ROTANEWS176 E POR AIRWAY 23/04/2023 22:21 Por Ricardo Meier
Aeronave de matrícula LV-CTC foi introduzida oficialmente em 19 de abril em cerimônia em Buenos Aires.
Reprodução/Foto-RN176 O Ministro do Transporte da Argentina (esquerda) e o CEO da Aerolíneas (direita) durante a entrega do 737 cargueiro (AA)
A Aerolíneas Argentinas celebrou em 19 de abril a entrega do seu primeiro Boeing 737-800BCF de carga em cerimônia que contou com o presidente da companhia aérea, Pablo Ceriani, e o Ministro do Transporte do país, Diego Giuliano.
A aeronave, de matrícula LV-CTC, é uma das duas que foram alugadas em dezembro de 2022 para suprir a necessidade logística do grupo argentino Mirgor.
O segundo Boeing 737-800BCF, a ser registrado como LV-KHQ, deve ser entregue em breve, marcando a volta das aeronaves dedicadas exclusivamente a carga na transportadora de bandeira argentina.
O último jato cargueiro da Aerolineas foi um Boeing 737-300F, de matrícula LV-BBZ, mas que ficou na frota entre 2005 e 2006 antes de ser devolvido à Ansett.
Reprodução/Foto-RN176 O Boeig 737-800BCF tem capacidade para 22,7 toneladas de carga (AA)
“Em 2020 estabelecemos que os pilares da gestão eram três: a fusão da Aerolíneas Argentinas e da Austral, o desenvolvimento de um negócio de manutenção aeronáutica e o desenvolvimento do setor de carga aérea . Com a entrada desta aeronave consolidamos o negócio de cargas da Aerolíneas Argentinas,” afirmou Ceriani.
Capacidade para 22,7 toneladas de carga
O 737-800BCF (Boeing Converted Freighter) é uma conversão da própria fabricante que é capaz de transportar 22,7 toneladas de carga em distâncias de até 2.025 milhas náuticas (3.750 km).
Veja quem era a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) fundada em 1927:
RN176; – Dez anos do início do fim da Varig
Segundo a Boeing, é possível transportar até 12 pallets ULD no piso principal, além de carga nos porão inferior.
Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da companhia e do governo dentro do compartimento principal de carga (AA)
O Boeing 737-800 LV-CTC já operou na Aerolíneas em configuração para passageiros entre 2011 e 2021, quando a aeronave foi enviada para conversão para carga.
Já o LV-KHQ é um velho conhecido da aviação brasileira. O primeiro operador da aeronave foi a extinta VARUG que utilizou o jato com o registro PP-VSA de 2001 a 2006, quando a empresa encerrou as atividades.
Reprodução/Foto-RN176O 737 LV-CTC foi recebido no Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires (AA)
Após passar um ano nos EUA, esse mesmo 737-800 voltou ao Brasil para voar com a Gol Linhas Aéreas entre 2007 e 2015, com a identificação PR-GIP. Posteriormente, o jato voou com as empresas italianas Meridiana, Air Italy e Neos até ser convertido em cargueiro pela Boeing no fim de 2021.