ROTANEWS176 E POR BRASILSEIKYO 02/02/2019 23:00
Participaram da atividade associados de todas as coordenadorias, que estudaram os temas do DEB de 2019
O céu já mostrava que sábado, dia 26, seria mais um dia ensolarado quando os primeiros participantes do Aprimoramento para Explanadores de Graus Avançados do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI começaram a chegar no Centro Cultural Campestre, em Itapevi, SP. Vindos de diversos cantos do país, os associados ouviram explanações de Yoshinori Kanno, coordenador do DEB da BSGI, Paulo Endo, coordenador geral do DEB, Ricardo Miyamoto, Giro Otani e Reginaldo Tateigi, vice-coordenadores do DEB.
O encontro foi dividido em três módulo: “Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra”; “juramento Seigan “ e “Unicidade de Mestre e Discípulo”. Pela manhã foram abordados os temas “juramento Seigan” e “A Missão de Edificar a Paz e a Tranquilidade da Humanidade”. Além da expectativa da BSGI com relação à liderança do DEB em todas as localidades neste ano, são também objetivos do DEB.
- Tornar o estudo do budismo um aliado para a vitória dos membros.
- Fazer o Gosho e a Nova Revolução Humana presentes na vida de cada associado.
- Facilitar o acesso ao material de estudo para membros e líderes.
- Por fim, fazer o estudo ser mais atrativo e com novos formatos de acordo com a característica da localidade.
Yoshinori Kanno compartilhou sobre a preparação feita pelo coordenador do estudo da SGI, Massaaki Morinaka, quando explana os ensinamentos budistas. O Sr. Morinaka divide em três pontos:
- Conscientizar-se de que é representante de Ikeda sensei
- Utilizar técnica adequada ao público
- Orar sinceramente pelo sucesso da explanação.
“A força motriz para se alcaçar a vitória na vida e na sociedade é o estudo do Gosgo”
Ele segue: “Uma explanação do Gosho realmente profunda é aquela que amplia a compreensão dos ouvintes e os desperta para a missão do kosen-rufu.”
Luçara Cilea, RM Sudoeste Baiano, CRE Leste, viajou de Salvador para Sáo Paulo com o objetivo de transformar a vida de todos ao seu redor com base no estudo “Estudar o budismo sempre foi uma paixão à qual me dedico desde muito jovem. Vim me empenhado para ler todo o conteúdo proposto para o encontro, mesmo em meio aos inúmeros desafios. Após o curso, renovei meu juramento e estou ainda mais convicta da minha missão em prol do Kosen-rufu.”
Paulo Endo, coordenador-geral do DEB, explicou o significado da palavra seigan. “Em japonês, sei quer dizer “juramento” e gan algo com “forte desejo”. No escrito Abertura dos Olhos há juramento de Nichiren Daishonin de tornar todas as pessoas iguais a ele, sem distinção. E no Sutra do Lótus, capítulo 21 Shakyamuni faz o juramento seigan de propagar seu ensinamento.
Ao fim do dia, Naoto Yoshikawa, vice-presidente do conselho orientador da BSGI, comentou que a força motriz para se alcançar a vitória na vida, na sociedade e no próprio destino contra as maldades é o estudo do Gosho. “Ikeda sensei afirma que cada letra do Gosho é a letra de ouro do Buda com a função de extrair a máxima força inerente aos seres humanos. O espírito e o brado de Nichiren Daishonin contidos no Gosho são: ‘jamais permitirei que meus discípulos sejam derrotados, não importando as circunstâncias’. Esse é o sentimento do Buda. Ao explanar, deve-se procurar fazer com que todos os participantes entendam que o Gosho tem essa finalidade. É realmente essa a fonte da vitória para poder vencer e prosperar infalivelmente.”