além disso, é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão nosso de cada dia. O trigo é usado também na alimentação dos animais domésticos e até como ingrediente na fabricação da cerveja.

O joio é bem menos popular que o trigo e ninguém tem muita noção do que é o joio, ou qual é sua aparência. O joio normalmente cresce nas zonas produtoras de trigo e é considerado uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como “falso trigo”.

Alguns tipos de joio são venenosos e uma pequena quantidade de joio colhido e processado junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Daí a expressão separar o joio do trigo.

Jesus ensinava o povo através de parábolas e certo dia, para ensinar a que o Reino de Deus se compara, contou que certo homem semeou trigo em sua propriedade. O homem sabia que tinha plantado boas sementes de trigo, mas durante a noite, seu inimigo semeou joio no meio do trigo e se retirou.

Quando os cereais cresceram e frutificaram, apareceu o joio no meio da plantação. Os empregados identificaram o joio e foram comunicar ao dono da plantação de trigo e perguntaram se ele tinha certeza de que tinha plantado boas sementes de trigo, porque havia joio no meio do campo de trigo.

O dono do campo de trigo disse que o joio foi semeado por um inimigo seu e seus servos perguntaram a ele se não seria o caso de se arrancar o joio livrando a plantação da erva daninha.

A resposta do dono das terras foi a seguinte: “Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” (Mateus 13:29-30).

Jesus não estava ensinando os donos de plantação a preservar o trigo e não colher o joio logo que ele florescer, para evitar perder trigo junto com o joio dado a semelhança entre ambos. Jesus não estava ensinando o povo a designar vigias para suas plantações, para evitar que um inimigo venha sabotar a plantação. Jesus estava falando do Reino Espiritual, Jesus estava falando de Sua Igreja, plantada no mundo inteiro, assim como o trigo e cheia de ervas daninhas plantadas por Seu inimigo, assim como o joio.

Na verdadeira Igreja de Jesus só existe trigo, mas na igreja visível, nos arraiais cristãos joio e trigo crescem juntos. O que quer dizer isso? Que no meio da congregação dos santos, o diabo semeia joio. Nem todos os que estão nas igrejas cristãs são de Deus, alguns foram plantados lá pelo diabo, para fazer sua obra, para fazer estragos no meio do povo de Deus.

Quem são os falsos trigos? Quem são os do diabo? Bom, Jesus já tinha explicado que é pelos frutos que se conhece quem é de Deus e quem não é e na parábola do joio e do trigo, a recomendação do Senhor é que se deixe crescer juntos joio e trigo e somente na época da ceifa, o joio fosse arrancado e queimado e só então o trigo deveria ser colhido e guardado em celeiros.

Isso significa dizer que, embora tenhamos conhecimento de que existe muito falso trigo no meio da igreja, nenhum de nós está autorizado a arrancar o joio do meio da plantação, temos que esperar o tempo da colheita do Senhor, quando o joio será arrancado e queimado, livrando a Igreja definitivamente da erva daninha dos falsos cristãos.

É o joio que causa as divisões, as brigas e os pecados mais cabeludos no meio do povo de Deus. São os filhos do diabo infiltrados na igreja os responsáveis por induzir a erro muitos cristãos desavisados e eles têm a mesma aparência dos verdadeiros cristãos, assim como o joio parece com o trigo, eles cantam do mesmo jeito e até reviram os olhinhos no louvor, fazem longas e belas orações, como faziam os fariseus, costumam ocupar cargos de liderança e não admitem críticas.

O fato é que eles existem e teremos que conviver com cristãos e joio até o fim dos tempos e não podemos julgá-los, para não acontecer de se perder trigo junto com o joio. Esta matéria é de competência exclusiva de Deus, é Ele quem vai fazer a colheita e separar o joio do trigo.