Avançar com alegria

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  17/04/2021 07:19

REDAÇÃO/ESPECIAL

Divisão dos Estudantes da BSGI comemora trinta anos de fundação com força renovada

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Há trinta anos, no dia 20 de abril de 1991, foi fundado o Grupo Herdeiro da BSGI, abarcando estudantes primários, ginasiais e colegiais. O objetivo era criar “valores humanos” que garantissem o futuro da sociedade brasileira, destacando-se também, dentro dos direcionamentos, a importância dos membros do grupo acalentarem a concretização de grandes sonhos. O tempo passou e o Grupo Herdeiro evoluiu para Divisão dos Estudantes (DE), oficializada como a quinta divisão da BSGI, em dezembro de 1999. E cristalizou a missão dos líderes e membros das demais divisões de colaborar para o aprimoramento dessa parcela jovem cheia de energia e criatividade — cuidar de perto e dialogar para possibilitar que integrantes da DE recebam o aprimoramento adequado a cada faixa etária.

A atitude de incentivar de perto os componentes da DE marcou fortemente a atuação do nosso mestre, Dr. Daisaku Ikeda, presiden­te da Soka Gakkai Internacional (SGI). Espelhando-se na luta de Ikeda sensei, uma das formas de direcionar esforços no desenvolvimento dos membros da DE é reforçar o significado do lema eterno da divisão e sobre a relevância de pô-lo em prática: “Em primeiro lugar, vamos dedicar aos estudos, cuidar da saúde e zelar pelos pais”.

Criar um futuro feliz

O lema eterno da DE foi apresentado em 1991, por ocasião da fundação do Grupo Herdeiro, considerado o espírito fundamental dos estudantes do Brasil. Cada um dos pontos que o compõem trata de uma área na qual cada estudante é motivado a vencer — fazem parte do seu aprimoramento. O primeiro, “dedicar aos estudos”, refere-se a garantir a construção dos sonhos de qualquer pessoa, tendo como base o aprendizado e a educação. O segundo, “cuidar da saúde”, aponta para a necessidade dos cuidados com o “tesouro do corpo”.1 “Zelar pelos pais”, o terceiro, representa o cuidado do estudante com seus pais ou responsáveis diretos, aprendendo, inclusive, sobre gratidão. Apesar de esse lema eterno ser direcionado para os integrantes da DE, todos aqueles que fazem parte das demais divisões se beneficiam do aprendizado sobre ele. Ao porem cada item em prática, tornam-se referência para os mais jovens e possibilitam o desenvolvimento de relações positivas para o bem da sociedade como um todo.

Juventude é sinônimo de ilimitada potencialidade. É a fonte inesgotável de ardente paixão que faz crescer infinitamente as asas da esperança e o forte espírito de ascensão. Sua força é um tesouro imensurável da humanidade.”2

Esse é o texto de abertura do capítulo “Jovens Herdeiros”, do volume 9, da obra Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, no qual ele narra a fundação da Divisão dos Estudantes no Japão, ocorrida no dia 1º de junho de 1964. Esse capítulo do romance tornou-se uma referência também sobre como colaborar para o desenvolvimento da DE com base nas orientações do Mestre. Reconhecer essa “ilimitada potencialidade”, além de motivar os estudantes a ter esperança e um coração puro, é um passo fundamental para o seu aprimoramento. Como declara Camila Akama, coordenadora da Divisão dos Estudantes da BSGI: “Precisamos ajudar os membros da DE a despertar para a importância de manifestar a esperança e a pureza que existem dentro do seu coração e contagiar as demais pessoas com essa energia!”.

Futuro brilhante

Já se passou pouco mais de um ano desde o início da pandemia ocasionada pelo surgimento do coronavírus. Mas, apesar do atual cenário crítico em que se encontra o mundo, sabemos que é crucial não nos permitir “baixar” nossa condição de vida. São muitas as questões que ocorrem diariamente, porém, entre tantas urgências, não podemos descuidar dos membros da DE e devemos considerar quanto é necessário cuidar para que eles também consigam atravessar este momento com força e convicção. Não se pode negar quão necessário é manter a prática da fé de forma diligente e dar o exemplo. Sobre a época atual, Camila destaca: “Muita gente está desacreditada com a situação presente e desanimada com o futuro, mas carregando o nome do Mestre na sua denominação de Sucessor Ikeda, os membros da DE possuem a missão primordial de transformar o mundo. Sabemos que, no momento, muitos estudantes também estão passando por dificuldades, mas, por outro lado, eles se desafiam diariamente na recitação do daimoku junto com seus familiares, um grande exemplo para nós”.

Ikeda sensei afirma que “A vida é determinada de acordo com o sonho acalentado na juventude”.3 Considerando as relações cármicas que temos com o ambiente e com as pessoas, essa frase se transforma num precioso direcionamento do Mestre para colaborar para o desenvolvimento dos integrantes da DE e, consecutivamente, para o futuro do mundo. O “sonho” a que se refere essa orientação não significa passar a juventude a divagar, mas mostrar para cada membro da DE que ele possui a capacidade para chegar aonde quiser e deve, sim, sonhar alto. Paralelamente, ele também deve ser orientado sobre quanto é vital agir para concretizar esses sonhos. A base dessa movimentação de criação de pessoas valorosas é a prática da fé, e os integrantes da DE, nesses trinta anos, vêm mostrando que o avanço alegre e ininterrupto só se tornou real porque eles estão cada vez mais cientes disso. Além de tudo, fazem viver as palavras de carinho de Ikeda sensei:

Espero que vocês cresçam como pessoas fortes, que jamais se deixam derrotar diante de quaisquer adversidades, e que se desenvolvam como uma grande árvore de raízes firmemente estendidas no solo. Para isso, peço-lhes que se empenhem com toda dedicação nos estudos, que valorizem seus amigos e que cultivem um corpo bastante saudável. Quero que vocês façam crescer assiduamente as raízes do seu desenvolvimento e desejo ainda que façam desabrochar as flores da missão de acordo com suas individualidades. (…) Estarei sempre ao lado de cada um de vocês. Estarei também torcendo por vocês com todas as minhas forças.4

Sol que ilumina a humanidade

Três orientações do presidente Ikeda para incentivar no desenvolvimento dos membros da DE:

  1. “O empenho dos líderes dessas duas divisões [Divisão Masculina de Jovens e Divisão Feminina de Jovens] nos distritos e nas comunidades era visto pelas Divisões Sênior e Feminina como a grande esperança da Gakkai. O dinamismo deles atraía também a atenção dos adolescentes. Muitos deles ingressavam no Ongakutai ou na Kotekitai sonhando um dia atuar como líderes da Divisão dos Jovens”.5
  2. “O processo como vamos desenvolver as novas gerações é um tema de suma importância quando pensamos seriamente no futuro da Gakkai e da sociedade japonesa”.6
  3. “Embora o governo tenha se empenhado na educação para a formação de profissionais capacitados, está ainda longe de ser uma educação que ensina os jovens a criar os bons valores dentro de si e prepará-los para a vida, conscientizando-os da missão como ser humano. Se não ensinar como discernir o bem e o mal, não saberão como lutar e combater o mal”.7

DE de ação

A trajetória da Divisão dos Estudantes é marcada por momentos de muita emoção e do espírito de unicidade de mestre e discípulo.

1976 No dia 1º de fevereiro, era fundado o Grupo 2001, precursor da Divisão dos Estudantes.

1984 O Grupo 2001 se apresenta para o Mestre no festival de 1984, entoando a canção Superfantástico, do grupo infantil A Turma do Balão Mágico, composta por Ignacio Ballesteros e Difelisatti (adaptada para o português por Edgard Poças)

1990 É formado o Grupo Superfantástico, composto pelos jovens, outrora crianças no Grupo 2001, renovando a decisão de comprovar na vida os princípios budistas e a relação de mestre e discípulo.

1991 Fundação do Grupo Herdeiro, composto pelos níveis primários, ginasiais e colegiais, em 20 de abril. A marca desse grupo era a forte decisão de se desenvolver como “valor humano” e atuar dignamente tanto na organização como na sociedade. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o lema eterno da divisão: “Em primeiro lugar, vamos nos dedicar aos estudos, cuidar da saúde e zelar pelos pais”.

1999 No dia 12 de dezembro, visualizando uma nova era da BSGI, é estabelecida oficialmente a Divisão dos Estudantes como quinta divisão da organização.

2001 No dia 1º de janeiro, mudam as nomenclaturas dos níveis da DE, para melhor promover a luta na divisão, passando a se chamar Futuro, Esperança e Herdeiro.

Notas:

  1. “Tesouro do corpo”: Refere-se aos aspectos da saúde e as habilidades individuais de cada pessoa. Faz parte do princípio básico “três tipos de tesouro”, descrito pelo buda Nichiren Daishonin no escrito Os Três Tipos de Tesouro (Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 109). Os outros dois tesouros são: “tesouro do cofre”, que corresponde aos bens materiais; e “tesouro do coração”, o mais importante a ser cultivado, está relacionado ao brilho e à riqueza internos, que podem ser aprimorados com a prática budista. Representa também a boa sorte acumulada por meio da dedicação ao kosen-rufu e abarca presente, passado e futuro.
  2. IKEDA, Daisaku. Jovens Herdeiros. Nova Revolução Humana, v. 9. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 69.
  3. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.309, 30 jan. 2016.
  4. Brasil Seikyo, ed. 1.269, 16 abr. 1994.
  5. IKEDA, Daisaku. Jovens Herdeiros. Nova Revolução Humana, v. 9. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 71.
  6. Ibidem.
  7. IKEDA, Daisaku. Jovens Herdeiros. Nova Revolução Humana, v. 9. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 72.