Atenção, senhores passageiros!

ROTANEWS176 18/01/2025 12:20                                                                                                                            JUVENTUDE SOKA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

2025 é o ano da Juventude Soka alçar voo

 

Reprodução/Foto-RN176 Encontro de partida da nova estrutura da Juventude Soka da BSGI realizada no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (São Paulo, SP, 21 set. 2024). Foto: Brasil Seikyo

Ao lermos a Revolução Humana, volume 7,1 encontramos a decisão do jovem Ikeda ao ser nomeado líder da Divisão dos Jovens na época.

A nomeação de Shin’ichi Yamamoto como o sucessor do Primeiro Distrito da Divisão Masculina de Jovens decorria do sentimento de Josei Toda de que já havia chegado o momento de colocá-lo na linha de frente da organização. Considerando-se os sucessivos treinamentos especiais que ele havia aplicado a Shin’ichi e o pleno amadurecimento das condições, essa decisão era mais do que natural.

O dia 2 de janeiro era o aniversário de 25 anos de Shin’ichi. Foi nessa noite que ele foi nomeado.

Shin’ichi renovou dignamente sua disposição de lutar com toda a intensidade naquele ano. Até onde conseguiria lutar na liderança de jovens apaixonados e de mente questionadora e senso crítico? Ele jurava fortemente no coração que conduziria uma exaustiva batalha.

Shin’ichi não tinha nenhuma in­segurança ou embaraço. Para ele, só havia o desafio juvenil rumo ao futuro. Sua postura de aguardar uma oportunidade estava sólida e perfeita. Ele estava pronto para alçar voo.

Entramos no ano 2025 denomi­nado “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”, e Brasil Seikyo conversou com alguns líderes da Juventude Soka da BSGI. No bate-papo, eles comentam sobre as atividades para a Juventude Soka e como vencer as inquietudes da juventude.

Reprodução/Foto-RN176 Cúpula da Juventude Soka da BSGI

Brasil Seikyo: Líderes da Juventude Soka, feliz 2025! Agradecemos o apoio nesta entrevista.

Edjan: Caros leitores do BS, feliz “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”! Desejamos que todos, junto com familiares e amigos, estejam bem. Pela Juventude Soka, agradecemos a oportunidade desta entrevista.

BS: Iniciamos 2025, “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”. Qual o plano de desenvolvimento da Juventude Soka do Brasil?

Edjan: Nossas expectativas para 2025 são enormes. Continuando o ímpeto de força jovem mundial da Soka Gakkai, nosso plano é o de consolidar a nova estrutura da Juventude Soka até a organização de base e criar a rotina de convivência da juventude com sua própria característica regional.

Para isso, nosso plano se baseia em três pilares: Estudo do Budismo, Movimento dos Grupos Horizontais como acelerado­res do processo de criação de valores da juventude e a “Semana da Juventude Soka” na organização de base.

Realizaremos um grande aprimoramento de estudo do budismo para líderes centrais da Juventude Soka com uma linguagem jovem, diálogo e interação entre os participantes. Visualizamos que esse movimento seja replicado nas organizações de base oportunamente.

Para o movimento dos grupos horizontais, entendemos que criar oportunidades para os grupos receberem novos membros, além de desenvolverem o treinamento dos atuais líderes e membros, fará com que os jovens se sintam mais preparados e estimulados a promover o movimento em sua respectiva localidade.

BS: Uma das atividades será a “Semana da Juventude Soka”. Poderia sugerir como realizá-la na organização de base?

Iany: Essa atividade visa promo­ver a convivência entre os jovens em nossa organização e manifestar justamente essa força da juventude brasileira por meio do humanismo Soka. Podemos realizar essa atividade de diversas formas, pois temos sete dias totalmente reservados para o nosso movimento a cada mês, a fim de proporcionar desde as tradicionais atividades dos jovens na organização até empreender diálogos em um parque, organizar uma tarde de jogos, como vôlei, futebol, caminhada ou planejar jogos de tabuleiro e videogames. Além disso, podemos oportunizar um café da manhã com uma boa roda de conversa, fazer apresentações culturais, entre outras ações.

Que tipo de encontro você gostaria de ter com seus amigos? Essa é uma boa pergunta para nos ajudar a desenvolver a “Semana da Juventude Soka”.

O importante é que possamos estabelecer calorosos encontros de vida a vida e criarmos sinceras conexões, inspirando esperança e alegria em todos ao nosso redor.

