Alcance do míssil da Coreia do Norte surpreendeu Pentágono

Porta-voz militar americano afirmou que o foguete Hwasong-14 é de um tipo ‘nunca visto antes’. Segundo Pyongyang, projétil tem capacidade para atingir EUA

LESTE ASIÁTICO

VEJA E ROTANEWS176 05/07/2017 19:O4

Reprodução/Foto-RN176  O ditador norte-coreano Kim Jong Un observa o teste-fogo com o míssil balístico intercontinental Hwasong-14 em imagem divulgada pela Agência de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) em Pyongyang – 04/07/2017 (KCNA/Reuters)

A reação inicial dos Estados Unidos ante o míssil testado na terça-feira pela Coreia do Norte, de ceticismo e desdém, mudou drasticamente nas últimas 24 horas. Por um lado, o presidente Donald Trump passou do tom jocoso em que questionou se o presidente Kim Jong-un “não tem algo melhor para fazer com sua vida?” para a ameaça “é preciso acabar com esse absurdo de uma vez por todas” que acompanhou a simulação de um ataque reativo a Pyongyang. Por outro, o Pentágono, que no momento imediato ao lançamento duvidou do alcance do foguete, voltou atrás e confirmou que se tratava de um projétil de longa distância.

Agora, o governo americano avalia que o míssil intercontinental é uma novidade no arsenal do regime de Kim Jong-un e pode representar uma ameaça real. O capitão Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, indicou que o míssil, que teoricamente poderia alcançar o Alasca, é de um tipo “nunca visto antes”, informou a CNN.