ROTANEWS176 E POR ESTADÃO CONTEÚDO 05/012020 09h01 Por Isabela Palhares
Entre os aprovados no ano passado, 31,5% já haviam feito a prova uma vez; 2ª fase da prova tem início neste domingo
SÃO PAULO – Considerada uma das provas mais difíceis do País, começa neste domingo a segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo ( Fuvest). Com um dia de exame de disciplinas específicas para cada carreira escolhida, o grau de dificuldade é avaliado como um dos mais exigentes. As estatísticas de anos anteriores mostram que mais de 60% dos que fizeram matrícula já haviam feito a prova anteriormente.
SAIBA MAIS
Bolsonaro diz que livros didáticos têm “muita coisa escrita”
Bolsonaro poderá nomear 33 reitores em 2020 após nova MP
MEC publica novas regras para o Fies
Após ano turbulento, por que 2020 será decisivo para a educação no Brasil
MP 914 é alvo de mandado de segurança enviado ao STF
Reprodução/Foto-RN176 Candidatos realizam a prova da FUVEST, realizado no Cidade Universitária (USP) em São Paulo, SP Foto: Ronaldo Silva / Futura Press
Entre os alunos que foram aprovados no ano passado, 31,5% já haviam feito a prova uma vez e 28,7% tinham feito mais de duas vezes. Além disso, entre os que conseguiram a aprovação logo após terminar o ensino médio, 16,2% fizeram a prova como treineiro no ano anterior. Os dados comprovam as dicas e as principais recomendações dos professores de cursinho, de que o treino é fundamental para a aprovação na Fuvest.
Nesta segunda etapa, todas as questões são dissertativas. No primeiro dia, os candidatos realizam a prova de Língua Portuguesa e a redação. No segundo dia, fazem disciplinas específicas de cada carreira.
Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, diz que, além do alto grau de exigência das questões, o formato da prova, com questões dissertativas, também desafia os candidatos. “As principais provas do País, como o Enem e inclusive a primeira fase da Fuvest, são de múltipla escolha. O aluno treina muito nesse formato.”
A lista de aprovados para a segunda fase da Fuvest foi divulgada no dia 9 de dezembro, deixando menos de um mês de preparação para a última etapa. Alvarez diz que o aluno deve se dedicar nesse período para revisar conteúdos das disciplinas específicas e refazer provas de anos anteriores para se acostumar ao formato. “Ele estudou durante todo o ano, o candidato sabe o que precisa saber.”
A prova de Língua Portuguesa e a de redação, feitas no primeiro dia, equivalem a cerca de um terço do peso da nota final e são apontadas como o principal diferencial nos cursos mais concorridos da Universidade de São Paulo (USP). Segundo levantamento do cursinho Poliedro, em alguns cursos a redação equivale a 13% da nota e Português, a 18%.
A USP oferece 11.147 vagas em 106 carreiras. A lista de aprovados na segunda fase da Fuvest sai no dia 24 de janeiro. Essa é a data da primeira chamada. A segunda chamada acontece no dia 31 de janeiro. E a terceira chamada é no dia 7 de fevereiro.