“Atibaia Mil”

ROTANEWS176  14/01/2024 10:50                                                                                                                        NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DA JBS

De São Paulo, jovens da RM Atibaia zarpam em criativo movimento rumo ao grandioso objetivo de conectar mais e mais corações pela paz

 

Reprodução/Foto-RN176 Logomarca criada pelos jovens para as interações do “Atibaia Mil” – Foto: Colaboração local

Município paulista conhecido pelas tradicionais festas das flores e do morango e por um clima que o eleva à condição de “Suíça brasileira”, Atibaia agora mira o céu com orgulho. É de lá um movimento protagonizado pelos jovens da BSGI local que comprovam a força da união, a criatividade e um propósito em potência máxima. “Foguete não tem ré, por isso, uma vez determinado, é avançar e vencer”. Eis a explicação dessa força de propulsão que a Juventude Soka da RM Atibaia está empregando em suas ações de conectar novos amigos na grandiosa onda do humanismo Soka. O foguete, aliás, estampa a logomarca criada por eles no ano passado, quando receberam um estímulo para conceber o slogan “Atibaia Mil”. Isso porque, se cada um dos dez distritos que formam a RM conquistasse a marca de cem jovens integrados ao movimento pela paz, seria a vitória de todos.

Muito daimoku envolvido

Nos últimos quatro anos, a organização local vinha se dedicando à inauguração do sonhado centro cultural, envolvendo os membros na recitação de sincero daimoku para garantir a união plena. “Tínhamos então o ambiente, e por ocasião da inauguração do centro cultural, em setembro de 2023, em um diálogo com o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, ‘caiu a ficha’. Percebemos que há jovens em todo lugar, só faltava a gente focar o olhar com o coração”, comenta Tauana Borges, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da RM. Era hora de voar sem medo.

Reprodução/Foto-RN176 Palestras e atividades unindo criatividade e muito diálogo – Foto: Colaboração local

Determinação é tudo

Como o desafio ganha mais emoção e adrenalina se for grande, ao olhar para a estrutura dos distritos, eram poucos os que conseguiam ter bom comparecimento nas atividades tradicionais, como reuniões de palestra e de estudo. Na outra ponta, o tempo corria velozmente em direção à data proposta para o encerramento: 18 de novembro. “É incrível, mas tudo começa pela forte determinação, e a gente estava firme em criar esse ambiente”, fortalece André Eiji Otani Watanabe, responsável pela Divisão dos Estudantes (DE) da RM. Aos poucos, as ideias foram tomando forma e surgiram as palestras temáticas sobre depressão e algumas abordando resiliência etc. Também foram envolvidos jovens e estudantes em miniconcertos e em outras apresentações artísticas, trazendo de volta diversos integrantes de grupos horizontais, antes distantes, para as cenas do movimento.

União e novos amigos

O sentimento jovem permeou o ambiente das cinco divisões com seus integrantes agarrados à cauda do poderoso foguete “Atibaia Mil”. Alguns membros comerciantes decidiram não passar o dia sem pelo menos falar do budismo para uma pessoa. Assim foi também nos condomínios, em filas de ônibus. Pelas mídias internas do grupo, os resultados não deixavam dúvida de que “Tudo é possível quando existe união em torno de um propósito. Que maravilhoso esse mundo Soka!”, enfatiza Rodrigo Oliveira Orsi, responsável pela Divisão dos Universitários da RM.

Reprodução/Foto-RN176 Palestras e atividades unindo criatividade e muito diálogo – Foto: Colaboração local

O tempo a gente faz

O objetivo foi conquistado em 21 de outubro, em tempo recorde, quase um mês antes do dia 18 de novembro estabelecido. “A gente vibrou muito, parecia um sonho tão distante, mas bastou aquele empurrãozinho para que não limitássemos nosso potencial. Que alegria a conquista da vitória, ao chegarmos a nesse dia com 1.076 jovens!”, frisa Tauana, líder das jovens.

Em 2023, o sentimento ancorado no coração dos tripulantes do foguete “Atibaia Mil” vem sendo o de construir relações duradouras com cada um dos jovens que conseguiram inspirar. “Agora ainda mais ligados ao eterno mestre da vida, Daisaku Ikeda, numa jornada de empoderamento e de contribuição social, assim como ele sempre nos ensinou”, ressaltam as lideranças jovens da localidade. Então, cumprindo o propósito de sua inauguração, o centro cultural da localidade abre as portas para os que buscam esperança e felicidade, em programações desenhadas em conjunto na órbita da sincera gratidão ao Mestre.

Reprodução/Foto-RN176 Palestras e atividades unindo criatividade e muito diálogo – Foto: Colaboração local

E juntos, com a visão de expansão lançada pelas lideranças da RM, a proposta é cada distrito concretizar a conversão de três novas famílias ao budismo mensalmente até 2030 para que, em 2050, a localidade alcance 10 mil famílias felizes e vitoriosas. “Com os jovens na vanguarda e com a união de todos, a vitória é certa”, sela o líder da RM, Nelson Shoichi Yamamoto.

O foguete Soka da RM Atibaia não vai parar. A humanidade agradece.

No topo: Logomarca criada pelos jovens para as interações do “Atibaia Mil”

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO