As comunidades são os alicerces da nossa rede de incentivos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  23/10/2021 10:21

ENCONTRO COM O MESTRE

Ensaio da série “Irradie a Luz da Revolução Humana”

  1. DAISAKU IKEDA

Por ocasião do equinócio de outono [período tradicional de cerimônias de finados no Japão],1 ofereci solenes orações pelos nobres companheiros que, em vida, se dedicaram ao kosen-rufu, pelos entes queridos falecidos de vocês e por aqueles que perderam a vida em decorrência da pandemia da Covid-19.

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei rege bailando Ifu Dodo No Uta (Canção do Imponente Avanço). Em meio às tempestades de grandes dificuldades, o mestre lidera a vitória solenemente. (Auditório Memorial Toda de Tóquio, em Sugamo, nov. 1979). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Também estou orando pelo fim deste período crítico e pela saúde e segurança de todos os nossos membros ao redor do mundo.

Em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Nichiren Daishonin diz que, quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo, “o raio de luz do daimoku alcança até o inferno de incessante sofrimento e possibilita que [o falecido] atinja o estado de buda imediatamente”.2

Envolvamos nosso planeta e a humanidade com o calor e o brilho da luz compassiva da Lei Mística, que ilumina as “três existências” — passado, presente e futuro.

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Este ano assinala o 90º aniversário da publicação do Kachi Ron [Teoria do Valor], grande obra do nosso fundador, Tsunesaburo Makiguchi. Nela, Makiguchi sensei expressa claramente que o propósito social da religião consiste em contribuir para a felicidade da humanidade e tornar o mundo um lugar melhor.3 Ele afirma que o objetivo do Budismo Nichiren é concretizar o ideal de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” — ou seja, ajudar as pessoas a se tornar felizes e edificar a paz. E declara que, transcendendo limites sectários estreitos, o Budismo Nichiren abre um caminho que oferece um rumo infalível para a humanidade nos Últimos Dias da Lei, era caracterizada pela confusão filosófica e insegurança social.4

No verão de 1931, ano em que o Kachi Ron foi lançado, Makiguchi sensei viajou para Hokkaido, lugar onde passou os anos formativos de sua vida escolar, e proferiu palestras sobre educação em Sapporo e em Iwamizawa.

Makiguchi sensei continuou se encontrando e interagindo com líderes intelectuais de sua época, entre os quais Inazo Nitobe [educador cristão e economista agrícola que obteve renome no Ocidente por causa do seu livro Bushido: Alma de Samurai]. Ele buscou ativamente entrar em contato para iniciar amizades com todos os tipos de pessoas, de diversas crenças e posições sociais, consolidando um movimento para criar valor. Ao mesmo tempo, empenhou-se ao lado do seu discípulo, Josei Toda, que compartilhava de seus ideais, a fim de estabelecer os alicerces para que nossa organização Soka tomasse medidas concretas para a edificação de um mundo pacífico com base nos princípios de afirmação da vida preconizados pelo budismo.

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Assim como os presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda demonstraram por meio das próprias iniciativas, os esforços constantes das pessoas para abrir caminhos de avanço são o rumo certo para a conquista. E na Soka Gakkai, são nossas nobres comunidades, na linha de frente da organização, que impulsionam a expansão do nosso movimento de contínuas vitórias.

O pontapé inicial da histórica Campanha de Osaka5 foi uma reunião de líderes de comunidade solidamente unidos, realizada no começo de 1956. Diante do Joju Gohonzon de Kansai, que contém a inscrição “Pela prosperidade da Grande Lei e concretização de todas as orações”, lemos juntos as palavras de Daishonin:

Oro para que o Sutra do Lótus e as dez filhas demônios [divindades protetoras do budismo] protejam a todos, por mais turbulentos que os tempos se tornem. Oro com forte convicção, capaz de produzir fogo com lenha encharcada ou obter água do chão ressequido.6

Abraçando esse espírito, unimos nossas orações e, como genuínos discípulos de Nichiren Daishonin, juramos abrir amplamente o caminho para alcançar o impossível.