BS: Outra grande atividade da Juventude Soka é a Academia Índigo. Em 2025, teremos uma edição em setembro. Como o jovem pode se inscrever e qual o objetivo da academia?

Priscila: Sim! A Academia Índigo já se tornou um grande marco da Juventude Soka do Brasil. Muitos jovens no entorno do nosso país aguardam com expectativa a abertura das inscrições e fazem uma grande decisão de poder participar de uma turma, seja como acadêmico, atuando pelo grupo horizontal, seja integrando uma comissão.

As inscrições são feitas por meio de um link disponibilizado dentro da Extranet. Por lá, o(a) jovem consegue confirmar os dados pessoais e escrever uma breve manifestação do sentimento em participar desse aprimoramento. Por falar em aprimoramento, vejo que a Academia Índigo é uma oportunidade de despertar para a missão que possuímos como jovens discípulos do nosso eterno mestre, Daisaku Ikeda!

Ao participarmos, nós nos conectamos com diversas pessoas, ouvimos vários incentivos e conhecemos muitas histórias de vida! São essas conexões que nos fazem perceber quanto os jovens estão transformando sua realidade praticando este maravilhoso budismo. Também são essas conexões que nos permitem sentir que não estamos sozinhos, pois, em cada canto deste imenso país, há um(a) jovem buscando fazer a diferença, tendo como base a filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin e os preciosos incentivos de Ikeda sensei.

Além disso, o sentimento que permeia os preparativos da Academia Índigo e que busca ser transmitido em todos os encontros é o de nos tornarmos a extensão da vida do mestre, como um “azul mais azul que o índigo”.

BS: Estamos vivendo uma época de conflitos entre os povos, violência, falta de recursos naturais, mudanças climáticas e diversos acontecimentos que afetam os jovens. Qual incentivo você compartilharia com esse jovem que está enfrentando alguma questão?

Watanabe: No livro Pode Haver uma História mais Maravilhosa que a Sua?, na explanação do escrito Kalpa da Diminuição, nosso mestre orienta:

Todos os assuntos da vida cotidiana, sem exceção, são, em si, budismo. A luz radiante da sabedoria do budismo resplandece em meio à escuridão de nosso problemático e angustiado mundo, transmitindo esperança, coragem e segurança. O budismo não existe isolado da sociedade humana. Uma pessoa realmente sábia é aquela que assume a atitude de contribuir para a sociedade e a direciona para um rumo positivo por meio do poder da sabedoria e compaixão budistas. Ao mesmo tempo, uma sociedade imbuída da sabedoria do budismo prosperará e se desenvolverá.2

Refletindo, como adquirimos esse poder da sabedoria e da compai­xão budistas? Conquistamos esse poder ao praticarmos como o Buda ensina, ao fazermos o gongyo da manhã e da noite, ao recitarmos daimoku, ao compartilharmos o budismo com outras pessoas (shakubuku), ao estudarmos as orientações de Ikeda sensei por meio dos periódicos, mensagens e romances de sua autoria, como a Revolução Humana e Nova Revolução Humana, e ao lermos o Gosho.

Na atualidade, temos livros à disposição da Juventude Soka que enriquecem nosso conhecimento e nos ajudam a refletir e a realizar ações referentes às questões da vida diária. Além do mais, como o livro já citado, Pode Haver uma História mais Maravilhosa que a Sua?, temos as obras Que Venha o Que Vier, Juventude Sonhos e Esperanças, Diário da Juventude, Escolha a Vida e muitos outras.

O presidente Ikeda sempre refor­ça a importância de ser um jovem de coragem. Com o sentimento sincero e verdadeiro comigo e com as pessoas ao meu redor, reflito diariamente: “Se Ikeda sensei estivesse aqui, como ele faria?”. Creio que a coragem é a chave para tudo.

Edjan: Amigos da Juventude Soka, nós somos a Juventude Soka Esperança do Mundo! Em 2025, vamos manifestar nossa força. Qual é o seu grande sonho para este ano? Vamos triplicá-lo e jamais desistir de concretizá-lo. Vamos voar e conquistar grandiosos sonhos. Forte abraço!.

No topo: Encontro de partida da nova estrutura da Juventude Soka da BSGI realizada no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (São Paulo, SP, 21 set. 2024). Foto: Brasil Seikyo

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Levantando voo. Revolução Humana, v. 7. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024.
  2. Idem. Pode Haver uma História mais Maravilhosa que a Sua?. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 253, 2018.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO