ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/05/2022 15:22
NOTÍCIAS REDAÇÃO
Nas comemorações dos seus sessenta anos de fundação, Taiyo Ongakutai da BSGI realiza atividade cultural on-line
Reprodução/Foto-RN176 Foto de homenagem de 60 anos da TAIYO ONGAKUTAI DA BSGI (1962-2022) foto reprodução do site
Fundada em 6 de maio de 1962, a banda masculina Taiyo Ongakutai da BSGI tem traçado uma grandiosa história de incentivo ao desenvolvimento de jovens valorosos por meio da música e com base na filosofia humanística do Budismo Nichiren e nos direcionamentos do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda.
Conforme Brasil Seikyo noticiou em sua edição 2.610, publicada no dia 14 de maio, o grupo horizontal da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da BSGI realizou uma atividade cerimonial comemorativa no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP, no dia 6, contando com a participação presencial de líderes e representantes da banda, bem como de outros grupos e da liderança central da organização. O evento teve transmissão on-line.
Dando prosseguimento às celebrações de seis décadas de fundação, o Taiyo Ongakutai promoveu, no dia 15, de maneira totalmente virtual, uma rica e criativa atividade cultural.
Os dedicados esforços dos integrantes do grupo aos preparativos culminaram numa atividade recheada de atrações, totalizando cerca de 25 horas de conteúdo em vídeo, com itens como:
- Relatos e depoimentos de membros.
- Apresentações históricas da banda.
- Aulas visando ao aprimoramento técnico.
- Podcast com diálogos entre veteranos e jovens integrantes.
- Intercâmbio com as bandas Ongakutai do Japão e do México.
- Palestras com temas variados, como gestão de tempo, organização financeira, saúde, diversidade, inclusão social e representação cultural. Destaque para a palestra com o músico e compositor Amaral Vieira sobre a música como forma de transformação da vida.
Cauê Barreira, responsável pelo Taiyo Ongakutai da BSGI, agradece profundamente a todos os que participaram dos preparativos e comenta: “Foram meses de muito esforço, dedicação e superação para criarmos significativos momentos para todos. Mais uma vez, o grupo conseguiu se reinventar para proporcionar o melhor aos membros, familiares e veteranos”. “No Preceito ao Ongakutai, Ikeda sensei afirma: ‘É certo que a nova era e o novo povo aguardam uma nova música e um novo ser humano’. Dessa forma, os sessenta anos não ficarão apenas nas comemorações, as ações até aqui se tornam a partida para o novo Taiyo Ongakutai que o momento do kosen-rufu necessita rumo a 2030! Contem conosco!”, ressalta Cauê.
Durante as atividades comemorativas dos sessenta anos de fundação do Taiyo Ongakutai da BSGI foram disponibilizadas versões com a tradução atualizada das Diretrizes para o Ongakutai e do Preceito ao Ongakutai, que BS publica a seguir. Também será disponibilizada nova versão, somente on-line, do ensaio do presidente Ikeda intitulado “O Resplendor da Cultura Soka”, com incentivos ao Ongakutai e à Kotekitai.
Diretrizes para o Ongakutai
Seja músico varonil do som místico a inspirar e a encorajar as pessoas!
Seja herói do kosen-rufu a se levantar e a se encarregar da paz e da cultura!
Seja grande líder Soka a triunfar no mundo e na sociedade!
6 de maio de 2014
Em comemoração dos sessenta anos de fundação
Daisaku Ikeda
Preceito ao Ongakutai
“Ao Ongakutai”
Terceiro presidente da Soka Gakkai, Dr. Daisaku Ikeda
Na filosofia da religião não existem fronteiras. Ou seja, toda a humanidade procura igualmente a paz e a felicidade, e a filosofia da religião é o único princípio capaz de corresponder a essa expectativa.
Na música, também, não existem fronteiras. A música é algo que todos aspiram, é flor da cultura e é arte. Além disso, a música é linguagem universal.
Tanto na antiguidade como na época atual, em qualquer país ou etnia, quando as pessoas se levantam entusiasticamente visando à paz e à felicidade, há sempre uma nova e grandiosa filosofia do pensamento como base. A prática desta grandiosa filosofia, tal como um caudaloso rio, torna-se o pulsar e a vitalidade do povo e manifesta-se infalivelmente como uma majestosa música, transformando-se na energia para um avanço ainda maior do povo.
Por outro lado, qual é o significado do desenvolvimento da nossa Soka Gakkai? Desnecessário dizer que é a prosperidade sem precedentes do povo, e a construção de uma nação verdadeiramente de paz e de cultura. Por isso, tenho a convicção de que a fonte da força desse histórico empreendimento é o som do Ongakutai que surge da sublime prática da fé.
Na música hoje predominante, não existe objetivo nem emoção. É música para pessoas que procuram estímulo e prazeres momentâneos. Como diminuíram as músicas que atraem verdadeiramente nossos ouvidos!
A música transbordante de humanismo e perfumada de arte e cultura, que oferece ao povo forte esperança e energia vital, está quase extinta. Além disso, se essa música efêmera e decadente conduzir os jovens ao caminho do mal, é preciso dizer que isso é realmente um erro grave.
Para exterminar esse grande mal, nós somos porta-estandartes e porta-trompetes que, levantando-nos sobre a base da democracia budista, anunciamos o alvorecer da terceira civilização. Assim, plantando as sementes da nova cultura popular, vamos juntos promover um grande movimento musical, cheio de esperança para o futuro. Desejo que, sem utilizar palavras, comovam os ouvintes, proporcionando fonte de energia para uma revolução humana repleta de alegria.
Nosso Ongakutai vem se desenvolvendo, junto com o progresso da Soka Gakkai, a passos largos construindo interna e externamente uma posição concreta. Mas a marcha da Soka Gakkai é rapidíssima, de tal modo que um ano equivale a dez anos. Portanto, da mesma maneira, o avanço verdadeiro do Ongakutai começa a partir de agora.
Espero que, externamente à organização, mostrem o real aspecto do kosen-rufu, propiciando seu correto reconhecimento para as pessoas e ainda contribuam, como pioneiros, para o desenvolvimento cultural do mundo.
Internamente na organização, desejo que cumpram a missão do Ongakutai, oferecendo esperança e coragem aos companheiros que se encontram em dificuldades e que sofrem, inspirando assim a disposição de milhões de bodisatvas da terra.
Para finalizar, transcendendo a vaidade, a técnica e o talento, avancem com a forte convicção de que as notas musicais, das quais jorra a fé pura e paixão capaz de romper até ondas bravias, jamais deixarão de tocar o coração das pessoas.
É certo que a nova era e o novo povo aguardam uma nova música e um novo ser humano. Os únicos que correspondem a essas expectativas somos nós, membros do Ongakutai. Com essa glória e consciência, bailem pelo mundo.
Você pode assistir ao conteúdo do evento na íntegra acessando: https://ongakutai.com.br
Leia também a notícia da atividade cerimonial realizada no dia 6: https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/999560518/fazer-ecoar-os-sons-da-paz
No topo: foto reprodução site