ALPINISTA ESTABELECE NOVO RECORDE AO ESCALAR O MONTE EVEREST PELA 30ª VEZ

ROTANEWS176 29/05/2024  03:20                                                                                                                              Por Maria Paula Azevedo com supervisão de Thiago Lincolins

O pico do Monte Everest, localizado no Nepal, tem 8.849 metros de altura; essa foi a segunda vez que Kami Rita completou a subida em 10 dias

Reprodução/Foto-RN176 O alpinista Kami Rita – Reprodução/Instagram/kamiritasherpa

Nesta quarta-feira, 22, Kami Rita terminou de escalar o Monte Everest pela 30ª vez, estabelecendo um recorde mundial. Além do feito histórico, essa foi a segunda vez que o guia completou a subida em apenas 10 dias.

Conforme repercutido pela CNN Brasil, os alpinistas tradicionais costumam levar vários dias para atingir o pico da montanha, e é raro que alguém realize mais de uma subida em um pequeno espaço de tempo.

Segundo informou Khim Lal Gautam, autoridade do turismo nepalês, Kami Rita, de 54 anos, havia escalado o Everest pela 29ª vez há pouco mais de uma semana, no dia 12 de maio. Dias depois, ele alcançou novamente o pico de 8.849 metros pela tradicional rota do cume sudeste.

Leia mais sobre o Monte Everest:

RN176; –  Alpinista russo morre em acampamento no Monte Everest, diz autoridade

RN176; –  Mexicana escala três montanhas mais altas do mundo e entra para o Guiness Book

RN176; –  Alpinistas conquistam um dos picos mais desafiadores do Himalaia

RN176; –  A tragédia dos mortos do Everest

 

Ele “quebrou seu próprio recorde, isso marca sua 30ª ascensão ao topo do mundo”, afirmou Gautam, que atua como chefe do escritório de campo de monitoramento e facilitação de expedições no acampamento base, em uma publicação no X, antigo Twitter.

Outros detalhes

Em 1994, o alpinista subiu o Everest pela primeira vez, e, desde então, realiza a escalada quase todos os anos, exceto quando as autoridades locais interditaram a montanha por uma série de motivos em três anos.

O alpinismo é uma atividade turística crucial no Nepal, proporcionando uma fonte significativa de renda e emprego, além de destacar sua posição como lar de oito dos 14 picos mais altos do mundo.

FONTE: AH