ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 28/03/2020 8:20
EDITORIAL
Se perguntar ao Google o que é família, ele lhe responderá que é um “grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto”. Segundo o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda: “A família é um porto de segurança e de esperança necessário na vida. É uma fortaleza de felicidade e de paz; um ambiente para se revitalizar, recarregar as baterias todos os dias (…) um castelo de harmonia e crescimento”.1
Em consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus, as autoridades de saúde recomendam o isolamento social. A proposta é incentivar as pessoas a ficar em sua casa, evitando o contato físico com outros grupos, além dos que “convivem sob o mesmo teto”; isto é, interagir apenas com a família.
Para muitos, isso pode soar desafiador — por não ser um hábito corrente em tempos normais ou porque, apesar do esforço de alguns, a tal sonhada harmonia familiar ainda está longe de ser realidade em seu lar. Por esse motivo, esta edição do BS se propõe a falar sobre esse assunto e a incentivá-lo a cultivar um ambiente saudável, de diálogo e de convívio. Acompanhe também como as famílias que praticam o Budismo de Nichiren Daishonin têm encontrado a força necessária para vencer esse momento desafiador por meio da recitação do daimoku e da leitura dos periódicos e compartilhado esperança com os amigos mesmo a distância. Leia e se inspire nas p. 6 e 7.
Existem famílias de todos os formatos e tamanhos, dentre elas, muitas pessoas moram sozinhas. A esse respeito, Ikeda sensei nos encoraja: “Contudo, pertencemos à família Soka. Estamos ligados pelo laço de vida mais profundo e belo de todos — nosso juramento do ‘tempo sem início’. Em nossa família de criação de seres humanos de valor, um compartilha as adversidades do outro, um enaltece o crescimento do outro; os membros se unem para vencer dificuldades e se estimam”.2
Que as próximas páginas sejam como o alicerce de uma casa e lhe ofereçam a base para construir seu “castelo de harmonia e de crescimento”.
Notas:
- BS, ed. 2.352, 31 dez. 2016, p. B1 a B4.
- Ibidem.