As 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023

ROTANEWS176 E POR FORBES 29/04/2023 15:49                                                                                                    Por Monique Lima

Mesmo com redução de bilhões em seus valores de mercado, empresas de tecnologia dominam o ranking de marcas mais valiosas do planeta.

 

Reprodução/Foto-RN176 Marcas mais valiosas do mundo: Amazon está no topo do ranking, avaliada em US$ 299,3 bilhões – Andrew Kelly/Reuters

Os últimos meses não têm sido fáceis para as empresas de tecnologia. A crise econômica mundial afeta as vendas, as fabricações, as negociações no mercado financeiro e o valor de suas marcas.

Em relatório divulgado ontem (18), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, a consultoria Brand Finance apresentou o ranking das marcas mais valiosas do mundo em 2023. Segundo o documento, embora as empresas de tecnologia sejam as primeiras colocadas, a queda de valor no período de um ano foi substancial.

Apple perdeu o primeiro posto que manteve por dois anos (2022 e 2021) ao ver o valor da sua marca recuar US$ 57,6 bilhões (R$ 300,18 bilhões), perda de 16% de valor. No lugar, entrou a Amazon, que já tinha sido a primeira colocada em 2020. A empresa de Jeff Bezos está no topo do ranking, mas também viu sua marca perder valor: –US$ 51 bilhões (R$ 265,78 bilhões), perda de 15% de valor.

Após a dança das cadeiras, Amazon é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 299,3 bilhões (R$ 1,56 trilhão). Já a Apple ficou em segundo lugar, avaliada em US$ 297,5 bilhões (R$ 1,55 trilhão).

Em terceiro lugar está o Google. A empresa não só se manteve na mesma posição do ranking, como viu o valor da marca crescer, na contramão de suas similares. Em 2023, a marca Google está avaliada em US$ 281,38 bilhões (R$ 1,47 trilhão), valorização de 6,8%.

Segundo a Brand Finance, Amazon e Apple sofreram reveses maiores ao longo de 2022. “A pesquisa da Brand Finance descobriu que a percepção do cliente sobre o atendimento ao cliente na Amazon caiu – ao mesmo tempo em que os prazos de entrega aumentaram – e, em conjunto com isso, os consumidores se tornaram menos propensos a recomendar a Amazon a outras pessoas”, diz o relatório.

Já no caso da Apple, houve “queda na receita prevista, uma vez que uma cadeia de fornecimento de bens interrompida e um mercado de trabalho restrito devem limitar a entrega de seus produtos de hardware de destaque.”

Confira o top 10 das marcas mais valiosas do mundo (em US$ bilhões):

  1. Amazon: 299,28

País: EUA

Comparação com 2022: –15%

  1. Apple: 297,51

País: EUA

Comparação com 2022: –16%

  1. Google: 281,38

País: EUA

Comparação com 2022: +6,8%

  1. Microsoft: 191,57

País: EUA

Comparação com 2022: +3,9%

  1. Walmart: 113,78

País: EUA

Comparação com 2022: +1,7%

  1. Samsung: 99,66

País: Coréia do Sul

Comparação com 2022: –7,1%

7.ICBC: 69,54

País: China

Comparação com 2022: –7,4%

 

  1. Verizon: 67,44

País: EUA

Comparação com 2022: –3,1%

  1. Tesla: 66,21

País: EUA

Comparação com 2022: +43,9%

  1. TikTok:65,69

País: China

Comparação com 2022: +11,4%