Airbus A321 é convertido em cargueiro para a Azul Cargo Express

ROTANEWS176 16/10/2024 16:10                                                                                                                                Por Alberto Polo Júnior

Mais modernos, novos cargueiros são mais eficientes que antiga frota de Boeing 737-400F

 

Reprodução/Foto-RN176 Airbus A321 convertido para cargueiro (Azul)

A Azul Cargo Express recebeu seu primeiro Airbus A321P2F cargueiro. O modelo aterrissou no Aeroporto de Confins (MG) e entrará em operação em fevereiro de 2025. É o primeiro de dois A321 cargueiros da empresa. O próximo será entregue em novembro.

Ambas as aeronaves pertenciam à China Southern Airlines, foram convertidas de passageiros para cargas e agora exibem uma pintura especial da empresa, em tons de azul.

“A chegada de um novo avião é sempre motivo de orgulho e comemoração, significa que estamos cada vez mais perto de oferecer as melhores oportunidades e muito mais capacidade para atender os nossos atuais e novos Clientes. São aeronaves modernas, com mais espaço, confiabilidade e que ainda possuem autonomia para voos internacionais. Com os dois cargueiros, vamos promover uma transformação logística no país e estamos prontos para entregar aos brasileiros ainda mais agilidade” afirmou Izabel Reis, Diretora da Azul Cargo Express.

Segundo a Azul Cargo Express, os dois A321 cargueiros vão aumentar a capacidade operacional, proporcionando mais rapidez nas entregas e novas oportunidades para os clientes.

Os Airbus A321P2F podem transportar até 27 toneladas, têm disponibilidade para 14 posições de pallets e uma capacidade volumétrica total de 212 m³.

O ganho em relação à antiga frota de Boeing 737-400F da empresa é expressivo: aumento de 39% na capacidade de peso, 50% na capacidade volumétrica e uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada, além de uma elevação de mais de 20% na utilização diária.

Também há uma redução significativa nas emissões de CO2, com uma economia de até 9.000 toneladas por ano por aeronave, considerando o mesmo volume de carga.

Como a Azul já utiliza os modelos da Airbus para passageiros, há ganhos em manutenção de linha, hangar com os mesmos técnicos e habilitações, pilotos com as mesmas licenças e escala única para os dois tipos de operação, além do estoque e suprimento de peças, componentes aeronáuticos, estrutura e suporte operacional.

Com 15 anos recém completados, a Azul Cargo Express atua em mais de 5.000 municípios e possui 330 lojas, com entregas em até 24 horas para 2.000 cidades.

FONTE: AIRWAY