As mulheres da Soka Gakkai são “o sol da esperança”

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 14/03/2020 10:00

EM DIA

  1. DAISAKU IKEDA

Respondendo a uma pergunta do discípulo sobre o significado dos cinco festivais sazonais,1 que são os momentos marcantes no ano e decisivos na vida de uma pessoa, Nichiren Daishonin afirma:

“Primeiro, quando consideramos a ordem dos cinco festivais sazonais, descobrimos que eles são festivais correspondentes à ordem dos cinco ideogramas do Myoho-renge-kyo. O terceiro dia do terceiro mês é o festival que corresponde ao ideograma myo” (Os Cinco Festivais Sazonais [WND,  v. II, p. 374]).

Nichiren Daishonin afirma: “Por favor, olhe para ele dessa maneira e recite Nam-myoho-renge-kyo. Não resta dúvida sobre as palavras ‘paz e segurança em sua existência atual e boas circunstâncias em existências futuras’” (Ibidem, p. 374).

Reprodução/Foto-RN176 Rainhas da Felicidade — integrantes da Divisão Feminina da RM Arthur Alvim, CCLP

O dia 3 de março é considerado o “Dia da Juventude de Juramento Seigan das Irmãs Kayo”, “Dia da Divisão Feminina de Osaka” e “Dia das Mulheres Pioneiras de Kyushu”. As mulheres que dedicam a vida em prol do kosen-rufu são “o sol da esperança” e “o sol da paz”. Quero manifestar meus sinceros agradecimentos à nobre luta delas.

As bonecas do Festival das Meninas (3 de março) possuem profundo significado: “que haja boa sorte em todas as mulheres”. No passado, da nossa casa incendiada pelo bombardeio aéreo, foi resgatada apenas uma caixa retangular tampada que continha as bonecas do Festival das Meninas e um guarda-chuva, mas minha mãe disse com sorriso para a família desanimada: “Com certeza, em breve teremos uma casa onde possamos colocar estas bonecas e comemorar o Dia das Meninas”. Essas palavras calorosas animaram e uniram a família.

Outro acontecimento marcou a vida da nossa família durante a Segunda Guerra Mundial. Um tufão chegou e quebrou as janelas da casa no meio da noite. Uma rajada de vento varreu o interior da residência. Meu pai disse solenemente, mas com voz firme e forte para meus irmãos menores que tremiam no escuro: “Não se preocupem! Não tenham medo, pois o papai está aqui para lhes proteger!”

Recordo com saudades a voz forte do meu pai até os dias de hoje. As palavras ditas nos momentos cruciais têm um poder muito grande.

Nós possuímos a prática da fé que permite transformar todas as situações adversas através do princípio da “transformação do veneno em remédio”. Por isso, nos momentos difíceis, devemos nos incentivar mutuamente em harmonia, transformar tudo em esperança e criar novos valores.

Há um cartão­-postal enviado pelo primeiro presidente Tsunesaburo Makiguchi a um educador de Kyushu, datado de 3 de março de 1940. O teor da carta transmite muita sinceridade afirmando que a prática da fé é a maior e a melhor lei da vida. Recomenda convictamente a ingressar na Soka Gakkai convidando-o a ter uma vida de plena felicidade. É o shakubuku praticado em plena Guerra do Pacífico.

Esse educador entrou para a Soka Gakkai dezoito anos depois e manteve o espírito de unicidade de mestre e discípulo por toda a vida. As sementes da Lei Mística plantadas pelo primeiro presidente brotaram e floresceram em vários lugares.

Seguindo honestamente a afirmação de Nichiren Daishonin: “Ainda não fui desencorajado” (CEND, v II, p. 5), Makiguchi sensei respeitou cada pessoa e com muita criatividade ensinou a Lei Mística a ela. A coragem surge intensamente quando conhecemos a luta do mestre fundador.

Para evitar a proliferação do novo coronavírus, vamos intensificar ainda mais nosso daimoku com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” para acabar com a epidemia e garantir a segurança.

Minha esposa e eu estamos orando intensamente pela saúde e segurança dos “Amigos Sem Coroa”, que, como o sol que nasce resolutamente, entregam diariamente os periódicos sem ser abalados pelos acontecimentos.

Nota:

  1. Os cinco festivais sazonais: Festividades adotadas pela corte imperial japonesa em épocas antigas, incorporando costumes da China e refletindo tradições sazonais japonesas. Ocorriam na primeira semana do primeiro mês, no terceiro dia do terceiro mês, no quinto dia do quinto mês, no sétimo dia do sétimo mês e no nono dia do nono mês. Nesses eventos realizavam-se cerimônias e preparavam-se pratos especiais na celebração. No calendário moderno acontecem no dia 7 de janeiro (Festival de Ano-Novo), no dia 3 de março (Festival das Meninas), no dia 5 de maio (Festival dos Meninos), no dia 7 de julho (Festival das Estrelas) e no dia 9 de setembro (Festival dos Crisântemos).

Fonte:

Extraído da série “Construindo a Nova Era Junto com o Mestre”, publicada no jornal Seikyo Shimbun em 3 de março de 2020.