As flores humanas de sincera disposição

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 07:05                                                                        ESPECIAL DA REDAÇÃO 

Um viva às três décadas de instituição do Dia da Divisão Feminina da BSGI, jardim regado de “muito mais daimoku”.

 

Reprodução/Foto-RN176 Divisão Feminina da BSGI – Foto: BS / GETTY IMAGES

Cada flor possui uma palavra que descreve seu significado, e o da hortênsia é “mulher de disposição”, que se refere a mulheres que, independentemente da situação, mantêm um sorriso resplandecente sem temer a nenhuma dificuldade.

Independentemente de onde estejam, nossas amigas da organização fazem florescer a confiança e a amizade para expressar seu amor pela comunidade.1

Essa poética descrição vem do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, referindo-se às integrantes da Divisão Feminina (DF) da organização. Sorriso radiante e avanço contínuo, portanto, conduzem as atitudes das mulheres Soka em 192 países e territórios. Sua maior expoente, a Sra. Kaneko Ikeda, aniversaria no próximo dia 27 de fevereiro, uma jornada de vida que chega aos 91 anos. Muita história para contar. O sentimento de Ikeda sensei sempre foi o de conceder à sua esposa, Kaneko, o “Prêmio Sorriso”, em gratidão a essa marca registrada dela em todos os momentos da família. Hoje, o mundo inteiro a congratula com as mais altas homenagens e honrarias por sua atuação pela paz ao lado do marido.

Em 1993, quando da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil, ela o acompanhou nas programações e dedicou tempo ainda para inspirar a vida das mulheres com as quais conseguiu se encontrar. A presença da Sra. Kaneko marcou a instituição do Dia da Divisão Feminina (DF) da BSGI, em data idêntica ao de seu aniversário, por sugestão de Ikeda sensei.

Assim, neste fevereiro 2023, a celebração é dupla. Kaneko Ikeda desfruta boa saúde e as mulheres Soka do Brasil reconfirmam seu compromisso de luta, como nas palavras da coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, Meiry Hirano:

Trinta anos depois, estamos comemorando esse acontecimento. Assim, desejo que todas as preciosas companheiras da Divisão Feminina recebam esta data com muita alegria e gratidão, renovando a decisão de juntas avançarmos corajosamente como “fujimbu do Brasil”, que recita “muito mais daimoku” e trilha uma existência feliz.2

O direcionamento, pondera Meiry, consta na mensagem enviada pelo presidente Ikeda em junho de 2022:

Continuem expandindo a re­de de solidariedade da paz dos emer­gidos da terra em seu país, incentivando-se mutuamente em con­vivência harmoniosa, com a convicção de que em cada ação corajosa existe a grandiosa boa sorte. Por favor, sem exceção, trilhem decididamen­te uma existência feliz, abrindo e criando, de forma sábia, o dia a dia cheio de valor.3

Ao superarem os grilhões do carma, baseadas na sincera e séria prática da fé, nessas três décadas, as integrantes da DF do Brasil seguem cultivando “valores humanos” com total disposição. Abrem 2023 com o coração renovado. E estabelecem plano de luta entendendo com a vida a preciosa chance de fazer deste momento atual de incertezas por que passa nossa sociedade um divisor de águas para a grande transformação social. Vivem pelo ideal do Mestre, em perfeita sintonia com essa relação de mestre e discípulo, outra marca registrada da DF do Brasil. E dessa maneira, revelam-se em mais uma característica peculiar da flor hortênsia, identificada pelo Mestre, em suas palavras:

Outro nome para hortênsia é “sete transformações” porque ela possui, além de outras, a propriedade de mudar a cor naturalmente, de branco para azul, para rosa, para lilás etc. É semelhante às reuniões de palestra Soka, que são locais em que se transmite vasta gama de flores de incentivo e esperança, dirigindo o foco para o coração dos amigos.4

E são elas, presença ativa nas reuniões de palestra e nos encontros individuais, que criam esse ambiente multicor. Neste ano, mais que nunca, a união é ponto essencial. Junto com os pilares de ouro (membros da Divisão Sênior [DS]) e apoiando totalmente a Juventude Soka, o momento é de expandir a fortaleza de esperança por todo o país.

Celebremos, então, de mãos dadas com cada uma das preciosas integrantes da Divisão Feminina da BSGI. No quadro, estão alguns complementos não só para inspirar a vida de cada uma, como para auxiliar as programações em curso nas organizações de base, comemorativas da data. E para fechar, oferecemos um poema de Ikeda sensei:

Uma vívida flor.

Assim é você!

Banhando-se

nos raios do sol

da manhã,

seja vitoriosa hoje

e amanhã também.5

 Encontros de coração!

Separamos esta lista de apoio, com indicações de matérias e direcionamentos da Divisão Feminina:

Leia, nesta edição, mensagem recente da Sra. Kaneko Ikeda para as integrantes das Divisões Feminina e Feminina de Jovens (p. 8 e 9).

Saiba mais sobre a jornada da Sra. Kaneko Ikeda lendo o artigo Mulher que Inspira Outras Mulheres (Brasil Seikyo, ed. 2.600, 19 fev. 2022, p. 6-7).

Um lindo poema de Ikeda sensei, da série “Incentivos das Quatro Estações”, Vocês São as “Rainhas das Flores” que Cultivam a Paz (Brasil Seikyo, ed. 2.612, 11 jun. 2022, p. 3).

Artigo da coordenadora da DF da BSGI, Meiry Hirano, Preparadas para a Vitória? (Brasil Seikyo,ed. 2.627, 28 jan. 2023, p. 7).

Matéria confeccionada pela DF, Esperança e Coragem — Rumo aos Trinta Anos do Dia da Divisão Feminina, Visualizemos a Vitória Diária (Brasil Seikyo, ed. 2.627, 28 jan. 2023, p. 18-19).

Para ouvir

Você que gosta de podcast, eis um especial incentivo do Mestre sobre o propósito de expandirmos, a partir de nós, uma rede de confiança na sociedade:

https://brasilseikyo.com.br/podcast/programa/8/episodio/155-espalhar-confianca-e-amizade-em-nossa-comunidade/155

Celebrar com livros

Em destaque, alguns títulos lançados pela Editora Brasil Seikyo dirigidos às mulheres:

Flores da Felicidade, volumes 1 e 2 e Dedico às Mulheres palavras do coração

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.140, 21 jul. 2012, p. B2.
  2. Idem, ed. 2.627, 28 jan. 2023, p. 7.
  3. Idem, ed. 2.611, 27 maio 2022, p. 3.
  4. Idem, ed. 2.140, 21 jul. 2012, p. B2.
  5. Idem, ed. 2.140, 21 jul. 2012, p. B2.

Fotos: BS / GETTY IMAGES