Os líderes de comunidade da Divisão Sênior (DS) e da Divisão Feminina (DF) de Kansai, fazendo seus o meu espírito e a minha determinação, entraram em ação com grande energia, e, juntos, abrimos um caminho para avançar ultrapassando todos os obstáculos.

No capítulo final do Sutra do Lótus, o bodisatva Mérito Universal sela o juramento de defender e proteger os praticantes desse sutra, livrá-los do sofrimento, proporcionar-lhes paz espiritual e impedir que funções da maldade se aproveitem deles.7 Ele também promete encorajá-los para que se encham de alegria e possam se empenhar de forma ainda mais diligente na prática budista.8 Por fim, promete propiciar a ampla transmissão do Sutra do Lótus pelo mundo inteiro e assegurar que nunca se extinga.9

Nossos líderes de comunidade da DS e da DF estão cumprindo os juramentos do bodisatva Mérito Universal nos locais de sua missão, acatando as palavras de Daishonin: “Confio ao senhor a propagação do budismo em sua província”.10

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Em setembro de 1956, poucos meses após a Campanha de Osaka, Toda sensei encarregou-me da responsabilidade total pela Campanha de Yamaguchi [a qual teve início no mês seguinte].11

Os envolvidos naquela campanha eram motivados por um nobre ideal. Os membros afluíam para Yamaguchi oriundos de todas as partes do Japão a fim de ajudar a tornar realidade aquele ideal. Com o ardente desejo de concretizar o kosen-rufu, sobrepujaram os obstáculos para entabular diálogos com o intuito de abrir novos horizontes em nosso movimento.

Quando se frustravam com o progresso que estavam obtendo, eu os encorajava, dizendo: “Nós vamos conseguir! Somos bodisatvas da terra com a missão de libertar as pessoas do sofrimento!”. E seguíamos em frente rompendo barreiras juntos.

De outubro de 1956 a janeiro de 1957, viajei para Yamaguchi três vezes, somando ao todo 22 dias. No decorrer da nossa luta conjunta, ampliamos o número de membros quase dez vezes mais e estabelecemos várias novas comunidades.

* * *

Por que obtivemos sucesso num período tão curto? Por valorizar cada pessoa.

Como Toda sensei sempre frisava, basta se encontrar com uma única pessoa e cultivar no coração dessa única pessoa o desejo de ouvir o que temos a dizer. Não se trata de sorte. Tudo começa com o ato de dar prioridade máxima ao diálogo de pessoa a pessoa e criar um vínculo com cada uma que encontrarmos.

Reprodução/Foto-RN176 Desejando-lhes felicidade, casal Ikeda observa a atuação dos companheiros de Hiroshima, do ponto primordial da paz. (Centro Memorial da Paz Ikeda de Hiroshima, out. 1995). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

As reuniões de palestra, nas quais podemos interagir de modo mais pessoal com os membros, são a alma da Soka Gakkai, e as comunidades; os sustentáculos da nossa rede de incentivos.

Nossas comunidades são castelos do humanismo que nutrem e propagam a amizade e a confiança em nossa coletividade. São jardins onde reinam o júbilo da harmonia e a beleza da diversidade, de acordo com o princípio da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”.12

“A comunidade é a assembleia do Pico da Águia” — com essa convicção, tenho me empenhado desde a juventude para tornar nossas preciosas reuniões de palestra assembleias repletas de esperança e de energia.

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Em outubro de 1960, no auge da Guerra Fria, parti em minha primeira viagem ao exterior para desbravar o caminho do kosen-rufu mundial, com uma foto do meu mestre no bolso de cima do paletó. Aquele esforço também se iniciou com a ação de incentivar cada pessoa que encontrei e de estabelecer uma comunidade e, então, outra.

Independentemente da época, nosso movimento pelo kosen-rufu busca criar uma onda positiva de felicidade individual que propicie a revitalização da humanidade, e uma onda de comunidades dinâmicas e harmoniosas que contribuam para o desenvolvimento de sociedades prósperas e pacíficas.

Recordo-me de um momento inesquecível em uma Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai, no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em novembro de 1979. Um líder do bloco ampliado (atual comunidade) de 72 anos da ilha Teuri, na costa de Hokkaido, compartilhou uma experiência maravilhosa. Ele encerrou expressando um poderoso juramento de continuar se dedicando ao kosen-rufu em sua localidade com paixão inabalável e grande ideal. Em tributo ao espírito de luta dele pelo kosen-rufu, regi a Canção da Dignidade Indômita naquela reunião pela primeira vez desde que renunciei à presidência da Soka Gakkai.

