VÍDEO: DO CHOQUE DO ASTEROIDE! –
ROTANEWS176 E POR OVNIHOJE 15/03/2022 16:07
Astrônomos usando telescópios terrestres descobriram um asteroide quando este estava prestes a impactar a Terra. O asteroide 2022 EB5 tornou-se o quinto corpo desse tipo. Segundo os cálculos, a queda de fragmentos não queimados de um corpo celeste ocorreu na noite de 11 a 12 de março no mar da Noruega e não causou nenhum dano.
Reprodução/Foto-RN176 Crédito: P. Spurnyis/ American Meteor Society.
Até recentemente, havia apenas quatro casos conhecidos de descoberta e rastreamento de asteroides próximos antes de entrarem na atmosfera da Terra e atingirem sua superfície. Isso aconteceu pela primeira vez em outubro de 2008, quando o asteroide de 4,1 metros 2008 TC 3 foi descoberto 19 horas antes de explodir sobre o deserto da Núbia. Mais três aberturas seguiram 2014 AA, 2018 LA e 2019 MO. Eram todos pequenos asteroides que não causaram nenhum dano aos humanos.
O 2022 EB 5 é o quinto asteroide a ser rastreado antes do impacto. Ele foi descoberto pelo astrônomo Krisztián Sárneczky em 11 de março de 2022, usando o telescópio de 60 cm da Estação de Observação Schmidt, cerca de duas horas antes da reentrada na atmosfera da Terra, que ocorreu sobre o Oceano Ártico. De acordo com os cálculos, fragmentos de um corpo celeste que não queimaram na atmosfera caíram no Mar da Noruega a sudoeste da Ilha Jan Mayen.
Um usuário do Twitter publicou um vídeo que supostamente mostra o asteroide se aproximando, mas ainda não foi confirmado. Aqui está o vídeo:
Impacto! Quando 2022 EB5 atingiu a Terra ao norte da Islândia esta manhã, tornou-se o 5º asteroide a ser descoberto logo antes de impactar a Terra.
O asteroide foi atribuído por cientistas à família Apollo. Dados de estações de infra-som terrestres na Islândia e na Groenlândia ajudaram a estimar seu diâmetro, que era de 3-4 metros, a velocidade do movimento, que era de 15 quilômetros por segundo, e o poder de explosão era de aproximadamente 2-3 quilotons de TNT.
Como os astrônomos distinguem objetos seguros de objetos perigosos?
Para distinguir corpos celestes capazes de atingirem nosso planeta entre asteroides e cometas inofensivos, os astrônomos introduziram o conceito de um “objeto potencialmente perigoso”. Este título é dado a todos os corpos maiores que 150 metros que podem se aproximar da órbita da Terra a uma distância inferior a 19,5 distâncias da Terra à Lua.
Os cientistas também medem o grau de perigo usando as escalas de Turim e Palermo – eles associam o perigo de um corpo celeste para a Terra com seu tamanho, energia cinética e a probabilidade de colisão com nosso planeta.
Como o sistema solar é dinamicamente ativo e as observações de corpos potencialmente perigosos para o planeta estão em andamento, seus status geralmente mudam. Assim, por exemplo, o asteroide Apophis, de 450 metros, teve inicialmente uma pontuação de 4 na escala de 10 de Turim – isso corresponde a uma “aproximação à Terra que causa preocupação”.
No entanto, 17 anos depois, ele foi reconhecido como praticamente inofensivo e completamente excluído da lista de objetos potencialmente perigosos. Mas o asteroide de 500 metros Bennu, depois que a estação interplanetária OSIRIS-REx voou para ele, recentemente recebeu inesperadamente uma classificação de -1,6 na escala de Palermo, tornando-se o objeto mais perigoso para o nosso planeta hoje.
RN176; Veja o choque em animação do asteroide se chocando com a terra. Faça o seu comentário desse choque?
Impact! When 2022 EB5 struck the Earth north of Iceland this morning, it became the 5th asteroid to be discovered prior to impacting Earth. pic.twitter.com/kYsQ40uuFq
— Tony Dunn (@tony873004) March 12, 2022