Airbus A320 sofreu acidente impensável em seu primeiro ano de serviço

VÍDEO: NA INTEGRA DO ACIDENTE DO A320! –

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 12/03/2022 17:30                                                                                                    Por Thiago Vinholes

Aeronave então recém-adquirida pela Air France se chocou contra árvores após realizar passagem em baixa altitude durante o Habsheim Air Show, na França, em 1988; acidente deixou três mortos e causou polêmica sobre uso do sistema fly-by-wire

Reprodução/Foto-RN176 Momento em que o A320 da Air France atinge a copa das árvores no fim da pista do aeródromo de Mulhouse-Habsheim (reprodução)

Há quase 34 anos, o que deveria ser um espetáculo para o público entusiasta da aviação e um momento de exaltação e prestígio da indústria aeronáutica europeia acabou em desastre. No dia 26 de junho de 1988, um jato Airbus A320 recém-adquirido pela companhia aérea Air France caiu diante dos olhos e câmeras de milhares de espectadores durante o Habsheim Air Show, na França.

Foi um acidente chocante, sobretudo pelo fato de o A320 ter estreado no transporte comercial somente dois meses antes e ser considerado um projeto disruptivo. Uma tragédia como essa, ocorrida em tão pouco tempo de serviço, poderia colocar em cheque o futuro da aeronave que depois de três décadas se tornaria o jato comercial mais vendido do mundo com mais de 12.000 unidades entregues.

A aeronave com registro F-GFKC era o nono modelo A320 concluído pela Airbus e o terceiro exemplar incorporado na frota da empresa, que recebeu o aparelho somente dois dias antes do acidente.

Naquele fatídico dia, o A320 em questão havia sido escalado para o voo 296Q da Air France. Era uma viagem de demonstração para passageiros e promoção da então novíssima aeronave da Airbus, que havia estreado no serviço comercial a cerca de dois meses. O trecho começou no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e rumou para o Aeroporto Basel-Mulhouse, no leste da França, onde a aeronave embarcou 130 passageiros.

A maioria dos ocupantes a bordo era formada por jornalistas e pessoas (incluindo várias crianças desacompanhadas) que haviam sido sorteadas numa rifa para voar no avião. Sob o comando do jato estavam o capitão Michel Asseline e Pierre Mazières, piloto-sênior da Air France que naquele dia acompanhava o trajeto atuando como primeiro-oficial. Ambos eram muito experientes e somavam até aquele momento mais de 10.000 horas de voo e 20 anos de carreira na Air France.

O plano previa que o A320 voasse para o Aeroporto Basel-Mulhouse, decolasse novamente e sobrevoasse em baixa altitude duas vezes o aeródromo de Mulhouse-Habsheim, onde acontecia o show aéreo. Em seguida, o jato faria um voo panorâmico ao redor do Mont Blanc e depois retornaria para Basel-Mulhouse para desembarcar os passageiros e posteriormente voltaria a Paris.

Reprodução/Foto-RN176 Uma rara imagem do A320 F-GFKC; avião caiu dois dias após ser entregue (Autor desconhecido)

Depois de terminar a sequência de inicialização da aeronave em Basel-Mulhouse, Asseline ativou o sistema de alto-falantes para informar os passageiros: “Senhoras e senhores, olá e bem-vindos a bordo deste Airbus A320, número três da série da Air France, e que está em serviço há apenas dois dias. Em breve decolaremos para um pequeno voo turístico com partida no aeroclube de Habsheim, onde faremos dois sobrevoos para demonstrar a continuidade da aviação francesa e, em seguida, faremos um tour pelo Mont Blanc, dependendo das condições climáticas e do tráfego aéreo. Desejo a todos um voo muito agradável”.

Às 14h41, o voo 296Q da Air France decolou da pista do Aeroporto Basel-Mulhouse e virou para o norte em direção a Habsheim, que ficava a apenas cinco minutos de voo. Os pilotos precisavam rapidamente ter contato visual com a pista onde seria feito o sobrevoo a tempo de descer de 1.000 pés (304 metros) para 100 pés (30 m). Entretanto, eles pareciam estar confusos sobre a localização do aeródromo que sediava o evento.

“Você está a oito milhas náuticas de lá, você logo verá, ali está a estrada”, avisou Mazières. Uma autoestrada que passava por ambos os aeroportos servia de referência visual aos pilotos. “Vamos deixar a autoestrada à esquerda, não é… é à esquerda… não, à direita da auto-estrada”, disse Asseline, conforme ficou registrado no gravador de voz do cockpit.

Às 14h44, Asseline comentou com seu colega no cockpit: “Aí está o aeródromo, está lá, você entendeu?”. Nesse ponto, eles estavam a apenas um minuto da pista, então Asseline puxou os manetes de volta para marcha lenta dos motores e colocou o avião em uma descida rápida. Do outro assento, Mazières ajustou os flaps e baixou o trem de pouso.

Foi neste momento que o capitão do A320 observou que os espectadores no evento não estavam alinhados ao longo da pista 02, mas sim ao lado da 34R, uma pequena pista de grama que cruzava a 02 em um ângulo de 40°. No último minuto, o piloto virou o jato ligeiramente para a esquerda para se alinhar com a pista 34R.

Reprodução/Foto-RN176 O A320 da Air France, momentos antes do acidente: baixo demais ( Reprodução)

Momentos depois, o A320 se aproximou de 100 pés de altitude, mas Asseline não controlou adequadamente sua taxa de descida. “Ok, você está a 100 pés aí, assista, observe”, disse Mazières. “Cem metros”, alertou o sistema de rádio altímetro da aeronave, que continuou com os avisos sobre altitude enquanto o avião descia: “Cinquenta. Quarenta. Trinta…”

Asseline conseguiu estabilizar a aeronave para o sobrevoo quando estava a apenas 30 pés (9 metros) acima do solo, muito abaixo dos 100 pés previstos no plano de voo, e iniciou o sobrevoo sobre a pista. Foi então que os pilotos perceberam que havia uma floresta além de área de escape do aeródromo.

Ciente da situação de risco, Asseline avançou os manetes dos motores ao máximo para recuperar a altitude. No entanto, são necessários cerca de oito segundos para os turbofans do A320 acelerarem da marcha lenta para a potência total. Mas os pilotos não tinham esse tempo de sobra. A aeronave sobrevoou a pista no que parecia uma elegante manobra e foi direto para a floresta. “Merda!”, gritou o capitão, no que foi a última palavra capturada pelo gravador de voz antes da queda.

RN176; Assista o vídeo do acidente do Airbus A320 da Air France que tinha  decolado, o voo 296Q ás 14h41 da pista do Aeroporto Basel-Mulhouse, depois de um ano no mercado da aviações teve o seu  primeiro acidente da empresa-europeia. Comente esse acidente do Airbus A320 em seu próprio local de fabricação?