* * *

Há sete décadas (em 1951), com paixão juvenil, principiei um esforço pioneiro em prol do kosen-rufu na comunidade que estava sob a minha responsabilidade [ou seja, a Comunidade Omori, do Distrito Kamata, no bairro Ota, Tóquio]. Em meu diário, registrei várias ocasiões em que recitei daimoku ao Gohonzon para que minha comunidade se tornasse a melhor possível.

Hoje, com esse exato espírito, minha esposa, Kaneko, e eu recitamos daimoku fervorosamente para cada uma das nossas comunidades do Japão e do mundo.

Orando pela saúde e longevidade dos nossos admiráveis líderes de comunidade da Divisão Sênior (DS) e da Divisão Feminina (DF), pela vitória radiante de seus familiares e pela felicidade e segurança dos preciosos membros de sua comunidade, gostaria de lhes dedicar dois poemas.

Para os líderes da Divisão Sênior de Comunidade:

Pilares de ouro dos

bodisatvas da terra,

liderando com

compromisso conjunto,

que a vitória seja sua!

Para as líderes da Divisão Feminina de Comunidade:

Sóis Soka,

irradiando boa sorte

e benefícios,

que vocês sempre

dancem e brilhem!

Junto com os nossos membros em sua comunidade — unidos com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” e munidos do arden­te espírito pioneiro dos bodisatvas da terra —, conquistemos novos grandiosos triunfos pela felicidade de toda a humanidade!

Reprodução/Foto-RN176 Na foto tirada por Ikeda sensei, a grande flor de rosa-louca desabrocha calmamente. Dia após dia, do verão [japonês] para o outono, continua dando belas flores como se conectasse a vida (Tóquio, set. 2021)

No topo: Ikeda sensei rege bailando Ifu Dodo No Uta (Canção do Imponente Avanço). Em meio às tempestades de grandes dificuldades, o mestre lidera a vitória solenemente. (Auditório Memorial Toda de Tóquio, em Sugamo, nov. 1979)

Notas:

  1. Tradicionalmente no Japão, as cerimônias de finados ocorrem durante os períodos de sete dias que coincidem com os equinócios de primavera e verão, respectivamente. O equinócio de outono, que este ano incidiu em 23 de setembro, é assinalado por um feriado nacional no país.
  2. The Records of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson, p. 17.
  3. Cf. Traduzido do japonês. MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. In: Makiguchi Tsunesaburo Zenshu [Obras Completas de Tsunesaburo Makiguchi]. v. 5. Tóquio: Daisanbunmei-sha, 1982. p. 356.
  4. Ibidem, p. 363.
  5. Campanha de Osaka: Em maio de 1956, os membros de Kansai, unidos em torno do jovem Daisaku Ikeda, que havia sido enviado pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, para apoiá-los, ampliaram o quadro de membros do distrito em 11.111 famílias num único mês.
  6. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. I, p. 465, 2017.
  7. Cf. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras [O Sutra do Lótus e seus Sutras de Abertura e Encerramento]. Tradução: Burton Watson, v. 28, p. 361.
  8. Ibidem, p. 361.
  9. Ibidem, p. 363.
  10. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. II, p. 385.
  11. Campanha de Yamaguchi: Campanha de propagação que se desenrolou no decorrer do período de três meses, em outubro e novembro de 1956 e em janeiro de 1957. Com instruções do presidente Josei Toda, o jovem Daisaku Ikeda viajou para a província de Yamaguchi e lançou um esforço sem precedentes em prol do desenvolvimento do kosen-rufu naquela localidade. No fim de setembro de 1956, pouco antes do início da campanha, a Soka Gakkai contava com 459 famílias em Yamaguchi. No fim de janeiro de 1957, esse número havia aumentado quase dez vezes, atingindo a marca de 4.073 famílias.
  12. Cf. The Records of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson, p. 200.

Publicado no jornal Seikyo Shimbun, de 23 de setembro de 2021.