ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 14/04/2022 19:20
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Editorial Brasil Seikyo – BSGI
Para os próximos meses, estamos visualizando o retorno das atividades presenciais, um momento muito aguardado por todos nós. Nesses dois anos, durante a pandemia, foram inúmeros desafios que os membros da BSGI enfrentaram e corajosamente estão conseguindo superar e vencer.
Fazendo uma retrospectiva, sinto imensa gratidão e admiração pelos líderes, principalmente aqueles da organização de base que, incansavelmente, buscaram se familiarizar com a tecnologia e com o espírito de não deixar ninguém para trás, deram o seu melhor. Se não fosse a telinha do celular ou a janelinha do notebook para nos conectar e nos ver, bem como para ouvir os companheiros, como estaríamos hoje?!
Nos dois últimos anos, mesmo sem poder sair de casa, tive a oportunidade de participar ainda mais de reuniões de palestra, de encontros da rede da felicidade e de realizar mais visitas individuais. Quantidade que não seria possível no presencial por causa da grande distância que teria de percorrer aqui na minha coordenadoria.
Em uma passagem na Nova Revolução Humana, Ikeda sensei escreve:
Se as reuniões de grande porte forem equiparadas às artérias principais, as reuniões de estudo e de diálogo em pequenos grupos e as orientações individuais são como os vasos capilares. No corpo humano, as artérias principais não bastam para transportar o sangue para todas as células. Mas, por possuirmos um número incalculável de veias menores, o sangue vital de que necessitamos flui por todo o corpo e podemos dedicar dinamicamente às nossas atividades cotidianas.
Do mesmo modo, dentro da Soka Gakkai, diálogos em pequenos grupos e orientações individuais atuam como linhas da vida e sustentam o desenvolvimento do kosen-rufu, assegurando que o “sangue” da fé alcance cada membro.1
Sensei descreve as atividades, reuniões de palestra e visitas individuais como veias menores, onde flui o sangue vital da fé. E é essa energia contagiante que fluiu desses ambientes que permitiu meu fortalecimento, por isso, sinto uma profunda gratidão. Como é emocionante ver o avanço desses companheiros ao longo desses dois anos!
Particularmente, eu me emocionei com os relatos de muitas companheiras de mais de 75 anos, cuja alegria maior foi ganhar dos filhos ou do marido um celular novo e desafiar a tecnologia do aparelho, para se conectar às atividades e acompanhar o BS+. Também, as jovens integrantes do Zenshin que desafiaram as incertezas no aspecto financeiro, na saúde mental, em manter a harmonia familiar e estão avançando cada vez mais.
Uma delas em especial, que mora em uma área rural, para ter sinal no celular saía de casa e ia até o centro da cidade a fim de assistir a uma única reunião. Não esquecendo também os jovens que vêm realizando uma luta louvável em meio a tantos afazeres, como estudo, trabalho, família e suas atribuições na organização.
No momento em que a pandemia impôs inúmeros obstáculos e dificuldades, foi o juramento seigan que se sobrepôs aos sentimentos de desesperança e de desânimo. Esse juramento foi a causa para um enorme desenvolvimento e crescimento. E hoje desfrutam muitos benefícios.
Como Ikeda sensei nos incentiva, vamos continuar fortalecendo os vasos capilares, as veias menores, para que o ‘sangue vital da fé’ alcance cada companheiro.
Carinhoso abraço!
Tiaki Ushiroda Harada
Coordenadora da Divisão Feminina de coordenadoria
Nota:
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 113, 2019.