A procura por alienígenas superinteligentes, pois a vida pode evoluir três vezes mais rápido do que na Terra

ROTANEWS176 29/04/2025 14:10

Cientistas acreditam que alguns planetas mais quentes que o nosso poderiam ver a evolução acontecer com o triplo da velocidade da Terra, aumentando a chance de descobrir vida extraterrestre altamente inteligente.

 

Reprodução/Foto-RN176 Crédito da imagem ilustrativa: n3m3/Bing/DALL-E 3

Especialistas estão vasculhando 6.000 exoplanetas – planetas fora do Sistema Solar – em busca de atmosferas mais quentes que a nossa. Eles afirmam que os ETs encontrados lá podem ser mais avançados do que os humanos.

Cientistas da Universidade de Cambridge disseram recentemente ter encontrado algas alienígenas no exoplaneta K2-18b, a 124 anos-luz da Terra.

A Dra. Emily Mitchell, zoóloga evolutiva de Cambridge, disse que era apenas uma questão de tempo antes de rastrear ETs inteligentes. O Dr. Mitchell disse:

“Encontrar vida no universo é uma perspectiva incrivelmente emocionante. Mas isso não é necessariamente a vida para a qual você pode dizer olá. São duas coisas muito diferentes.”

A Terra gira em torno do Sol há 4,5 bilhões de anos, mas especialistas dizem que o surgimento de uma civilização tecnológica aconteceu há apenas alguns milhares de anos – uma pequena proporção da idade do planeta.

A Dra. Mitchell descobriu que nem todas as civilizações evoluiriam necessariamente tão lentamente quanto a humanidade. Em um artigo publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, ela calculou que um exoplaneta 10ºC mais quente que a Terra poderia dobrar ou até triplicar a velocidade de evolução.

Se provado, isso aumentaria muito o número de civilizações inteligentes que poderiam estar por aí e as chances de encontrar super alienígenas muito mais avançados do que os humanos. A Dra. Mitchell disse que é improvável que um único momento revele dramaticamente a presença de alienígenas.

Ela disse:

“Eu não acho que haverá nenhum sinal em que todos digam: ‘Sim, é isso’.

Acho que o mais provável é que as pessoas testem esses resultados iniciais e, com o tempo, quando talvez tenhamos uma dúzia de resultados em planetas diferentes, teremos mais certeza.

Eu suspeito que em termos de um momento Eureka, ele será aplicado retrospectivamente.”

Peter Vickers, professor de filosofia da ciência na Universidade de Durham, disse que é provável que haja ‘milhões’ de planetas no Universo hospedando algum tipo de forma de vida.

Ele disse:

“Se o K2-18b tiver vida, é praticamente garantido que existem milhões de exoplanetas abrigando vida extraterrestre.

Centenas de milhões é uma estimativa bastante segura e não exagerada.”

Embora a centenas de trilhões de quilômetros de distância, o K2-18b esteja na mesma galáxia que a Terra – a Via Láctea. Mas existem bilhões a trilhões de galáxias estimadas no Universo.

O professor Vickers disse que os cientistas só coletaram amostras de uma ‘minúscula porcentagem de planetas‘ usando vários telescópios espaciais e terrestres.

O Universo como um todo terá muito mais planetas esperando para serem encontrados que tenham condições adequadas para a vida prosperar.

Vickens acrescentou:

“Seria como mergulhar um copo aleatoriamente em um oceano e pegar um peixe e depois perguntar se provavelmente há muitos outros peixes no oceano.”

FONTE: OVNI HOJE