Agora é o momento de criar o futuro

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  07/07/2023 09:45                                                                        MATÉRIA DO GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO                                                                                                        Por Grupo Coração do Rei Leão  

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGES

Julho é uma época em que as crianças e os adolescentes iniciam o recesso escolar, realizam provas finais de semestre e ficam um pouco mais de tempo em casa com a família.

Nesse período, em que a rotina dos estudantes desalenta, nasce o momento ideal para criar oportunidades significativas de diálogos e de aprendizado, para descobrir hobbies em comum entre pais e filhos, assistir a séries ou a filmes e também para apresentar a história da Soka Gakkai, por exemplo.

Em inúmeros ensaios ou lendo a Nova Revolução Humana, encontramos exemplo de como Ikeda sensei e a Sra. Kaneko educaram seus filhos. Entrevistado por uma revista feminina, Ikeda sensei declarou: “‘A quantidade de recordações é mais importante do que o tempo de relacionamento.’ Para ele, mesmo sem ter tempo e por mais difícil que fosse, criar boas recordações com os filhos era uma atitude fundamental”.1

Nosso mestre afirma que “O que importa é o momento presente, não algum outro tempo no futuro’’.2 Os estudantes são o grandioso tesouro para o futuro, e o essencial agora é incentivar cada um deles a descobrir seu enorme potencial, dia após dia. O grande escritor Romain Rolland disse: “Viva o presente. Reverencie cada dia. Ame o presente, respeite o presente…”3

Nós temos, cada qual, uma inten-sa rotina: afazeres domésticos, reuniões no trabalho, atividades na organização; e, em alguns momentos, pensamos que não estamos dando conta. Contudo, aprendemos com o buda Nichiren Daishonin que o coração é o tesouro mais fundamental. Assim, nossas palavras e nossos pensamentos são o coração das nossas ações. Por isso, o mais importante é de que forma valorizamos e enaltecemos cada encontro, quais ações empreendemos para construir o futuro. Não amanhã, mas agora.

No livro Famílias Felizes, Crianças Felizes, encontramos um exemplo compartilhado por Ikeda sensei sobre a felicidade de Tsunesaburo Makiguchi e de Josei Toda, ao serem informados de que os membros estavam felizes devido às comprovações na prática da fé, e como deveria ser a convicção inabalável para a criação dos jovens sucessores:

Os presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda com frequência encorajavam, com lágrimas nos olhos, os amigos aflitos, considerando o sofrimento deles como se fossem seus. A maior alegria dos dois era ver aqueles aos quais haviam encorajado superarem suas dificuldades e iniciarem com coragem um novo caminho na vida. Essa é a maravilhosa tradição da Soka Gakkai. Vivi até hoje, apesar de minha saúde fraca, graças à oração resoluta e ao encorajamento do presidente Josei Toda, que por diversas vezes me disse: “Não deixarei você morrer!” e “Não morra jovem!”. O nosso sincero desejo de ajudar os amigos a superarem o sofrimento e a se tornarem felizes irá instilar neles, e em nós, a esperança e a coragem de viver, e assim abriremos amplamente o caminho para a felicidade mútua. Neste modo de vida brilha a suprema humanidade. O mesmo espírito se aplica à educação dos filhos. Devemos ouvir com toda sinceridade cada criança e partilhar de seus desafios. Essa atitude é o ponto de partida para todos os nossos esforços.4

Sendo assim, vamos valorizar cada encontro com os estudantes, não deixando passar nenhuma oportunidade para conhecer sua realidade, seus desafios, pois, com esse sublime ato de devoção, estamos contribuindo para criar o futuro.

Como pais e líderes, vamos vencer em nossa prática diariamen-te e incentivar nossos filhos e os jovens da organização com coragem, sabedoria e dinamismo.

Cuidem-se!

Matéria elaborada pelo Grupo Coração do Rei Leão da Coordenadoria Serra-Mar do Rio de Janeiro (CSMRJ)

Notas:

  1. Cf. Terceira Civilização, ed. 533, jan. 2013, p. 36.
  2. RDez, ed. 206, fev. 2019, p. 6-10.
  3. Cf. Brasil Seikyo, ed. 1.783, 12 fev. 2005, p. A4.
  4. IKEDA, Daisaku. Famílias Felizes, Crianças Felizes. São Paulo: Editora Brasil Seikyo,2022.

Foto: GETTY IMAGES