ROTANEWS176 12/04/2025 12:20 LIGA MONARCA DA BSGI DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto da Liga dos Monarca da BSGI
A todo instante, somos incentivados a buscar nossa vitória pessoal e a da organização por meio de ações concretas, com sabedoria, paciência e sem desistir. Afinal, a vitória é um direito de cada um. Esse processo faz parte da revolução humana. Mas o que seria revolução humana? O uso da expressão “revolução humana” se deu inicialmente pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.
Ao lermos os incentivos de Ikeda sensei, percebemos que o fator para a realização da nossa revolução humana é a persistência. Ele nos incentiva a ter sempre em mente que “Desta vez conseguirei” ou “Agora serei vitorioso!”. Outro fator é a unicidade de mestre e discípulo: diante desse fato, o presidente Ikeda ressalta que “O espírito do genuíno discípulo é aprender ativamente com o mestre, embasado na fé”.1
A Liga Monarca é o ponto que une a organização no compartilhamento da vitória absoluta, que significa vencer em todos os campos: pessoal, familiar, organizacional. Agora é o momento da vitória e quem cria este momento é você, sem depender de ninguém.
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 1.953, 30 ago. 2008, p. A2.
RM Belém Sul
O povo paraense é conhecido por sua animação, força e garra. Hoje, apresentamos as conquistas dos distritos que compõem a RM Belém Sul. A localidade conta com cinco distritos. Veja os pontos de atuação de cada distrito.
Distrito Marco
Reprodução/Foto-RN176 Foto dos Monarcas do Distrito Marco
Os integrantes do distrito se empenharam para concretizar os objetivos com a realização de visitas, diálogos e a recitação de daimoku. O resultado foi a participação dos membros na contribuição do Kofu, na assinatura dos periódicos e na concretização de novas famílias praticantes do budismo.
Distrito União
Reprodução/Foto-RN176 Foto dos associados do Distrito União
Com a conversão de uma simpatizante, a localidade se tornou monarca com o apoio da Divisão Sênior e com a concretização do objetivo no Kofu e nos periódicos, com destaque para as visitas familiares e para as reuniões de palestra.
Distrito Guamá
Reprodução/Foto-RN176 Foto dos Monarcas do Distrito Guamá
O distrito abraçou o direcionamento de não deixar ninguém para trás, realizando muitas visitas. Com as orientações do Mestre e de seus incentivos por meio dos periódicos, os integrantes comprovaram os resultados em todos os objetivos, especialmente com a concessão da Gláucia, membro da Juventude Soka.
Distrito São Brás
Reprodução/Foto-RN176 Foto do integrante do Distrito São Brás
Com apoio da Divisão Feminina, o distrito concretizou seu shakubuku e houve a participação efetiva dos membros na contribuição do Kofu e na assinatura dos periódicos. Destaque para a família Watanabe que, após o período da pandemia, manifestou o sentimento de dispor novamente sua residência para as reuniões.
Distrito Cremação
Reprodução/Foto-RN176 Foto do Distrito Cremação
Para completar a vitória na Liga Monarca, os líderes da localidade proporcionaram incentivos aos membros, e a vitória foi na participação de 40% dos membros no Kofu.
Liga Monarca também é movimento de visitas
A Sub. Noroeste, CNSP, é composta por quatro RM (Bandeirantes, Franco da Rocha, Jaraguá e Pirituba). Junto com os líderes de coordenadoria e de Sub., no dia 29 de março, foi realizado o movimento de visitas em toda a localidade.
Reprodução/Foto-RN176 Acima, reunião de partida para o movimento de visitas da Sub. Noroeste
Certa ocasião, Ikeda sensei respondeu à pergunta “O que distingue uma organização bem-sucedida?”. Eis a sábia resposta:
Os líderes que agem de forma comprometida, que se esforçam ao máximo, que tomam a liderança na realização de visitas familiares para oferecer palavras de incentivo e orientação são o que torna uma organização bem-sucedida.1
Veja fotos do movimento de visitas realizado na Sub. N
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria
Após cinco anos realizando as atividades no formato on-line, os membros das Comunidades Conquista e Morato retomaram de forma presencial, as reuniões de palestras. Abaixo, encontro comemorativo de março
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 1.578, 4 nov. 2000, p. 3.
Incentivo de Ikeda sensei
Criar causas para a vitória
Dependendo da situação, nutrimos dúvidas em nosso coração que nos impedem de enxergar um mar de possibilidades. Caso isso aconteça, precisamos tomar novo impulso, dialogar e alterar a rota da nossa vida.
A seguir, inspire-se com um incentivo que Ikeda sensei direcionou a um jovem líder que não visualizava vitórias em sua vida pessoal e na organização.
Em um diálogo, a um membro da SGI-Estados Unidos que estava se esforçando intensamente tanto no trabalho como nas atividades da organização, mas se sentia desapontado por não ver os resultados esperados, Ikeda sensei, ofereceu-lhe a seguinte orientação:
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria
Não se preocupe! As épocas nas quais você sofre e luta dessa forma, orando, empreendendo ações e trabalhando realmente com afinco são as maiores oportunidades para realizar a sua revolução humana e estabelecer progressos na transformação do seu carma.
Não há necessidade de se sentir impaciente. Esse é o momento de criar, segura e firmemente, as causas para a sua vitória futura — plantar as sementes que produzirão frutos mais tarde. [Ao se cultivar uma floresta], algumas das sementes podem ser levadas pelos pássaros. Se isso acontecer, simplesmente plante outras. Alguns brotos que surgirem podem ser destruídos pelas intempéries. Novamente, plante outros. Repetindo o processo várias e várias vezes produzirá, no fim, uma vasta floresta. Esse é um princípio do budismo.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria
A manhã sempre segue a noite. Acreditar que um novo dia nascerá é o espírito do Budismo Nichiren. O importante é não desistir, não se entregar. Mantenha-se sempre realizando alguma ação positiva. Contanto que continue tentando, conseguirá avançar. O fato de estar desafiando a si mesmo é a prova da vitória. Vencer significa jamais sucumbir ao derrotismo.
No curso da realização de nossa revolução humana, invariavelmente surgem todos os tipos de dificuldades e obstáculos. O presidente Ikeda assegura-nos reiteradamente que enfrentando de forma direta e desafiando com coragem tais adversidades, nosso estado de buda interior, que é o manancial da vitória na vida, brilhará intensamente.
Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.280, 20 jun. 2015, p. B1.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO