ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/07/2021 07:35
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Um jovem, certa vez, se interessou pela filosofia do budismo e até queria praticá-la, mas estava inseguro. Para ele, engajar-se numa religião representava ter de se conformar com padrões de comportamentos exigidos ou esperados. Temia que a religião impusesse paradigmas e tirasse a sua individualidade.
Ikeda sensei esclareceu sobre o princípio budista da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”. Não há como uma cerejeira se tornar um damasqueiro e também não precisamos que todas as árvores sejam pessegueiros. E afirmou:
Há, porém, uma diferença entre “ser quem você é” e “permanecer como está”. Se você se contenta em permanecer como está, nunca vai se desenvolver. Refletindo profundamente sobre quem você realmente é e qual o seu propósito na vida, somando esforços e mais esforços e desafiando a si mesmo sem esmorecer, fará desabrochar a flor da sua missão na vida.1
Por meio da prática da fé, cada pessoa é capaz de florescer com suas próprias características, sem precisar fingir ser quem ela não é. Ikeda sensei explica então como a prática do budismo pode contribuir para o seu desenvolvimento, sem perder a individualidade.
Vamos tomar um rio como exemplo. Em certos trechos, sua largura se mantém sem muita alteração. Da mesma forma, a identidade de uma pessoa não muda muito. Mas a qualidade da água do rio pode variar. Pode ser profunda ou rasa, poluída ou limpa, ter peixe em abundância ou não. O conteúdo, em outras palavras, é diferente. O mesmo acontece com as pessoas. A personalidade não determina nossa felicidade ou infelicidade. O importante é a forma como vivemos. O propósito do budismo e da educação, assim como de todos os esforços que empreendemos para o autodesenvolvimento, é aprimorar essa essência. Isso é viver.2
Concluindo o mês da Divisão dos Jovens, leia nesta edição do Brasil Seikyo matéria especial sobre a atuação dos jovens da Soka Gakkai em meio à realidade e a notícia da live que encerrou as vitoriosas comemorações. Conforme o Mestre solicitou em sua recente mensagem, vamos empreender diálogos corajosos e estreitar os laços de amizade e de confiança que transcendam as diferenças.
Boa leitura!
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.292, 19 set. 2015, p. B1.
- IKEDA, Daisaku. Juventude, Sonhos e Esperanças, v. 1, p. 131.