ROTANEWS176 25/01/2025 08:50 EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Banner azul com a palavra “Editorial” escrita no meio, em branco
Estamos próximos de concluir o significativo mês de janeiro, período em que renovamos a determinação de avançar nas diferentes áreas da vida. É também o momento em que a disposição de transformar os dramas pessoais e a de contribuir para que mais pessoas experimentem os benefícios da prática budista revigoram.
Na mensagem de Ikeda sensei, publicada no Brasil Seikyo de Ano-Novo de 2013, com o título Vamos Alçar um Novo Voo rumo à Paz Mundial, consta:
A “ação” é a essência do Budismo Nichiren. Como praticantes desta filosofia, transformamos nossos próprios problemas e sofrimentos em fonte de benevolência e sabedoria para encorajarmos os outros. Transformamos até o nosso carma em missão para buscarmos o caminho da revolução humana — o mais difícil e fundamental desafio da transformação interior — e procuramos inspirar os outros a fazer o mesmo.1
Os membros de toda a organização estão motivados com a diretriz de atuação de expandir os ensinamentos de Nichiren Daishonin em solo brasileiro, e fazer a organização avançar “Cinquenta anos em cinco”, como orientado pelo presidente da BSGI, Miguel Shiratori:
Nosso principal objetivo é a construção de uma sociedade de respeito pela vida e pelos seres humanos. Para isso, uma das principais ações que podemos empreender no dia a dia é transmitir a filosofia de vida para todas as pessoas que encontrarmos. Nosso propósito é ajudá-las a despertar e reconhecer que, nas profundezas de cada indivíduo, existe o estado de buda para elevar sua condição de vida e conquistar a felicidade. Nesse sentido, em todas as localidades, nós, membros da BSGI, mantemos sempre bem alto a bandeira do humanismo, buscando fazer brotar as flores de “valores humanos” na sociedade.2
A ação — assim como Ikeda sensei orienta —, aliada ao planejamento e à oração, é a que nos permitirá concluir 2025 repletos de avanços, tanto no aspecto individual como no organizacional.
Assim sendo, as integrantes da Divisão Feminina (DF) têm participação fundamental no processo de avanço e crescimento da organização no Brasil. Em virtude dessa importante missão, BS publica Especial sobre o Dia da Divisão Feminina da BSGI, a ser comemorado em fevereiro. Leia mais na p. 8.
Nossa expectativa é que a decisão firmada no início do ano seja determinante e consistente ao longo de 2025, e que possa materializar por meio da oração combinada com a energia da ação, resultados vibrantes e transformadores. Boa leitura!
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.160, 1º jan. 2013, p. A1.
- Idem, ed. 2.673, 31 dez. 2024, p. 3.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO