Aqueles que propagam a Lei Mística são os mais nobres de todos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  09/06/2023 09:05                                                                    ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda

Trechos do discurso proferido pelo presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, na 33a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Makiguchi, em Hachioji, Tóquio, em 1o de maio de 1999. O vídeo gravado foi exibido durante a mais recente Reunião de Líderes da Soka Gakkai, em 3 de maio de 2023

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda profere discurso durante a 33ª Reunião Nacional de Líderes, realizada no Auditório Memorial Makiguchi, em Hachioji (Tóquio, maio 1999). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS

No ano 1278, nesta mesma data, 1o de maio, Nichiren Daishonin escreveu em uma carta endereçada a uma de suas discípulas [a monja leiga Myoho]:

Mesmo que o sol e a lua caiam no chão, e o Monte Sumeru desmorone, é absolutamente certo que a mulher que abraça a Lei Mística atinja o estado de buda. Que fato promissor!1

Essa é uma promessa que Nichiren Daishonin faz a todas as mulheres, praticantes da Lei Mística, de que elas infalivelmente atingirão o estado de buda.

Em um escrito encaminhado a outra discípula, a monja leiga Kubo, Daishonin declara:

Neste mundo de intensas perseguições semelhantes a fortes ventanias que açoitam a grama e os relâmpagos atemorizam as pessoas, o fato de a senhora perseverar em sua fé até hoje é realmente algo maravilhoso.

Dizem que, se as raízes de uma árvore são profundas, suas folhas não murcham, e que se houver uma joia preciosa na fonte, a água não para de jorrar. Da mesma forma, as raízes de sua fé são profundas e em seu coração brilha a joia preciosa da fé. Que nobre e admirável!2

Frequentemente, Daishonin louva a fé corajosa de suas seguidoras. Hoje, elas corresponderiam às nossas integrantes da Divisão Feminina. Espero que todas desfrutem um maravilhoso Dia das Mães da Soka Gakkai!

A exposição Napoleão Bo­napar­te: O Homem está sendo apresentada, com grande aclamação, no Museu de Arte Fuji de Tóquio, em Hachioji. Como estamos prestes a entrar no novo século, creio que essa exibição proporcionará ao público uma pequena amostra do que um único indivíduo pode conquistar quando se levanta com inabalável comprometimento com um ideal e como é capaz de marcar a história e mudar a época quando decide agir assim.

Reprodução/Foto-RN176 Estátua denominada “Travessia de Napoleão do Monte Saint Bernard”, na cidade de Hachioji, Tóquio –  Foto: Seikyo Press

O que exatamente podemos aprender com a vida de Napoleão? O grande filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson declarou: “A lição que ele [Napoleão] ensina é a coragem. Tendo coragem, o caminho sempre se abre”.3

Estamos celebrando o glorioso 3 de maio, Dia da Soka Gakkai, e vocês se esforçaram com vigor e coragem para abrir o caminho do século 21 para o nosso movimento. Parabéns! Nosso sucesso é amplamente reconhecido e só poderia ser alcançado por uma organização de praticantes diretamente ligados a Nichiren Daishonin. É uma conquista milagrosa. Tenho certeza de que ele os está elogiando profundamente.

Emerson também fez a seguinte observação sobre Na­poleão: “Mesmo que a situação presente fosse de muita popularidade, em nenhum momento, Napoleão se esquecia do caminho que ele deveria seguir”.4

Quando Napoleão conquistava uma vitória, imediatamente visualizava a próxima. Não se satisfazia com o triunfo do momento; jamais se permitia relaxar, jamais desistiu de empreender um esforço ainda maior. Esse é o segredo para vencer uma batalha. O importante é fazer de uma vitória a causa para a próxima. Esse é o modo sagaz de lutar, bem como o caminho que conduz a sucessivas vitórias.

Aqueles que se deleitam com seus triunfos acabarão se tornando arrogantes e, no final, serão derrotados. É no exato momento em que triunfamos que devemos iniciar mais esforços na direção de um novo e maior objetivo. É dessa maneira que asseguramos nossa próxima vitória.

Esse espírito de avançar ininterruptamente é o “avanço diligente com espírito destemido” — yumyo shojin, em japonês — referido no capítulo “Meios Apropriados” do Sutra do Lótus.5 Se considerarmos cada um dos ideogramas chineses desse termo individualmente, yu significa “coragem”; myo, ou “vigoroso”, refere-se a “aplicar a própria sabedoria e energia ao máximo”; sho, ou “puro”, quer dizer “inalterável”, “concentrado” e “perfeito”; e jin, ou “esforço”, indica “avanço ininterrupto”. O “avanço diligente com espírito destemido” desenvolve uma pessoa que sempre triunfa. Assim, fortalece-nos de forma que nossa vida seja sempre vitoriosa.

