Agora é o momento ideal

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  10/04/2021 09:00

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Grande Montanha”, volume 30

PARTE 11

Nichiren Daishonin revelou que todos são igualmente dotados da vida do Buda, mostrando o caminho da consecução do estado de buda para as pessoas. Ou seja, ele indicou o caminho para alcançar a condição de felicidade absoluta. Assim, revelou o ensinamento capaz de fundamentar a “dignidade da vida” e a “igualdade entre pessoas”. Por isso, o budismo se torna o princípio fundamental e universal a alicerçar a construção da paz da humanidade.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI

Shin’ichi Yamamoto sentia a terrível natureza perversa e maligna oculta na concepção dos clérigos de dominar os adeptos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando avançava o controle ideológico no Japão que levou à aceitação do talismã xintoísta pelo clero da Nichiren Shoshu, o primeiro e o segundo presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, mantiveram o ensinamento correto e a doutrina verdadeira. Então, foram presos devido à opressão do governo militar japonês e, no final, Makiguchi faleceu na prisão. Foi sobre essa Soka Gakkai que os clérigos impuseram sucessivas sanções, de forma covarde e mesquinha, por exemplo, proibindo a peregrinação de seus membros ao templo principal.

Mesmo assim, no pós-guerra, a Soka Gakkai veio protegendo o clero e se dedicando sinceramente à Nichiren Shoshu, sempre desejando a concretização do kosen-rufu.

Os clérigos que se autodenominam discípulos atuais de Nichiren Daishonin perseguem a Soka Gakkai, que veio se empenhando na prática da propagação abnegada da Lei, exatamente em conformidade com o testamento do fundador do budismo. Tal situação inimaginável e absurda vinha acontecendo seguidamente desde a época da Soka Kyoiku Gakkai [precursora da Soka Gakkai].

Porém, aos olhos do budismo, tudo se torna claro. Daishonin se refere àquele que promoveria a destruição do budismo: “O ensinamento correto d’Aquele que Assim Chega não pode ser destruído por não budistas nem por inimigos do budismo; mas os discípulos do Buda, com certeza, podem destruí-lo. Conforme afirma um sutra, o leão só pode ser devorado pelos vermes que se criam dentro dele”.1

Ele diz que não são os não budistas nem as pessoas más que caluniam o budismo, mas os discípulos do Buda que realizam o trabalho de destruí-lo. Isso porque, conforme consta no sutra — “demônios malignos se apossarão das pessoas”2 —, o rei demônio do sexto céu entra no corpo dos clérigos e cria a desordem nas pessoas. Aqueles que têm o aspecto de clérigos pisoteiam o espírito de Daishonin e obstruem o kosen-rufu. A Soka Gakkai sofreu por causa da opressão irracional dos clérigos também na época de Josei Toda.

Shin’ichi recordou-se do que Toda sensei havia dito rigorosamente: “Sem a existência da Soka Gakkai, não haverá, de forma alguma, o desenvolvimento do kosen-rufu. Tentar destruir a Soka Gakkai, que é a Ordem budista harmoniosa, não é, em suma, obstruir o kosen-rufu?”.

PARTE 12

O presidente Shin’ichi Yamamoto visualizou o grande caminho da justiça Soka, e então dirigiu o olhar para as questões imediatas e emergenciais que o cercava: “Agora, o que devo priorizar, acima de tudo, é cessar os ataques desumanos dos clérigos e proteger os membros. Foi para isso que a Soka Gakkai veio aceitando as diversas exigências do clero e fazendo várias concessões”.

A cada vez que ele ouvia sobre os atos de violência cometidos por maus clérigos contra os membros das localidades, sentia uma dor dilacerante no coração. Shin’ichi podia imaginar o semblante de sofrimento e de aflição dos companheiros, e os gritos de tristeza e de raiva deles ecoavam em seus ouvidos. Todos os esforços acumulados visando sair dessa situação até aquele momento foram em vão devido às afirmações do vice-presidente Genji Samejima.

“É a Soka Gakkai que Toda sensei disse ser a organização mais importante que sua própria vida. É preciso continuar protegendo, absolutamente, esta Soka Gakkai e seus membros. Quais são os caminhos existentes para isso?”

Se fosse para o bem dos estimados membros, ele não temia encarar o fogo cerrado. Se necessário, estava decidido a assumir, sozinho, a responsabilidade por tudo. Esse era seu juramento imutável desde o dia em que se levantou como terceiro presidente.

Pode-se dizer que nessa época a Soka Gakkai havia alcançado o apogeu.

No Japão, a Soka Gakkai havia se tornado, tanto em nome como de fato, a monarca do mundo religioso e uma sólida grande força pela paz. A rede de solidariedade Soka, que fincou raízes no grande solo do povo, expandia-se agora rumo ao mundo.

O estudo do budismo em ação havia se enraizado como filosofia e modelo de vida dos membros. Com a profunda consciência pelo kosen-rufu, um grande número de extraordinários talentos havia se desenvolvido, atuando e contribuindo nos mais variados campos da sociedade. Os movimentos Soka de grande amplitude social em prol da paz, cultura e educação, que têm como base o budismo, recebiam elevado reconhecimento, e os círculos de simpatia e de louvor à Soka Gakkai haviam se expandido amplamente.

Assim, a Soka Gakkai recebia o ano de 1979, que marcava a auspiciosa conclusão dos “Sete Sinos”, em seu auge. Shin’ichi tinha plena confiança de que poderia comunicar com orgulho, a qualquer momento, a vitória ao seu mestre, Josei Toda. A forte determinação de corresponder a ele era sua força motriz.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo. v. I, p. 318, 2.014.

2.Ibidem, p. 327.