A vitória é definida no coração

ROTANEWS176 12/10/2024 11:10                                                                                                                                  NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

De São Paulo, com criatividade e união, participantes do Distrito Setúbal envolvem-se no cultivo das flores de gratidão no coração de todos.

 

Reprodução/Foto –RN176 Encontro da partida do Distrito Setúbal, CCLP, selando os objetivos de 2024. Foto: Colaboração local

“Prezar e cuidar de cada companheiro, sem deixar ninguém para trás, é o que nos move.” Eis o sentimento que une as lideranças do Distrito Setúbal, organização de base da BSGI, situada no bairro da Vila Prudente, zona leste de São Paulo, SP.

Estão unidas para construir o jardim de vitórias da localidade. Elas fazem questão de retratar a jornada até aqui, que começou em janeiro com uma atividade na qual foram definidas as estratégias de luta para o ano: em especial, a vitória do movimento dos cem jovens por distrito e a convenção de maio. Para tanto, fizeram e ainda mantêm a criatividade nos encontros, nas reuniões de estudo, nos jogos e até em baile flashback, já na segunda edição. Sucesso em tudo, sempre contando com o apoio da Divisão Sênior (DS) e da Divisão Feminina (DF) cujos integrantes estiveram envolvidos na recitação de muito mais daimoku e no estudo, criando um ambiente para o desenvolvimento pleno dos jovens. “Conseguimos fortalecer os laços de amizade e trazer todos para a mesma órbita do Mestre e da Gakkai, culminando em resultados maravilhosos não só na organização de base, mas principalmente na vida dos jovens da nossa localidade”, reforça Daniel Gutemberg, pela Juventude Soka do Distrito.

Reprodução/Foto-RN176 Recém-nomeados na função de responsável pela Juventude Soka de bloco: Arthur, terceiro da esq. para dir., da Comunidade Pauliceia; e, na segunda foto, terceira da esq. para dir., Heloisa, da Comunidade Setúbal. Ambos estão na faixa dos 15 anos, e reforçam o sentimento dessa nova fase, no esforço assumido “Para que a nova sede seja de todos” e “Dedicando-se sempre com alegria, sempre seguindo Ikeda sensei – Foto: Colaboração local

A natureza da gratidão

Um dos objetivos lançados pelo distrito ainda não havia sido concretizado. Na Seniors League, encerrada em junho, o envolvimento não se consolidou como objetivado. Ao retornarem ao ponto primordial que aprenderam com Ikeda sensei, lançaram-se a um contínuo movimento de visitas, o qual ganhou forte impulso com o desejo de ver materializado também o sonho da nova sede da RM Vila Prudente, a qual pertencem. Desde a pandemia, essa organização não tem um local central para as atividades. Contudo, ao ser inaugurada no futuro, todos se lembrarão do compromisso que juntos abraçaram. Por iniciativa da Regional Industrial, surgiu a ideia de plantar mudas de cosmos.

A inspiração veio de um poema de Ikeda sensei no qual ele cita as características dessa flor, que mescla graça e força. Levantaram-se unidos e foram ao encontro dos membros e líderes. Essa ação serviu como um adubo potente para fortalecer entre todos o sentimento da sincera doação, estimulando a participação no Kofu e o daimoku visando à concretização dos objetivos lançados. “Para cultivar no coração de todos que a vitória é decidida no coração”, sintetiza o vice-responsável pelo distrito, Jesualdo Feitosa.

O resultado não poderia ser outro: na atividade do Kofu do dia 22 de setembro último, o distrito reuniu os membros para celebrar a conquista de 40% de participantes nessa etapa e para entrar firme na Liga Monarca, alinhando-se para fechar nova vitória em dezembro. As raízes do desenvolvimento se expandem com a nomeação de líderes nos blocos, e os jovens se encantam em fazer parte desse movimento que criou uma onda de união, companheirismo e muita alegria para todos.

Até os simpatizantes manifestaram o desejo de participar do Kofu, por entender esse nobre propósito. Novos convidados surgem a cada encontro de bloco e de comunidade. “Com nossa luta conjunta, estamos vencendo. Nossas palestras são sempre alegres e diversificadas, com muito mais convidados”, enfatiza Cristiano Custódio, responsável pela Comunidade Panorama, feliz por ouvir dos convidados: “Eu estava procurando por essa religião!”. Ana Paula, responsável pela Divisão Feminina da Comunidade Guairacá, fortalece: “A luta para esse Kofu de setembro realmente foi um resgate do verdadeiro espírito de doação. Só gratidão por tudo o que vivenciamos e já partimos com um novo objetivo para dezembro”.

Representantes das Comunidades Setúbal, Panorama, Pauliceia e Guairacá receberam vasinhos com mudas de cosmos. O movimento avança agora na visita aos membros que recebem o kit com sementes da flor, vasinhos e uma cartinha de incentivo. “Quando inaugurarmos a sede da RM Vila Prudente, teremos um lindo jardim com as mudas que estão sendo cultivadas por todos”, emociona-se Fátima Teodoro, responsável pela Divisão Feminina, transmitindo o sentimento dos líderes do Distrito Setúbal.

_______

Inspiração em poema do Mestre

No mundo das plantas, há uma flor que continua a crescer e a florescer vigorosamente, não importa quantas vezes seja derrubada.

Estou falando da flor cosmos. (…) Se olharmos de perto, o caule da cosmos parece fino e frágil. Mas, de fato, mesmo quando é derrubada por fortes ventos e pela chuva, envia novas raízes do meio de suas hastes para ser capaz de se levantar novamente e então florescer com toda a sua glória colorida.1

  1. Leia a íntegra na RDez, ed. 225, set. 2020, p. 2-3. Ou acesse clicando aqui.

______

No topo: Encontro da partida do Distrito Setúbal, CCLP, selando os objetivos de 2024. Foto: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO