ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/09/2022 13:19 DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
— Fico muito feliz em encontrá-lo. Hoje vim “brigar” com o presidente. Vamos dialogar direta e sinceramente, soltando faíscas, pelo bem da humanidade e pelo bem das relações entre Japão e União Soviética!1
Foi o que Ikeda sensei disse ao se encontrar com Mikhail Gorbachev, então presidente da União Soviética.
Nesse momento, o tradutor oficial do chefe de Estado ficou confuso e hesitou. Então, a intérprete que acompanhava o presidente Ikeda interveio e rapidamente transmitiu as palavras e a intenção do Mestre.
Essa primeira troca de palavras entre eles continuou assim:
— Conhecia bem as atividades do senhor, mas não imaginava que fosse uma pessoa de “paixão tão ardente”! Também gosto de diálogo aberto e sincero. Sinto-me como se fôssemos velhos amigos — pessoas que se conhecem de longa data, imensamente felizes por se encontrarem no dia de hoje pela primeira vez.
— Eu também sinto o mesmo. Porém, o senhor, presidente, é um líder que o mundo todo observa. Um estadista convicto, que pensa fundamentalmente na paz da humanidade e um líder de carisma e integridade, com paixão e inteligência. Sou um cidadão comum. Assim, no dia de hoje, quero ser seu aluno e ouvir sua concepção sobre vários assuntos — pelo bem das pessoas do mundo que esperam ouvir sua mensagem e para o bem da posteridade.
— Já fui ultrapassado antes mesmo de lhe dirigir as palavras de boas-vindas! Não é de forma alguma meu “aluno”. O senhor, hasteando alto os ideais e os valores do humanismo, vem prestando enorme contribuição para a humanidade. Tenho profundo respeito e admiração pelo senhor.
Essa conversa, em julho de 1990, deu início a uma amizade que ultrapassa trinta anos.
Ikeda sensei reconhecia a importância global daquele chefe de Estado que conduzia uma luta por mudanças estruturais na sociedade e pelo fim da Guerra Fria. Gorbachev também admirava a grandeza do nosso mestre e declarou que seus ideais eram como se fossem apenas um ramo da árvore da filosofia do presidente Ikeda.
Sobre o profundo e respeitoso diálogo que tiveram, Gorbachev afirmou:
As conversas que tive com os japoneses foram na maioria das vezes extremamente constrangedoras. A questão é que quando as pessoas começam a se comunicar imbuídas de um espírito de cooperação, todas as diferenças podem ser resolvidas. Nada será atingido se as partes ficarem presas em discussões sobre condições preliminares ou ultimatos.2
O ex-presidente da União Soviética faleceu no dia 30 de agosto deste ano, aos 91 anos. Ikeda sensei enviou mensagem de condolências à família e expressou que “As contribuições e o legado espiritual de Gorbachev pelo fim da Guerra Fria por meio de esforços inexprimíveis continuarão brilhando no coração de muitas pessoas como ‘a luz inextinguível a iluminar o futuro da humanidade’”.3
Brasil Seikyo convida você, leitor, a se aprofundar e conhecer a raiz, os troncos e as folhas dos ideais de Ikeda sensei com a leitura das próximas páginas e a plantar mais e mais sementes do diálogo, assim como aprendemos com essas duas grandes personalidades.
Ótima leitura!
Notas:
- IKEDA, Daisaku. NovaRevoluçãoHumana, v. 30-II. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 185-186.
- TerceiraCivilização, ed. 391, mar. 2001, p. 5.
3.https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/999560826/presidente-ikeda-envia-mensagem-de-condolencias-a-familia-de-mikhail-gorbachev-ex-presidente-da-uniao-sovietica. Acesso em: 31 de agosto, 20h30.