Reprodução/Foto-RN176 Apresentação conjunta da Orquestra de Sopros Gloria Soka, da banda masculina Ongakutai e da Shining Spirit Soka, da banda feminina Kotekitai, na 13ª Reunião Nacional de Líderes (Tóquio, 3 maio 2023) – Foto: Seikyo Press

Há outra observação famosa feita por Napoleão: “Levante-se na vanguarda das ideologias de sua época. Tais ideologias vão segui-lo e haverão de apoiá-lo”.6 Uma furiosa disputa está em andamento neste momento para determinar que filosofia, que força conduzirá o século 21. Quem determinará esse desfecho? Os “valores humanos”. Será crucial o surgimento de pessoas com espírito resoluto, possuidoras de força e caráter — pessoas íntegras. O objetivo da SGI é criar exatamente esse tipo de pessoa.

Essa integridade é a qualidade especial daqueles que praticam o Budismo de Nichiren Daishonin. Isso se deve ao fato de tudo estar contido no Nam-myoho-renge-kyo: virtude, energia vital, inteligência, boa sorte e filosofia.

A filosofia de Napoleão era dar oportunidades para as pessoas talentosas. O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, nos ensinou a educar e a treinar nossos novatos de forma que eles nos superassem. Os “valores humanos” determinarão a vitória e criarão o futuro. É por essa razão que a Soka Gakkai se concentra em desenvolver “valores humanos” , e será vitoriosa porque enfatiza esse ponto.

Em um editorial que Toda sensei redigiu para a edição do dia 1o de maio da revista de estudos da Soka Gakkai, Daibyakurenge, há 45 anos [1954], ele declarou que aqueles que conduziam o movimento pelo kosen-rufu são os emissários do Buda, os que conduzem o trabalho do Buda. Afirmou que eles eram infinitamente superiores a heróis, tais como Napoleão e Alexandre, o Grande.

Aqueles que propagam a Lei Mística e participam das atividades da SGI são verdadeiros heróis, os mais nobres de todos.

Em A Seleção do Tempo consta:

A pessoa que pratica o Sutra do Lótus tal como este ensina deve ser superior a Brahma e mais sábia que Shakra. Se tiver a ajuda dos asura, poderá erguer e transportar até o Monte Sumeru. Com o auxílio dos dragões, poderá extrair toda a água do oceano até secá-lo.7

Embora possa haver várias maneiras de interpretar essa passagem, acredito que possa ser lida com o significado de que aqueles que praticam a Lei Mística, assim como o Buda ensina, podem livremente fazer aliada qualquer pessoa em qualquer estado de vida, mesmo asura e animalidade, para fazer avançar o grande empreendimento do kosen-rufu.

Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da SGI de países da Oceania e representantes da Divisão do Futuro (equivalente à Divisão dos Estudantes da BSGI) participam da13ª Reunião Nacional de Líderes (Tóquio, 3 maio 2023) – Foto: Seikyo Press

De forma geral, a Soka Gakkai é uma reunião de grandes líderes da humanidade. Quanto mais nosso movimento crescer, mais o século 21 se tornará um século de esperança e de paz. Com essa convicção, vamos dar novos passos com orgulho e coragem a partir de 3 de maio!

Estou orando sinceramente para que todos vocês desfrutem uma vida longa e saudável, repleta de boa sorte sem limites, e conti­nuarei fazendo isso enquanto eu viver.

Obrigado por ouvir tão pacientemente hoje.

Traduzido a partir da edição do jornal diário da Soka Gakkai, Seikyo Shimbun, de 23 de maio de 2023. Leia o discurso na íntegra no Brasil Seikyo, ed. 1.529, 30 out. 1999, p. A3.

No topo: presidente Ikeda profere discurso durante a 33ª Reunião Nacional de Líderes, realizada no Auditório Memorial Makiguchi, em Hachioji (Tóquio, maio 1999).

Notas:

  1. Cf. The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin], v. II. Tóquio: Soka Gakkai: 2006, p. 752.
  2. Cf. Ibidem, p. 755.
  3. EMERSON, Ralph Waldo. Napoleon; Or, The Man of the Word [Napoleão ou O Homem do Mundo]. InRepresentative Men [Homens Representativos]. Nova York: The Library of America, 1983. p. 739.
  4. Ibidem, p. 732.
  5. Cf. The Lotus Sutra[O Sutra do Lótus]. Tradução: Burton Watson. Nova York: Columbia University Press, 1993, cap. 2, p. 23.
  6. Traduzido do francês. Les Pages Immostelles de Napoleón. AUBRY, Ocatave (ed.). Paris: Editions Corrês, 1941. p. 239.
  7. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 608, 2020.

Fotos: Seikyo Press