ROTANEWS176 E POR AIRWAY 01/07/2023 15:01 Por Thiago Vinholes
Apelidado de “A200M”, projeto FASETT propõe uma aeronave multimissão para complementar as atividades do A400M Atlas na Europa.
Reprodução/Foto-RN176 Projeto FASETT pede uma aeronave de médio porte para complementar as missões do A400M Atlas na Europa (Divulgação)
O Fundo de Defesa Europeu anunciou nesta semana o investimento de 30 milhões de Euros para impulsionar o projeto FASETT (Future Air System for European Tactic Transport), que pode originar um novo cargueiro tático da mesma categoria do Embraer KC-390 Millennium. A iniciativa, que envolve 33 empresas europeias, é liderada pela Airbus Defense & Space.
A fase inicial do projeto deve transcorrer pelos próximos 18 meses, durante os quais será realizada uma análise de viabilidade técnica e de mercado. Caso aprovado, o desenvolvimento completo da aeronave está previsto para ocorrer entre 2030 a 2040. A imprensa europeia chama o avião informalmente de “A200M”, sugerindo uma versão compacta do Airbus A400M Atlas.
O FASETT é proposto para substituir aeronaves de transporte militar em serviço com as forças armadas de nações da União Europeia, tais como o C-130 Hercules, Leonardo C-27 Spartan e o Airbus C295. Detalhes sobre motorização e desempenho ainda não foram definidos. Diz-se apenas que o aparelho oriundo do projeto deve ser capaz de complementar as atividades do A400M, que é uma aeronave multimissão de grande porte e longo alcance – e por isso mais onerosa.
Reprodução/Foto-RN176 O KC-390 estreou com a Força Aérea Brasileira em 2019; próximo operador será Portugal (Embraer)
Na busca por novas aeronaves de transporte táticos, as forças aéreas da Europa vêm se dividindo entre o C-130J e o KC-390. Por ora, o avião brasileiro já foi encomendado por Portugal e Hungria, além de ter sido selecionado pela Holanda – que deve concluir a compra do Millennium neste ano. O projeto FASETT, portanto, pode quebrar essa hegemonia na categoria que tem basicamente somente as opções de aviões da Lockheed Martin e da Embraer.