Acolher e incentivar as pessoas

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  14/04/2022 18:55

NOTÍCIAS / REDAÇÃO

Integrantes da Comunidade Marsola, em Campo Limpo Paulista, atuam com planejamento, inovação e dedicação

Reprodução/Foto-RN176 Encontro mensal do on-line do Bloco Figueira – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

As origens da cidade de Campo Limpo Paulista, SP, distante 58 quilômetros da capital do estado, ligam-se à cultura cafeeira na região. O nome provém do fato de os primeiros moradores terem encontrado um enorme campo aberto no local. No século 19, essa área era uma fazenda integrante do município de Jundiaí. Com a chegada da estrada de ferro São Paulo Railway, unindo a cidade ao porto de Santos, criou-se um povoamento que se tornou distrito e, posteriormente, atingiu o status de município em 1964.

Nessa agradável localidade, os membros da Comunidade Marsola se empenham em aprofundar e propagar a prática do Budismo de Nichiren Daishonin.

Reprodução/Foto-RN176 Reunião de Hantyokay da Comunidade Marsola virtual em 11/04/22 – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Para isso, seus líderes de bloco e acima se reúnem mensalmente para programar e alinhar as atividades da comunidade, entre elas a reunião de palestra, fazendo com que atuem com antecedência e de forma bem organizada. Isso também permite que estejam sempre aperfeiçoando suas iniciativas, seja em relação ao estudo do budismo, às divulgações para os convidados ou aos temas e às ferramentas tecnológicas utilizadas nos encontros.

Essa atenção aos detalhes se junta à criatividade no formato das reuniões. Uma prática iniciada nestes anos de pandemia foi o “amigo secreto virtual”: um aplicativo faz o sorteio e os “presentes” oferecidos aos demais são trechos de orientações e de poemas do presidente Ikeda, músicas e até textos de própria autoria, incentivando a outra pessoa, criando momentos de emoção e de carinho e contribuindo para a união dos membros.

Reprodução/Foto-RN176 Reunião de Palestra da Comunidade Marsola on-line em 30/10/21 – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Outra forma de atividade de sucesso é o “Cine Pipoca”, que mensalmente reúne os integrantes do Bloco Figueira, pertencente à comunidade, para assistir aos vídeos de animes em DVD da coleção Revolução Humana. Nos diálogos que se seguem à exibição, os participantes compartilham reflexões sobre os fatos da história da Soka Gakkai, sobre a relação de mestre e discípulo e como aplicar o conteúdo na própria vida diária.

Apresentação dos encontros referenciando personalidades com quem Ikeda sensei se encontrou. Perguntas e respostas com peça teatral on-line inspirada em personagens da série infantil de televisão Chaves. A criatividade corre solta, mas sempre com responsabilidade e sem perder o foco nos princípios budistas, nos incentivos do Mestre e nos direcionamentos da BSGI.

Reprodução/Foto-RN176 Reunião de Palestra on-line da  Comunidade Marsola 24/09/21 – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

“Estamos nos esforçando para realizar atividades que tenham conteúdo e, ao mesmo tempo, que sejam interessantes e atrativas. Nosso sentimento é de que os membros e convidados se sintam acolhidos, ouvidos e tenham prazer em participar”, comenta Mônica Izumi Ota, responsável pela DF da comunidade. Ela complementa: “Nossa decisão é que a comunidade cresça e se desenvolva, principalmente com a criação de jovens, contribuindo para inserir cada vez mais os ideais de Ikeda sensei e da BSGI na sociedade de Campo Limpo Paulista”.

Fonte:

Disponível em: https://www.campolimpopaulista.sp.gov.br/site/a-cidade/historia.html. Acesso em: 12 abr. 2022.