Ações urgentes

ROTANEWS176 24/11/2023 10:25                                                                                                                                NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO

 

Instituto Soka Amazônia reúne especialistas para debater questões vitais para a humanidade.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa do seminário realizado na sede do Instituto Soka – Foto: Colaboração local

No dia 9 de novembro, o Instituto Soka Amazônia sediou a 8ª edição do Seminário Águas da Amazônia, reunindo especialistas de segmentos ligados à temática. Promovido em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e com apoio de outras instituições parceiras, o encontro não poderia acontecer em época mais vital pela série de eventos climáticos extremos que tem atingido a Amazônia, que sofre a maior seca dos últimos 122 anos. São graves as consequências para a biodiversidade e populações locais. “O momento requer que possamos refletir e partir para ações a fim de mudar o futuro da sociedade e construir um mundo melhor”, afirmou Luciano Nascimento, diretor do instituto.

O desafio de garantir acesso a água potável e segura é um dos gargalos principais e foi alvo de estudos apresentados. Também se versou sobre o resgate da memória e identidade, levando os presentes a refletir sobre as várias formas de entender o local em que vivemos e até a nossa própria existência.

O Instituto Soka realiza diversas atividades de educação ambiental, aproximando principalmente estudantes de escolas públicas, comunidades ribeirinhas e funcionários de empresas parceiras. Tudo para promover a consciência cidadã, dentro do grandioso esforço de garantir o planeta para as próximas gerações. A diretora de Tecnologia Social do Inpa, Dra. Denise Gutierrez, fortaleceu o trabalho conjunto com o Instituto Soka, “No entendimento que somos depositários de riquezas naturais importantes que são advindas da floresta amazônica e nós lutamos por ela”.

Há muitos projetos em vista do Instituto Soka para 2024, que envolvem intercâmbios educacionais e disponibilização de estudos científicos, conforme sinalizou o coordenador de Educação Socioambiental do Instituto Soka Amazônia, Jean Dinelly Leão. Confira no site do instituto abaixo, onde pode ser acessada também a íntegra do seminário.

Fique por dentro das novidades acessando o site do instituto, onde poderá ainda assistir a íntegra do seminário:

https://institutosoka-amazonia.org.br/ 

No topo: Foto comemorativa do seminário realizado na sede do Instituto Soka

Foto: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO.