ROTANEWS176 22/02/2025 10:55 NOTÍCIA DA BASE DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Unidos pelo daimoku, componentes do Distrito Ponte Grande desbravam a expansão do budismo da esperança.
Reprodução/Foto-RN176 Membros do Distrito Ponte Grande — Fotos: Colaboração local
O Distrito Ponte Grande, localizado no município de Guarulhos, SP, vem realizando um grandioso movimento de fortificação da base e de expansão do shakubuku desde a sua fundação. Em sua recente história, o lema de “Não desistir até o final” pulsa no coração dos membros da localidade, que têm se desafiado e vencido as próprias adversidades, comprovando que a determinação de avançar rompe barreiras.
Superação e expansão
O ano era 2020 e o desejo do Distrito Itapegica era de expandir a rede do humanismo Soka na região, concretizando cinquenta shakubuku. Graças ao sincero envolvimento dos integrantes de todas as divisões na luta, movidos pelo ideal de proporcionar felicidade às pessoas e com a certeza da vitória, o resultado veio em dobro: a grandiosa marca de cem novos membros. Desafio ultrapassado e, com ele, a oportunidade de fundar uma nova localidade. Assim, o Distrito Ponte Grande nasceu como comprovação do sincero propósito e convicção de expandir a criação de “valores humanos”, concretizando o objetivo com radiante alegria e renovando a decisão dos membros.
Reprodução/Foto-RN176 Concessão de Gohonzon
Em primeiro lugar, daimoku
Depois de sua fundação e o enfrentamento das batalhas desafiadoras da pandemia, as lideranças se levantaram unidas em um movimento para revolucionar o cenário do distrito. O primeiro passo foi lançar um objetivo de recitação de daimoku. Daí surgiu o encontro “Daimoku do Avanço”, realizado todas as terças-feiras presencialmente, com um único direcionamento: o retorno dos membros às atividades presenciais. Essa se tornou a principal atividade para o desenvolvimento local e resultou em mais uma vitória. Agora, todos juntos desfrutam do encontro para realizar estudos em forma de diálogos descontraídos, com orientações sobre o Kofu e a leitura dos periódicos.
Reprodução/Foto-RN176 Concessão de Gohonzon
Na reunião de palestra, realizada pelas Comunidades Jardim Munhoz e Vila Endres, o objetivo é acolher cada participante, incentivando-os em suas dificuldades com conversas leves e dinâmicas que se completam com o movimento de visitas e acompanhamento semanal por mensagens, estreitando os laços de confiança e de amizade entre todos. É o que confirma Thaís Santos, responsável pela Divisão Feminina (DF) da Comunidade Jardim Munhoz: “Seguimos na luta diária para o desenvolvimento da comunidade, recitando sempre o daimoku em primeiro lugar. Nosso objetivo é que a localidade seja referência para novos membros e simpatizantes, criando um espaço de incentivos mútuos e sendo a comunidade mais próxima do coração do Mestre”.
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria
Incentivo e expansão jovem
A Juventude Soka não poderia ficar de fora desse movimento transformador e abraçou o encontro de “Daimoku do Avanço”, a causa para alcançar a vitória dos cem jovens por distrito e para a concessão de Gohonzon a Alison, novo integrante jovem. A participação na Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, realizada em maio do ano passado, em São Paulo, também foi coroada de conquistas. Os jovens do distrito retornaram radiantes de felicidade e com a decisão renovada.
Motivados pela luta neste ano significativo, o foco dos líderes é incentivar os membros de coração a coração e expandir a participação de convidados, como diz Luiz Fernando Massaro, responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da Comunidade Vila Endres: “Nossa luta é desenvolver jovens valores humanos que não sejam derrotados por suas adversidades pessoais, sendo ativos ao criar soluções na sociedade e compartilhar o humanismo Soka com outras pessoas”.
Reprodução/Foto-RN176 Olimpíada da Amizade Soka, na RM
Com esse sentimento e objetivo, um novo quadro de líderes da Juventude Soka foi estruturado e estes atuam para envolver os amigos em atividades da Liga Monarca, como as Olimpíadas da Amizade Soka, ocorrida em conjunto com a RM, em um bairro onde fica o distrito. A atividade contou com a presença de membros e convidados em gincanas, campeonato de futebol e vôlei, envolvendo as famílias. Os participantes saíram do encontro incentivados e motivados, participando mais ativamente das demais reuniões.
Nova fase, nova vitória
Desde o princípio, o Distrito Ponte Grande é a prova de que manter a decisão de avançar baseada no daimoku é chave para enfrentar os obstáculos diários e de que a união das divisões com entusiasmo e alegria ao prezar cada pessoa resulta na expansão do humanismo, propósito da Liga Monarca.
Como resultado dessas iniciativas, a localidade foi vitoriosa nos três critérios da primeira etapa da Liga Monarca e já renovou a decisão de conquistar êxito na próxima, ultrapassando as adversidades que surgirem unidos com a determinação de avançar.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO