Afetividade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/01/2021 15:30

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI

Descortinamos o “Ano da Esperança e da Vitória”, instituído pela SGI para 2021, e recebemos o “Ano do Avanço na Revolução Humana e Expansão da Rede de Solidariedade Soka”, assim denominado pela BSGI. Temas de profundo significado em um momento social que requer de nós nova mentalidade e o protagonismo para a superação.

Este mês, dia 26, marca os 46 anos de fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI), partida rumo à construção de um mundo de paz. Daquela época em diante, o Budismo de Nichiren Daishonin propagado pela SGI se expandiu para mais de 192 países e territórios, revitalizando a vida de cada ser humano. Em 2021, também comemoraremos vinte anos do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!, no qual Ikeda sensei ressalta e valoriza a força do povo brasileiro.

Neste início de ano, assisti a um documentário que me trouxe muitas reflexões e relações com princípios da prática budista. Chama-se AmarElo — É Tudo pra Ontem, do cantor de rap, compositor e diretor, Leandro Roque, a quem com certeza os jovens conhecem como Emicida. Esse documentário conta um pouco da formação social brasileira, relacionando as músicas do seu álbum AmarElo. Emicida é um jovem artista que consegue potencializar a vida na sua arte, unir a diversidade e foca sua ação para incentivar e estimular os jovens a sonhar. Ele diz que sua missão como artista é “devolver a alma dos irmãos, que acreditaram que não tinham uma”. Interpretei essa frase como a decisão dele de que sua ação fará cada pessoa acreditar na sua humanidade e no seu poder inato de ser protagonista do que deseja.

No livro A Sabedoria do Sutra do Lótus, volume I, Ikeda sensei escreveu: “Onde quer que estejamos, é necessário iniciar com a revitalização de cada ser humano. É isso o que chamamos de reforma da sociedade e do mundo por meio da revolução humana. Esse é o ensino do Sutra do Lótus” (p. 21).

Diferentemente do Emicida, que decidiu revitalizar a vida das pessoas por meio da sua arte, nós determinamos revitalizar o coração das pessoas a partir do ensinamento do Sutra do Lótus, da recitação do daimoku, realizando nossa revolução humana e com o objetivo de manifestarmos essa força em nossa vida — o estado de buda. E é como sensei direciona no poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!:

 

Não faz mal que seja pouco,

o que importa é que o avanço de hoje

seja maior que o de ontem.

Que nossos passos de amanhã

sejam mais largos que os de hoje.

Vamos criar uma vigorosa história a partir da revitalização da nossa vida, com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo, todos os dias, um passo de cada vez, no local em que nos encontramos agora, como nosso mestre nos direciona.

Desejo a todos um revitalizante “Ano da Esperança e da Vitória”!

Ariana Kelly dos Santos

Vice-coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI