ROTANEWS176 01/11/2023 14:01
Apesar de nossos melhores esforços para examinar os céus em busca de sinais de vida extraterrestre, a ciência não conseguiu ainda, mas…
Reprodução/Foto-RN176 Crédito da imagem ilustrativa: n3m3/leonardo.ai
Os cientistas apresentaram várias teorias sobre o porquê disso. Em 1950, o físico ítalo-americano Enrico Fermi apontou a discrepância entre o fato de que ainda não tropeçamos na vida e a aparente probabilidade dela existir em algum lugar do universo incrivelmente expansivo.
Mas aqui está uma ideia que vira o paradoxo de cabeça para baixo: talvez estejamos olhando para o problema da maneira errada, com alguns astrônomos sugerindo agora que os alienígenas podem já ter nos avistado, embora continuemos a ignorá-los.
Controle de solo
Por um lado, se existir vida extraterrestre inteligente, não seria particularmente difícil nos detectar.
Durante bem mais de um século, a humanidade deu a conhecer a sua existência transmitindo sinais de rádio para o espaço com abandono. Como relata a BBC, isso é especialmente verdadeiro no período entre 1900 e a Segunda Guerra Mundial, quando os transmissores de rádio tiveram que emitir sinais poderosos para compensar os receptores relativamente primitivos.
Depois, há as numerosas naves espaciais que enviamos através do sistema solar – e além, no caso das sondas Voyager 1 e 2 da NASA – cada uma equipada com os seus próprios transmissores. No início deste ano, Howard Isaacson, astrônomo da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriu que as viagens das sondas Voyager terão tecnicamente alertado mais de 1.000 estrelas sobre a nossa existência até ao ano 2300.
“O sinal iria definitivamente parecer artificial”, disse ele à BBC, acrescentando que daqui a apenas oito anos, a estrela mais próxima de nós teria tido tempo suficiente para receber os nossos sinais e devolver uma mensagem.
Sinais reveladores
Além das transmissões de rádio, os astrônomos alienígenas também podem ter nos localizado usando técnicas humanas semelhantes às usadas pelos astrônomos para detectar exoplanetas orbitando estrelas próximas. Ou poderiam ter analisado a atmosfera da Terra, descobrindo sinais de oceanos líquidos que poderiam abrigar vida.
Outros especialistas sugerem que os extraterrestres poderiam detectar-nos a partir da riqueza das luzes das cidades que emitem sódio, um sinal revelador de uma civilização avançada, ou da nossa poluição, uma preocupação dos nossos próprios cientistas do Instituto SETI.
A ficção científica há muito explora a possibilidade da vida alienígena nos visitar com resultados muitas vezes catastróficos. Os cientistas têm debatido acaloradamente se deveríamos fazer um esforço ativo para nos darmos a conhecer a uma possível vida alienígena, dados os riscos inerentes.
Talvez seja tarde demais, com os alienígenas já nos avistando – mas optando por não divulgar sua existência.
FONTE: OVNIHOJE