A virtude do bodisatva jamais Desprezar

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 30/06/2018

           O objetivo fundamental da religião é oferecer meios para habilitar as pessoas que sofrem com os dramas perpetrados pelo mau destino a atingir a verdadeira felicidade. As ações da SGI em prol da paz e do bem-estar da humanidade espalham as sementes da esperança e da benevolência budista por todo o mundo, capacitando cada um de seus integrantes a superar os desafios da vida e manifestar a ilimitada força da Lei Mística.

O comportamento dos associados da SGI em se desafiar e vencer suas dificuldades em meio à realidade, bem como dedicar uma grande energia para ensinar e cuidar de cada ser humano, é inspirado no comportamento do bodisatva jamais Desprezar [Fukyo].

Por que ele foi chamado de jamais Desprezar? Porque independentemente de quem encontrasse, monges, freiras, leigos ou leigas, ele se curvava em reverência e os louvava dizendo: “Eu os reverencio profundamente, e jamais ousaria trata-los com desprezo ou arrogância” (LS, cap. 20, p. 266-267).

“O bodisatva jamais Desprezar não era uma pessoa eloquente. Não demonstrava superioridade. A penas seguia plantando a semente do Sutra do Lótus no coração das pessoas com uma simplicidade tão grande que chegava a parecer ingenuidade” (BS, ed. 1.535,11 dez. 1999, p. A3). Na atualidade, esse é o comportamento dos associados da SGI.

“O segredo de criar valor é encontrar contentamento e significado em tudo o que acontece, enfrentar corajosamente o desafio”  

No capítulo “Coração e Alma” do volume 16 da Nova Revolução Humana, Shin’-ichi Yamamoto [pseudônimo do presidente Ikeda na obra], envolveu o coração dos membros da Soka Gakkai de Shinjuku, Japão, com benevolentes incentivos.

Alegria, esperança e vitória

“O budismo é o ensinamento de se criar valor, e isso se inicia com o fato de ter sabedoria para apreciar cada situação que enfrentamos e transformá-la em alegria, esperança e vitória”. (NRH,v. 16, p. 32-34)

“Imaginemos, por exemplo, que comece a nevar. Se reagirem negativamente, avaliando como deve estar frio e escorregadio lá fora, então terão um dia péssimo. Mas se pensarem ‘Que rara oportunidade de poder ver essa linda neve! Mostrarei às crianças como se faz um boneco de neve e criarei uma lembrança inesquecível com elas!’, a partir desse instante, tudo será alegria. O segredo de criar valor é encontrar contentamento e significado em tudo o que acontece, enfrentar corajosamente o desafio. Para tanto, necessitamos de uma filosofia de vida, de sabedoria e de energia vital. Na realidade, esse é o propósito de nossa fé. A nossa filosofia pessoal determina o modo como encontramos os acontecimentos. O fato de considera-los numa perspectiva pessimista ou otimista, positiva ou negativa, faz toda a diferença do mundo.” (Ibidem)

Poderosa fonte de vitalidade

“Quando temos fraca disposição ou somos apáticos, acabamos caindo numa mentalidade negativa apesar de nossos esforços para nos mantermos otimistas. Nossa atitude mental é inseparável de nosso estado de vida. A recitação do Nam-myoho-renge-kyo é a fonte de uma poderosa e inabalável vitalidade.

Desejo que se esforcem para edificar famílias felizes e cheias de paz. A felicidade não repousa em algum local distante; ela se encontrar bem aí onde vocês estão. Em vez de procura-la em algum lugar além do horizonte, o Budismo Nichiren nos ensina a transformar nossa família e o local onde nos encontramos agora em jardins prósperos de felicidade. Quero que cada um de vocês se torne feliz haja o que houver, enfrentando os rigorosos desafios da realidade, elevando sua condição de vida e transformando veneno em remédio. Sei que algumas de vocês têm marido que não praticam. Mas não devem atormentá-lo insistindo para que abrace a fé todas as vezes que estão com ele. Com certeza, ficaria maluco se minha esposa me azucrinasse o tempo todo. O importante é ser a melhor pessoa possível. Esse é o segredo para mudar tudo” (Ibidem)

Assim como Fukyo   

Ser forte é ser vitorioso. Nossa grande arma é reconhecer em cada pessoa a absoluta condição de transformar sofrimento em alegria, e com diálogo sincero e incentivador iluminar a todos com a luz do humanismo budista, assim como o corajoso e valente jamais Desprezae.