Após 9 anos, ex-atleta O. J. Simpson é libertado nos EUA

ROTANEWS176 E AGÊNCIA ANSA 01/10/2017 12:25

Ex-jogador de futebol americano ganhou liberdade condicional

Após nove anos na prisão, o ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, 70, está livre novamente. Condenado a 33 anos de cadeia por roubo a mão armada e sequestro, ele foi beneficiado com a liberdade condicional e deixou a penitenciária de Lovelock, em Nevada, pouco depois da meia-noite deste domingo (1º).

Segundo um porta-voz do centro de detenção, a libertação ocorreu de madrugada para evitar a atenção da imprensa e “garantir a segurança dos cidadãos”. Simpson ganhou a condicional em julho passado, graças a seu histórico de bom comportamento atrás das grades.

Na audiência que definiu sua soltura, o ex-atleta, por meio de videoconferência, pediu perdão pelos seus crimes e garantiu que “nada disso” teria acontecido se ele tivesse mais “bom senso”. Os quatro membros da comissão que analisou o pedido de liberdade condicional aprovaram o benefício.

Reprodução/Foto-RN176 Na audiência que definiu sua soltura, ex-atleta pediu perdão pelos seus crimes

Em 1995, Simpson foi absolvido dos assassinatos da ex-esposa Nicole Brown e de seu amigo Ronald Goldman, ocorridos um ano antes. O processo foi alvo de uma intensa cobertura midiática e aconteceu após uma perseguição hollywoodiana, dividindo a opinião pública norte-americana.

Recentemente, o caso virou tema do documentário “O povo contra O.J. Simpson”, vencedor do Oscar em sua categoria em 2017.

Goldman e Brown foram mortos a facadas, mas a arma usada nos crimes nunca foi encontrada. Mais tarde, em 2008, Simpson seria preso por um assalto a mão armada em um cassino de Las Vegas. Ele alegava que seu objetivo era impedir a venda de artigos esportivos que lhe pertenciam, porém acabou condenado a 33 anos de cadeia.