ROTANEWS176 09/09/2023 13:55 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Na Perseguição de Tatsunokuchi, Nichiren Daishonin revelou sua natureza iluminada de buda, abrindo o caminho para que todas as pessoas manifestassem seu verdadeiro potencial.
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata os acontecimentos da Perseguição de Tatsunokuchi, durante a qual Nichiren Daishonin revelou sua natureza de Buda dos Últimos Dias da Lei – Ilustração: Kenichiro Uchida
Em 1271, o Japão foi assolado por uma terrível seca. O governo ordenou a Ryokan, famoso e respeitado prior de um templo budista, que orasse por chuva. Quando Nichiren Daishonin soube disso, ele o desafiou por meio de uma carta, declarando estar disposto a ser seu discípulo caso fosse bem-sucedido em fazer chover. Contudo, se falhasse, Ryokan deveria se tornar seu discípulo. Ele aceitou o desafio, mas, apesar de suas orações e de centenas de sacerdotes assistentes, nenhuma chuva caiu. Ao contrário, Kamakura foi assolada por fortes vendavais.
No final, Ryokan não só se recusou a seguir Daishonin, como também começou a tramar contra ele em conluio com uma autoridade local chamada Hei no Saemon-no-jo. Como consequência, no décimo dia do nono mês de 1271, Nichiren Daishonin foi intimado a comparecer à corte para responder a uma série de acusações infundadas.
Dois dias depois, no décimo segundo dia do nono mês de 1271, Daishonin foi levado para a localidade de Tatsunokuchi, próxima a Kamakura, onde seria decapitado conforme a determinação de Hei no Saemon-no-jo. Entretanto, no último momento, um objeto esférico luminoso surgiu repentinamente no céu aterrorizando os soldados que, então, desistiram da execução. Após isso, Daishonin declarou ter nascido de novo, agora como Buda dos Últimos Dias da Lei.
O significado de hosshaku-kempon
Esse é um dos princípios budistas mais importantes. Literalmente, hosshaku-kempon significa “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”. Indica o ato de um buda descartar a posição transitória ou provisória e revelar sua verdadeira identidade.
No capítulo 16, “A Extensão da Vida” (Juryo), do Sutra do Lótus, Shakyamuni descarta sua identidade provisória de um buda que atingiu a iluminação em sua existência na Índia sob a árvore bodhi, revelando seu aspecto verdadeiro alcançado em um longínquo passado, há incontáveis existências.
O conceito aplicado na vida de Nichiren Daishonin
Nichiren Daishonin declarou na seguinte passagem do escrito Abertura dos Olhos:
No décimo segundo dia do nono mês do ano passado [1271], entre as horas do rato e do boi [entre 23 horas e 3 horas], esta pessoa chamada Nichiren foi decapitada. Foi sua alma que chegou a esta Ilha de Sado e, no segundo mês do ano seguinte, cercado pela neve, escreve esta carta para enviá-la aos seus discípulos mais próximos.1
Essa é justamente a referência à Perseguição de Tatsunokuchi. Nos dias de hoje, o eterno caminho da Soka Gakkai baseia-se exatamente nesse espírito de Nichiren Daishonin, como se tivesse herdado o legado triunfante da justiça e da verdade do acontecimento de Tatsunokuchi. Em outras palavras, é o espírito benevolente de revelar e comprovar a verdade e a justiça, conduzindo as pessoas à felicidade, mesmo diante de inúmeras perseguições, obstáculos, calúnias, difamações e críticas infundadas.
Pôr em prática em nossa vida
O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, declara:
“Abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” significa “revelar a verdade” para todas as pessoas — ou seja, evidenciar uma condição de vida suprema e nobre inerente a nós e ajudar os demais a fazer o mesmo. Somos budas, e os outros também. “Abandonar o transitório e revelar o verdadeiro” compõe a base fundamental de nossas ações assentadas no respeito a todos os seres humanos.
Consequentemente, no que se refere a Daishonin “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”, isso não representa apenas um ato pessoal, mas uma demonstração de que todos podem revelar plenamente em sua vida o inexaurível repositório de tesouros que existe dentro de si. Como meio para atingi-lo, ele ensina a importância de se empenhar na fé com o espírito de “verdadeira causa” — de sempre avançar a partir deste momento — um modo de prática em que nos dispomos a enfrentar bravamente os mais duros desafios da realidade com base no juramento de unicidade de mestre e discípulo de lutar pela iluminação de toda a humanidade.2
Assim, embora seja em um nível totalmente diferente, cada um de nós deve manifestar sua verdadeira identidade, o que se torna possível pela fé e prática em prol do kosen-rufu, levantando-se com base na profunda consciência de seguidores e discípulos de Nichiren Daishonin.
Verdadeira identidade
Com certeza, essa questão está diretamente ligada à compreensão da natureza básica da presente existência e assim despertar para a verdadeira missão de realizar o kosen-rufu.
Ikeda sensei comenta:
Por mais que falemos do maravilhoso poder inato da vida, ou do potencial ilimitado dos seres humanos, por si só, isso não passa de uma abstração. Antes, ao nos empenharmos pelo autoaprimoramento em meio às adversidades mais intensas é que nosso poder inato como seres humanos se revela. O verdadeiro eu, do qual nem tínhamos consciência, vem à tona.3
De fato, evidenciar a verdadeira identidade significa conscientizar-se da mais nobre missão como bodisatva da terra. Entretanto, um ponto importante é que essa conscientização nasce da luta de cada um, por meio da fé e da prática, em prol do kosen-rufu, revelando a “verdadeira identidade” nas ações concretas do dia a dia. Longe de ser um princípio abstrato, este se refere a uma luta constante em busca da manifestação do infinito potencial contido em nossa vida por meio do ilimitado poder do Gohonzon.
Vamos, a cada dia, fortalecer nossa sincera prática da fé, trilhando pelo caminho de mestre e discípulo, e nos empenhando nas atividades pela felicidade de si e dos outros. São meios para manifestarmos nossa verdadeira identidade e, assim, desfrutarmos elevada condição de vida sob todos os aspectos.
No topo: ilustração retrata os acontecimentos da Perseguição de Tatsunokuchi, durante a qual Nichiren Daishonin revelou sua natureza de Buda dos Últimos Dias da Lei
Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.532, 19 set. 2020, p. 6 e 7.
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 281-282, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 2.340, 17 set. 2016, p. B2.
- Ibidem.
Ilustração: Kenichiro Uchida
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO – BSGI