RPTANEWS176 09/12/2023 08:10 NOTÍVIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
O brado que ecoou do coração dos participantes da RE Sergipe, o levantar do Nordeste com alegria e gratidão ao Mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Atividade Comemorativa ao Cinquentenário da BSGI em Sergipe – Foto: BS
Como se quisessem oferecer sua mais exuberante florada em tributo ao Mestre, as árvores de “buquê-de-noiva”, cujas flores são típicas do Nordeste e originárias misticamente da Ásia, mostravam brilho especial no domingo, 26 de novembro, em Aracaju, SE. Dia de celebrar os cinquenta anos do kosen-rufu da localidade, tendo como local o auditório da Faculdade Pio Décimo, com participação de 409 pessoas, sendo 165 convidadas.
Na primeira grande atividade no Nordeste promovida após o falecimento de Ikeda sensei, a tristeza foi aplacada pela determinação de torná-la um marco decisivo. Meses de preparativos, muito daimoku e cada integrante comprovando a força da prática da fé selaram o resultado, apresentado em vídeo. “É uma satisfação imensa ver esses jovens e a organização se desenvolvendo tanto”, disse Joel dos Santos, em entrevista, homenageado do dia junto com outros precursores. Muito aplaudida, Paula Mota relatou sua jornada de vitórias (leia no BS, ed. 2.637).
Grande emoção com a contextualização do falecimento do Mestre veio à tona, seguida da apresentação dos pronunciamentos do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, e da coordenadora da Divisão das Mulheres, Kimiko Nagaishi (confira íntegra nesta edição).
As lideranças da Região Estadual Sergipe subiram unidas no palco para as boas-vindas e as palavras de decisão nesse significativo momento para a localidade, representadas por Eloi Monteiro, responsável pela RE, e Natália Nascimento, responsável pela Divisão Feminina. Pela Juventude Soka, renovada determinação. Misticamente, em outubro, enviaram mensagem a Ikeda sensei sobre os preparativos. A resposta imediata do Mestre se tornou o ponto primordial da luta conjunta que abraçam, agora mais que nunca. Na mensagem das lideranças da CRE Leste, lida no dia, e na fala do vice-responsável Eduardo Paderes, há o estímulo para trilhar juntos a jornada do discípulo.
Ao parabenizar pelo jubileu de ouro da RE Sergipe, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, encorajou a todos a suplantar a dor da partida do Mestre, manifestando profunda gratidão por tudo o que ele nos proporcionou. “São 76 anos de uma jornada ininterrupta pela paz, pela felicidade e pela transformação de nossa vida. Ele se dedicou integralmente a estabelecer esse ensinamento do mais elevado humanismo, que dá o direito a qualquer cidadão, independentemente de etnia, valores e crença religiosa, de se tornar uma pessoa mais humana, mais feliz.” Shiratori reforçou: “Nossa felicidade é o primeiro passo para a paz da humanidade”.
Vitória contagiante
Reprodução/Foto-RN176 Aracaju, SE. Dia de celebrar os cinquenta anos do kosen-rufu da localidade, tendo como local o auditório da Faculdade Pio Décimo – Foto: BS
“Falar de Sergipe dá um orgulho danado. / Falar de seu povo, que é um povo arretado, / é uma gente brilhante / que emerge da terra a cada instante.”
Eis um trecho do roteiro em forma de cordel que conduziu a apresentação cultural, com cerca de sessenta integrantes revezando-se no palco entre dança, coral, quadrilha e muito forró. O texto foi criado em conjunto, ritmando as apresentações. O retrato em versos da jornada cinquentenária do kosen-rufu da localidade focalizou desde o momento em que Ikeda sensei decidiu cumprir o juramento ao seu mestre de levar esperança para o mundo; avanços e toda a riqueza cultural regional. “Foi um desafio enorme, tamanha a responsabilidade. Que alegria no final!”, frisam os jovens Hiago Vieira e Gabrielly Mota, que formaram a dupla condutora do cordel, além de atuarem nas danças.
O figurino foi produzido combinando tons cru e terra, e adereços coloridos, reaproveitando peças utilizadas por ocasião das festividades dos 45 anos da localidade. “Ficamos bem felizes com o resultado”, orgulha-se Maria Aparecida Rodrigues, responsável por esse setor.
Reprodução/Foto-RN176 Aracaju, SE. Dia de celebrar os cinquenta anos do kosen-rufu da localidade, tendo como local o auditório da Faculdade Pio Décimo – Foto: BS
Em toda a programação, jovens e veteranos eram só alegria. “Foi um divisor de águas em minha vida, feliz por ter persistido e poder entregar essa vitória ao Mestre”, disse a jovem Ingrid Almeida, manifestação reforçada por Victor Crispim: “A BSGI é uma grande família e me sinto orgulhoso por fazer parte”. Ambos se apresentaram nas performances de palco. Com energia de sobra, o casal de veteranos Nilson e Altair Nascimento, atuantes no jogral e coral, enfatizaram: “Em gratidão ao Mestre, nós vencemos”. O mesmo sentimento com que atuou nos bastidores a integrante da DF Gabrielli Maia.
A convenção encerrou-se ao ritmo da canção Saudação a Sensei, cravando o brado ecoado do coração de todos: “Ikeda sensei, agora é com a gente”.
Fotos: BS
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO