ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/11/2022 14:25 NOTÍCIA DA REDAÇÃO
Escuta ativa sedimenta a força de atuação e os resultados do Distrito Sumaré
Reprodução/Foto-RN176 Integrantes do Distrito Sumaré – Foto: Colaboração local
Distantes pouco mais de cem quilômetros da capital paulista, encontram-se os municípios de Sumaré e de Nova Odessa, que, juntos, integram o Distrito Sumaré, RM Americana. Nessa organização de base da BSGI [Distrito Sumaré], destaque da edição, o cuidado de prezar cada pessoa, com apoio e abraço em todos os momentos e com a união, gera um ambiente caloroso e de resultados.
“O mundo se transforma a partir do ato de ‘encontrar-se’”.1 O título é de poema de autoria do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda. Foi publicado na primeira edição física do Brasil Seikyo, em maio deste ano, após o período crítico de três anos de distanciamento imposto pela pandemia da Covid-19. As lideranças locais do Distrito Sumaré se unem ainda mais em torno das palavras do Mestre e apoiam os blocos para o reencontro tão aguardado.
O Bloco Nova Odessa, pertencente à comunidade de mesmo nome, foi o primeiro. A expectativa era tanta e, assim que os encontros presenciais foram liberados pela organização, todos se uniram na recitação do daimoku, vida a vida, em uníssono. O encontro fez a alegria da dona de casa Maria Zilda Alcântara, 71 anos, membro da DF do bloco. Ela, que não estava participando das reuniões on-line pela dificuldade de uso de aplicativo, conta: “Se não fosse o daimoku, não teria conseguido suportar a fase da pandemia, que me trouxe muito medo. Eu me sinto renovada agora nesse retorno”. Maria Zilda relata ainda que, ao sentir falta das reuniões presenciais, se agarrou à leitura dos incentivos de Ikeda sensei. “Fiquei emocionada com a surpresa da edição especial do Brasil Seikyo que recebemos. Minhas paixões são o BS e a revista Terceira Civilização, os quais não deixo de assinar, desafiando as adversidades financeiras. Leio tudo, não deixo nada para trás”, enfatiza Maria Zilda, que fez questão de a primeira reunião de recitação do daimoku ser realizada em sua residência.
Outro bloco da Comunidade Nova Odessa que se organizou para a reunião de palestra presencial foi o Bela Vista. Nem se cogitou transmissão on-line, pois o desejo era mesmo de um abraço; e com a confirmação de todos para o grande dia, o objetivo se concretizou.
Companheirismo
A união de forças e os incentivos contagiantes se fizeram presentes também no encontro da Comunidade Rebouças. Durante o período pandêmico, revelam os líderes, alguns veteranos enfrentaram problemas de saúde grave e, mesmo com dificuldades de mobilidade ou em fase de recuperação, com apoio dos familiares e amigos da comunidade, não hesitaram em participar do encontro presencial. “Era nítido o semblante de vitória, de felicidade e de gratidão dos participantes desses maravilhosos reencontros”, salienta Ozéias Fernando Coelho, líder da comunidade.
Reprodução/Foto-RN176 Momentos das atividades presenciais e híbridas realizadas nos blocos e comunidades do Distrito Sumaré – Foto: Colaboração local
O ambiente Soka de pleno acolhimento é cada vez mais fortalecido, frisam as lideranças locais. Recentemente, faleceu uma veterana da localidade e a filha dela, que nos últimos anos se dedicava aos cuidados da mãe, sentiu-se abraçada pelos amigos da Gakkai. Em gratidão à história e à luta da mãe, renovou decisão e está realizando a prática diária do Nam-myoho-renge-kyo e participando das reuniões. “A cada encontro, a gente percebe quão importante é esse movimento da Soka Gakkai de apoiar e proteger as pessoas que sofrem. A luta na base é revigorante”, ressalta a responsável pela Divisão Feminina (DF) do Distrito, Kelly Akamine.
Reprodução/Foto-RN176 Membros recebem o BS físico – Foto: Colaboração local
No fortalecimento dos companheiros por meio da entrega do BS e da TC, das visitas de incentivo e das atividades presenciais, os membros do Distrito Sumaré avançam de forma gradativa, espontânea e segura, com o uso de máscara e os devidos cuidados aos detalhes nos locais de realização das reuniões. As lideranças optam por disponibilizar a transmissão remota das atividades presenciais, respeitando a necessidade dos membros que não podem comparecer. “Compreendemos que as pessoas querem se reencontrar e que estamos vivenciando desafios em uma nova realidade. É um momento em que não podemos perder a oportunidade de estar com as pessoas. Nosso maior desejo é abraçar a todos, não deixar ninguém de fora, e que possamos participar com alegria e conquistar a vitória juntos.” Visualizando 2023 e rumo a 2030, renovam a disposição de “incentivar os companheiros para o avanço na expansão do kosen-rufu da localidade, sempre prezando cada pessoa”.
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.610, 14 maio 2022, p. 3.
Fotos: Colaboração local