ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/10/2021 10:26
GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO
Tem início em nosso lar o movimento pelo respeito e convívio na sociedade
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Não há dúvida de que os praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, membros da Soka Gakkai, desejam que as pessoas ao seu redor vivenciem também essa fé transformadora. Esse desejo fica ainda mais acentuado quando se trata das pessoas da própria família. Pais, mães, responsáveis, zelam para que filhos e filhas se tornem praticantes, sendo essa, muitas vezes, uma árdua tarefa.
De que maneira agir para que esse desejo se efetive, todos se desenvolvam, tornem-se felizes e verdadeiros sucessores? O esforço para cumprir a primeira diretriz eterna da Soka Gakkai, “Prática da fé para criar a harmonia familiar”, com certeza ajudará a encontrar essa maneira.
Além disso, as diversas atividades da organização, nas quais temos a oportunidade de participar, contribuem para essa conquista, em especial as do Grupo Coração do Rei Leão (GCRL). São encontros repletos de incentivos práticos relacionados ao dia a dia, relatos de comprovação e preciosas orientações do presidente Ikeda, como estas contidas em seu livro Família Criativa:
A vida fora do lar é muito competitiva, o que pode desgastar o espírito de uma pessoa. Em contraste, o lar é onde o indivíduo se revitaliza. Em outras palavras, é o solo fértil que provê nutrientes para a árvore da vida humana. Nossa vida começa no lar, que é o local onde somos criados. Sem o amor, a compaixão e a educação que o lar provê, não podemos nos desenvolver como seres humanos. O lar é de fato o centro da sociedade humana, e quando os direitos humanos são desafiados, como nos dias de hoje, ele é a última fortaleza remanescente na qual é garantida a proteção da existência de uma pessoa.1
O lar é o único local em que uma pessoa pode ser realmente autêntica. Nele, a pessoa se sente livre para deixar cair sua armadura e revelar os próprios sentimentos. Consequentemente, em nenhum outro lugar, o lado feio e angustiado da natureza humana é tão evidente. Dessa forma, é inevitável que, quando as pessoas abandonam suas restrições e permitem que seu lado menos atraente apareça, o resultado seja frequentemente o conflito.
Por outro lado, se cada membro empreende um sincero esforço até para as pequenas coisas, flores de extrema beleza desabrocharão, levando a uma colheita de suculentos frutos. Esse é um dos mais importantes aspectos dessa sociedade em miniatura conhecida como família. A integridade do indivíduo cultivada no lar é determinada mesmo pelas pequenas gentilezas e considerações. Sensei salienta:
No tipo de lar que desejo ardentemente construir, uma calorosa interação ocorre entre as pessoas que reconhecem a profundidade da personalidade e que respeitam, protegem e aprendem umas com as outras.2
Dessa forma, imbuídos das orientações do Mestre, vamos agir de maneira a:
- apoiar os responsáveis pela Divisão dos Estudantes (DE);
- conduzir os estudantes para as atividades da divisão;
- participar nas atividades do Grupo Coração do Rei Leão;
- revitalizar o lar de forma simples por meio do “bem, belo e benefício”, conceito criado pelo fundador da Soka Gakkai, Makiguchi sensei, ou seja, por meio do belo, mantendo o ambiente e o aspecto radiantes; do benefício conquistado pelo diálogo entre a família com muitas conversas, muitas histórias; e do bem relacionando-o ao bem-estar de todos. Paz para desenvolver a vida.
Sobre a revitalização do lar, Ikeda sensei afirma:
(…) quando falo sobre revitalização do lar, naturalmente não estou me referindo a um retorno ao tipo de família que existiu durante o período pré-guerra. Muitos aspectos da vida familiar precisam mudar com o tempo. Em resposta a época, precisamos um novo tipo de família por meio de nossos próprios esforços. É fundamental que essa nova família não subordine o indivíduo. Ela deve ser uma família em que a personalidade de cada integrante possa florescer; uma família que vibre a individualidade de cada membro. 3
Forte abraço!
Grupo Coração do Rei Leão da BSGI
Notas:
- IKEDA, Daisaku. A Família Criativa. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, 2019. p. 29.
- Ibidem, p. 33.
- Ibidem, p. 29-30.